Você está lendo...
Suzuki revela o novo Grand Vitara e SUV pode voltar eletrificado ao Brasil
Mercado

Suzuki revela o novo Grand Vitara e SUV pode voltar eletrificado ao Brasil

Com duas opções de conjunto híbrido leve, novo Suzuki Grand Vitara estreia na Índia para bater de frente com nova geração do Hyundai Creta

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

21 de jul, 2022 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

Suzuki Grand Vitara
Novo SUV Grand Vitara pode fazer parte do plano de renovação do portfólio da Suzuki no Brasil
Crédito:Divulgação/Vitara

A Suzuki revelou na Índia a nova geração do Grand Vitara, que volta em versão moderna e eletrificada. Desta vez, o SUV compacto nasce sobre plataforma feita em conjunto com a Toyota, que já apresentou o seu modelo chamado de Urban Cruiser Hyryder. No mercado indiano, a dupla mira o Hyundai Creta, que é o SUV mais vendido no país asiático.

Embora seja o sucessor do Vitara em alguns mercados, o novo SUV vai ocupar o espaço do S-Cross na Índia – já que o modelo não foi renovado por lá. A produção deve começar em breve na fábrica da Toyota em Bidadi. Mas a montadora não revelou os preços.

Suzuki Grand Vitara
Divulgação/Suzuki

Publicidade


Para o Brasil, o modelo da Toyota ainda é uma incógnita, mas o novo Grand Vitara surge como uma excelente alternativa para a renovação da gama da Suzuki por aqui. Vale lembrar que, no mercado brasileiro, a marca tirou recentemente de linha o Vitara e o S-Cross, e já avisou que pretende trazer novos SUVs híbridos nos próximos meses.

Duas opções híbridas

Tal como contamos no Jornal do Carro, o Grand Vitara chega com duas opções de mecânica. A primeira possui um conjunto híbrido leve, chamado de “Progressive Smart Hybrid”. Este une um motor 1.5 a gasolina a um elétrico de 12 volts. A bateria é pequena e tem 6 amperes. Dessa forma, gera 101 cv de potência e 13,5 mkgf de torque. O câmbio pode ser manual de cinco marchas ou automático de seis velocidades, e a tração, dianteira ou integral. Além disso, há borboletas atrás do volante para trocas manuais, bem como sistema de frenagem que recupera energia para as baterias.

Divulgação/Suzuki

Logo em seguida vem a opção híbrida completa, com o nome “Intelligent Electric Drive”. Neste caso, há um motor 1.5 a gasolina de 92 cv ligado a um propulsor elétrico mais forte, de 48V. Com isso, gera potência de 114 cv e 14,1 mkgf de torque. A tração é dianteira e a transmissão, do tipo CVT. Com uma bateria maior, o novo SUV oferece 25 km de autonomia no modo 100% elétrico. No mais, há quatro modos de condução: EV, Eco, Power e Normal.

Nova identidade visual

Embora tenha as mesmas medidas do Toyota Hyryder, o Suzuki Grand Vitara se diferencia no visual, sobretudo na dianteira. Ele tem estilo mais esportivo, com vincos no capô. Os faróis são repartidos em dois níveis e as luzes diurnas são mais finas. Por sua vez, a grade é bem grande e tem acabamento Dark Chrome com elementos tridimensionais.

Divulgação/Suzuki

Já as laterais são similares às do irmão da Toyota. No entanto, ao contrário do que se esperava, a traseira traz elementos próprios. Como é o caso, por exemplo, das lanternas interligadas – uma tendência dos SUVs mais novos. Já as luzes de seta e de ré ficam enfileiradas em posição vertical. Em relação às dimensões, o SUV promete bom espaço, com 4,34 m de comprimento por 1,79 m de largura e 1,65 m de altura, e 2,60 m de entre-eixos.

Por dentro

Na cabine, há diversas semelhanças com o Toyota Hyryder. É o caso, por exemplo, do teto solar panorâmico e dos bancos e painel revestidos com couro, além de superfícies macias ao toque. Há opções de cores no acabamento, como bordô e preto. A multimídia sensível ao toque é do tipo flutuante e tem 9 polegadas. De acordo com a Suzuki, ela conta com o sistema mais recente da marca, com mais de 40 funções, além do comando de voz. O painel de instrumentos é 100% digital e tem 7”. As versões mais caras contam com Head-Up display.

Suzuki
Divulgação/Suzuki

O Grand Vitara promete ser mais tecnológico que o Hyryder, com itens como carregamento sem fio para smartphones e câmera 360°. Além disso, o SUV conta com recursos semiautônomos de condução (ADAS). Entretanto, o SUV da Toyota terá versões híbridas completas em vez de sistemas leves de 48V. Fica a expectativa para o uso compartilhado.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião