Você está lendo...
Tesla vai comprar startup alemã de carregamento de carro sem fio
Mercado

Tesla vai comprar startup alemã de carregamento de carro sem fio

A Tesla está em negociação para comprar startup na Alemanha que possui tecnologia de carregamento sem fio para veículos elétricos

Ana Carolina Bilatto, especial para o Jornal do Carro

26 de jun, 2023 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Tesla
Marca ainda promete 10.000 quilômetros de recarga gratuita
Crédito:Tesla/Divulgação

A Tesla negocia a compra da Wiferion, uma startup alemã de Freiburg que é especialista em carregadores sem fio para veículos elétricos. Com o negócio, a montadora do bilionário Elon Musk pretende desenvolver sua própria solução para o segmento de carregadores residenciais no futuro. Assim, os clientes poderão fazer o carregamento da bateria de seus automóveis sem a necessidade de um plugue.

Fundada em 2016, a Wiferion produz dispositivos de carregamento sem fio para veículos elétricos. Bem como robôs. E comercializa seus produtos no mercado desde 2018. Já a montadora de Elon Musk está atrás de uma solução para aposentar o carregamento por cabo em seus carros elétricos. Dessa forma, caso as empresas fechem negócio, em breve a marca poderá oferecer aos clientes uma solução para estacionar sobre um carregador sem fio. A aquisição poderá fornecer a tecnologia pronta para a Tesla, e acelerar sua produção industrial.

tesla
Tesla/Divulgação

Publicidade


Tesla e Wiferion seguem em negociação

Embora as empresas não tenham se pronunciado ainda, nos documentos de registro comercial, os acionistas da Wiferion manifestaram a intenção de vender sua participação na empresa para a Tesla International BV. De acordo com o site Business Insider, o documento afirma que “os acionistas (da Wiferion) pretendem vender suas ações da empresa para a Tesla International BV por meio de um contrato de compra”.

Ou seja, os registros comerciais alemães indicam que a subsidiária da Tesla, com sede na Holanda, assumirá a propriedade da Wiferion. Além disso, nos Estados Unidos, a startup opera um acordo com a WiTricity. O acordo permite que a Wiferion use a tecnologia da WiTricity para aprimorar as capacidades de recarga sem fio para dispositivos elétricos industriais.

Tesla Diner restaurante elétricos
Tesla/Elon Musk/Divulgação

Tesla terá restaurante com carregadores sem fio

A Tesla mostrou recentemente como será a sua lanchonete para carros elétricos no futuro. Na imagem divulgada pela montadora, há vagas de carregamento sem fio para os veículos. A fabricante de elétricos pretende abrir um estabelecimento que, além de restaurante, seja um local de carregamento de carros. E com um cinema drive-in.

Mas, até o momento não há muitas informações sobre a construção. Muito menos um prazo para a estreia. Entretanto, a ideia não é recente. O CEO da Tesla, Elon Musk, chegou a mencionar o restaurante em 2018 no Twitter. Logo em seguida, em 2022, rumores surgiram sobre o envio de documentos para a cidade de Los Angeles. Por lá, o restaurante teria base na famosa Santa Monica Boulevard. Mas nada foi confirmado pela Tesla.

Nos planos iniciais, o estabelecimento terá dois andares, duas telas de cinema grandes e 28 estações de recarga. Durante a apresentação, novas imagens digitais mostram um visual retrô. Mas com uma pegada futurista. No lado esquerdo, por exemplo, é possível ver os carregadores. Já no lado direito, há uma placa com o nome “Tesla Diner”. A construção imita o visual das lanchonetes dos anos 70 nos Estados Unidos.


Siga o Jornal do Carro no Instagram!

HONDA CIVIC TYPE R: COMO É O “HOT HATCH” DE R$ 430 MIL

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião