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Sedã elétrico de marca chinesa roda 1.044 km sem recarregar
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Sedã elétrico de marca chinesa roda 1.044 km sem recarregar

Elétrico Nio ET7 roda mais de 1000 km sem recarregar, durante 14 h, graças a bateria de 150 kWh; conjunto será produzido já no próximo ano

Rodrigo Tavares, especial para o Jornal do Carro

20 de dez, 2023 · 4 minutos de leitura.

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Nio ET7 andou mais de 1000 km sem recarregar
Crédito:Nio/Divulgação

Quando o assunto é carro elétrico, antes mesmo de se discutir potência ou mesmo tempo de recarga, o que pesa mesmo é a autonomia. Na China, a startup Nio trabalha com novas tecnologias na fabricação de baterias, o que pode torná-las mais otimizadas e eficientes em grandes distâncias, por exemplo.

Para provar tal ponto, recentemente, o CEO e cofundador da marca William Li, junto de um copiloto, fez uma longa viagem para testar uma bateria de estado semissólido (SSB), feita pela empresa WeLion, também chinesa. A bateria de 150 kWh, que equipava o sedã elétrico Nio ET7, atingiu 1.044 km de autonomia, sem recargas, e com 3% de carga sobrando ao final da viagem.



Visualização aproximada da distância percorrida pelo sedã ET7 (Google Maps/CarNewsChina/Reprodução)

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Segundo informações do site CarNewsChina, o ET7 rodou 14 horas, e em 92% do tempo, o modelo estava em modo de condução autônomo da Nio, chamado Navigate-on-Pilot+ (NOP+). Assim, o sedã não passaria de 90 km/h, e com o tempo total de 12,4 horas (excluindo paradas), manteve a velocidade média de 84,9 km/h. Seu consumo elétrico foi de 13,2 kWh/100 km, com temperatura de −2 °C e 12 °C. 

A bateria de estado semissólido de 150 kWh desenvolvida pela WeLion apareceu pela primeira vez há 3 anos. Isso foi durante o Nio Day de 2020 (que aconteceu em janeiro de 2021). A data também marca o lançamento do sedã ET7, por exemplo. O exemplar foi construído com configuração cell-to-pack (bateria de célula única), com densidade energética de 360 Wg/kg, enquanto o pacote inteiro rende 260 Wg/kg.

Sistema de refrigeração da Nio é seis vezes mais eficiente que sistema elétrico comum

Nio/divulgação

A montadora promete um sistema de refrigeração de baterias até seis vezes mais potente que um sistema comum, no entanto. Todo o pacote disponível atualmente (150 kWh) mede 2,06 metros de comprimento, 1,53 m de largura e 186 mm de altura. Além disso, pesa 575 kg. O conjunto da WeLion pesa 20 kg a mais que a atual oferta de 100 kWh da Nio, por exemplo. 

Por fim, segundo a montadora chinesa, a nova bateria pode conta com a produção em série a partir de abril de 2024. Mas, não será barata: seu preço será próximo dos US$ 40 mil, algo próximo dos R$ 195 mil, em conversão direta, por exemplo.

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