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Suzuki revela Jimny de 4 portas e inédito SUV Fronx
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Suzuki revela Jimny de 4 portas e inédito SUV Fronx

Revelados na Índia, novos modelos da Suzuki devem ser vendidos também no Brasil, sendo que o que Fronx poderá vir em versão com sistema híbrido leve

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

16 de jan, 2023 · 5 minutos de leitura.

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Suzuki
Novo Suzuki Jimny é equipado com motor 1.5 de 108 cv
Crédito:Divulgação/Suzuki

A Suzuki acaba de apresentar a quarta geração do Jimny. Aguardo por fãs de carros off-road, a principal novidade do jipe é que, pela primeira vez, há uma versão com quatro portas. Assim, o carro, que é feito também na Índia, onde foi revelado e será vendido a partir de maio, ficou maior. Entretanto, a marca japonesa já confirmou a venda em outros mercados como, por exemplo, África e América Latina.

Em relação a tamanho, o novo Jimny tem 3,98 metros de comprimento, 1,64 m de largura e 1,72 m de altura. Contudo, a maior mudança foi feita na distância entre os eixos, que ganhou 3,4 cm e agora é de 2,59 m. Dessa forma, tem capacidade para levar quatro adultos. O porta-malas também ficou maior. De acordo com a Suzuki, são 207 litros de capacidade e chega a 332 l com os bancos traseiros rebatidos.

Divulgação/Suzuki

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Conforme a HPE Automotores, responsável pela Suzuki no Brasil, a vinda do novo Jimny ao País já está sendo negociada. No entanto, isso pode levar algum tempo. Atualmente, a marca vende apenas o Jimny Sierra de duas portas no mercado brasileiro. Os preços sugeridos vão de R$ 158.990 a R$ 181.990.



Novidades do Suzki Jimny

No visual, o Jimny mantém o desenho quadradão. De acordo com a Suzuki, na Índia haverá duas versões: Alpha e Zeta. Para a de topo de linha, há itens como rodas de liga leve de 15 polegadas, controlador de velocidade automático e faróis de LED’s. Além disso, todas as opções vêm de fábrica com seis air bags.

Suzuki
Divulgação/Suzuki

Por dentro, o acabamento prima pela simplicidade, sem ser pobre. No console, há central multimídia com tela de 9″. Conforme a marca, o sistema tem conectividade sem fio com Android Auto e Apple CarPlay. Além disso, há ar-condicionado automático, câmera na traseira, volante revestido de couro e sistema de som da Arkamys com quatro alto-falantes.

Motor 1.5

Na mecânica, não há mudanças. Dessa forma, o Jimny de quatro portas vem com motor 1.5 aspirado a gasolina que gera 108 cv de potência e 14,1 mkgf de torque. O câmbio, por sua vez, pode ser manual de cinco marchas ou automático de quatro. De acordo com a marca, o sistema AllGrip AWD, de tração nas quatro rodas, garante agilidade sobre piso ruim.

Divulgação/Suzuki

SUV Fronx é inédito

A Suzuki também apresentou na Índia o crossover Fronx. O modelo inédito é feito sobre a mesma plataforma do hatch Baleno. Segundo a marca, são 3,99 m de comprimento, 1,76 m de largura e 2,52 m de distância entre os eixos.

Suzuki
Divulgação/Suzuki

De acordo com a marca, o SUV terá duas opções de motor. Ou seja, 1.2 aspirado e 1.0 turbo, combinado com sistema híbrido leve. Com isso, a potência é de 100 cv e o torque, de 15 mkgf. Assim como o novo Jimny, o Fronx deve ser vendido também no Brasil.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.