Você está lendo...
Sucesso da BYD faz VW baixar consideravelmente preço do elétrico ID.3
Notícias

Sucesso da BYD faz VW baixar consideravelmente preço do elétrico ID.3

Volkswagen baixa preço do elétrico ID.3 em 16% no mercado chinês, após estreia do BYD Dolphin; hatch da VW ainda não estreou no Brasil

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

21 de ago, 2023 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

vw id.3
Volkswagen ID.3 fica 16% mais barato na China por conta do BYD Dolphin
Crédito:Divulgação

O BYD Dolphin mexeu bastante com o mercado de elétricos. Desta vez, a Volkswagen anunciou uma queda significativa no preço do ID.3 no mercado chinês. O motivo é o amplo sucesso do hatch da BYD por lá. Ao todo, o ID.3 teve uma queda de 142.900 yuan para 119.990 yuans. Ou seja, de R$ 96 mil para R$ 80 mil na conversão direta e sem impostos. Dessa forma, representa um desconto de 16% na tabela do hatch da marca alemã.

A estratégia parece ter funcionado. Afinal, com a redução, o VW ID.3 bateu um recorde de vendas em julho deste ano na China. De acordo com o levantamento do portal Car News China, o modelo vendeu 7.378 unidades. Ou seja, mais que o triplo de junho, quando emplacou 1.819 exemplares. Além disso, segundo o site, é a primeira vez que o hatch da VW vende mais de 5 mil unidades em um único mês.



Publicidade


Seja como for, o ID.3 permanece atrás do rival da BYD. Isso porque, no mesmo período, o Dolphin emplacou cerca de 21.800 unidades. Na China, o hatch tem preço de 116.800 yuans. Ou seja, o equivalente a R$ 78.900. Um preço relativamente menor que o rival da Volkswagem.

Volkswagen ID.3 ainda não estreou no Brasil  

Na China, o Volkswagen ID.3 é equipado com um motor elétrico traseiro que gera 170 cv e 31,6 mkgf de torque máximo. A bateria é de 57,3 kWh. Dessa forma, o hatch entrega uma autonomia de 450 km de acordo com o ciclo chinês. Cabe lembrar que o hatch recebeu uma reestilização na Europa no começo deste ano. Por lá, o modelo também oferta um propulsor 100% elétrico, mas com 204 cv. Além disso, são duas opções de bateria, de 58 kWh e 77 kWh, sendo que só essa primeira opção foi testada aqui no Brasil, com autonomia de até 456 km.

VW ID.3
Volkswagen/Divulgação

Por falar em Brasil, o hatch ID.3 passa por testes em terras nacionais. Entretanto, até o momento, a marca alemã não cravou nenhuma data de lançamento. Seja como for, seu rival BYD Dolphin estreou no começo de junho no País com preço de R$ 149.800.  

Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Chevrolet Bolt EUV: como é o SUV elétrico rival de Nissan Leaf e Peugeot e-2008

Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.