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Renault Kwid elétrico é o carro a bateria com preço mais baixo do Brasil
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Renault Kwid elétrico é o carro a bateria com preço mais baixo do Brasil

Renault Kwid E-Tech é bem equipado, já está em pré-venda no Brasil, tem motor 100% elétrico de 65 cv, autonomia de quase 300 km e preço sugerido de R$ 142.990

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

14 de abr, 2022 · 9 minutos de leitura.

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Renault
O Kwid E-Tech é recarregado por um conector localizado atrás da grade frontal
Crédito:Renault/Divulgação

Há tempos a Renault vem apostando em veículos comerciais elétricos. Agora, a marca aposta também no segmento de automóveis compactos a eletricidade. Assim, lançou no País nesta quinta-feira (14), o Kwid elétrico. O compacto de sobrenome E-Tech chega para ser o carro a eletricidade mais barato do Brasil. Com preço sugerido de R$ 142.990, o Kwid E-Tech tira título do JAC E-JS1, tabelado a R$ 164.900. A novidade já está à venda. Porém, as entregas começam entre julho e agosto.

Durante a apresentação do modelo, a Renault informou que as vendas de veículos elétricos vão crescer muito no Brasil. Segundo a marca, ficarão entre 80 mil e 200 mil unidades anuais em 2030. Atualmente, os emplacamentos desses modelos giram em torno das 3 mil unidades por ano. Portanto, com o Kwid E-Tech a marca francesa quer participar desse avanço. Além disso, promete mais novidades.

Nesse sentido, a Renault usa o discurso de ajudar o consumidor a romper as barreiras de acesso ao carro elétrico. Assim, foca três tipos de perfil de público no Brasil. Segundo e empresa, o Kwid E-Tech mira os ávidos por novidades, bem com quem tem várias opções na garagem e, por fim, o mundo corporativo.

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Renault
Renault/Divulgação

Renault elétrico tem motor de 65 cv

Seja como for, o Brasil ainda precisa ampliar a infraestrutura de recarga de carros elétricos. Sobretudo fora dos grandes centros urbanos. Dessa forma, é complicado comparar veículos a eletricidade com opções a combustão. Mesmo assim, a Renault quer vender a ideia de que o Kwid E-Tech é mais vantajoso que um Chevrolet Onix, por exemplo.

De acordo com a marca, o custo por quilômetro rodado de ambos é de R$ 1,30. Ou seja, considerando fatores como reabastecimento, seguro e manutenção. Segundo a marca, o cálculo foi feito com base em um veículo que roda 60 km por dia ao longo de três anos. Em suma, o Kwid E-Tech tem o melhor índice de eficiência energética do Brasil. Segundo dados do Inmetro, são 0,44 MJ/km.


O Kwid E-Tech é feito na China, juntamente com seu irmão gêmeo, City K-ZE. Assim, a Renault não tem planos de montá-lo no Brasil. O motor 100% elétrico gera o equivalente a 65 cv. Portanto, a potência é bem próxima à das versões a combustão vendidas no País. Ou seja, até 71 cv com etanol. Porém, como as respostas dos carros elétricos aos comandos do acelerador são imediatas, a novidade deve empolgar mais em relação ao desempenho que as opções flexíveis.

Autonomia beira os 300 km

Seja como for, a marca não revelou dados com a velocidade máxima do Kwid E-Tech. Contudo, dá para ter ideia com base na do City K-ZE, que vai até 104 km/h. Talvez por isso o time de marketing da marca tenha preferido omitir o dado. Vale lembrar que se trata de um carro com vocação urbana. E que, em São Paulo, por exemplo, a velocidade nas vias expressas mais rápidas é limitada a 90 km/h.

Renault/Divulgação

Segundo a Renault, as baterias têm capacidade de 26,8 kWh. Assim, garantem até 298 km de autonomia, ou 292 km considerando o ciclo europeu WLTP. Em uso combinado, são até 265 km. De acordo com a marca, em pontos de recarga rápida dá para repor 190 km de autonomia em 40 minutos.

Além disso, a recarga pode ser feita em tomadas comuns. Bem como em Wallbox de corrente alternada (AC) de 7 kW e em carregadores de corrente contínua (DC). O Kwid E-Tech tem sistema de regeneração das forças de frenagens. Combinado com o modo Eco de condução, garantem mais quilômetros rodados entre as recargas.

Porém, é preciso lembrar que, no modo econômico, a potência fica limitada a 33 kW. Ou seja, menos de 70% da total, que é de48 kW. Com isso, a velocidade máxima é de 100 km/h e a frenagem regenerativa torna-se mais atuante. Ou seja, ao tirar o pé do acelerador, a sensação é de que o freio foi acionado.


Visual e conteúdo

No visual, a versão elétrica se diferencia da com motor a combustão por detalhes. Isso inclui a dianteira, em que não há grade para refrigerar o motor. Além disso, há capô e logotipos exclusivos. O carrinho tem luzes de LEDs e rodas de liga-leve com acabamento diamantado. Atrás, a parte inferior do para-choque, com defletores integrados, é pintada de prata.

De série, o Kwid E-Tech traz boa lista de equipamentos. Entre os destaques há seis air bags, controle eletrônico de estabilidade, assistente de partida em rampa e câmera na traseira. Bem como sensores de obstáculos, sistema multimídia e direção com assistência elétrica.

Renault/Divulgação

Além disso, há até alerta de pressão baixa dos pneus e AVAS (Acoustic Vehicle Alert System). Ou seja, trata-se de um dispositivo sonoro que funciona com o carro rodando a até 30 km/h. O objetivo é alerttar os pedestres sobre a presença do carro. Afinal, modelos elétricos são muito silenciosos.

Kwid E-Tech será oferecido em plano de assinatura

No mais, o Kwid E-Tech traz ar-condicionado e travamento central das portas por meio botão. Por fim, há limitador de velocidade e vidros e retrovisores com comando elétrico. Segundo a Renault, o carro tem garantia de três anos. No Brasil, as cores disponíveis para a carroceria são verde, branca e prata.

O Kwid E-Tech também será oferecido por meio do Renault on Demand. Ou seja, o serviço de assinatura de veículos da marca. Na mensalidade estão incluídas as revisões preventivas, gestão de documentos e taxas relacionadas ao veículo, como IPVA e licenciamento, além de seguro. Porém, a fabricante ainda não revelou os valores dessa modalidade.


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