Diego Ortiz

10/09/2020 - 6 minutos de leitura.

Teste: novo Peugeot 208 1.6 tem o corpo lindo, mas o coração fraco

Nova geração do hatch compacto chega ao País com mesmo visual e plataforma europeia, mas antigo motor 1.6

PEUGEOT 208 SÓ TEM MOTOR 1.6 Crédito: PEUGEOT/DIVULGAÇÃO

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

A nova geração do Peugeot 208, que chega agora ao Brasil vinda da Argentina por iniciais R$ 74.990, não faz uma estreia discreta. O carro tem um visual que chama atenção e é o primeiro no País com a nova plataforma da PSA, a CMP. Com ela, o compacto deixa de ser apenas um rostinho bonito na multidão, como já era até antes, mas com menos intensidade. O novo 208 é um carro robusto que tem tudo para elevar o tom da marca nas rodas de conversa sobre carros.


Leia Mais


PEUGEOT/DIVULGAÇÃO

Nova plataforma e tecnologia

Esqueça aquele hatch totalmente voltado para o conforto, com suspensões mais macias para passar em buracos e inclinação de carroceria acima da média em curvas. O novo Peugeot 208 tem o estilo parecido com o dos melhores hatches médios europeus. Absorve muito bem os buracos da pista e faz curvas até de certa forma esportivas. É uma elevação de parâmetro gigante em relação à versão anterior do carro. Culpa da CMP. Aliás, guarde esse nome, já que esta plataforma será usada também nos próximos compactos da Fiat.

Continua depois do anúncio

Outro aspecto importante é a tecnologia embarcada. Ela salga bastante o preço da versão Griffe, vendida por R$ 94.990. Mas oferece assistente de manutenção de faixa de rodagem, leitor de placas, alerta de colisão com frenagem automática de emergência e farol alto automático. Isso coloca o 208 em outro patamar dentro do segmento dos compactos, sejam eles hatches, sedãs ou SUVs.

PEUGEOT/DIVULGAÇÃO

Motorização

Justamente por ter um leitor de placas e elas sinalizarem 50 km/h em quase tudo que é lugar, a Peugeot deve ter percebido que o motor poderia ser um mero detalhe. Por isso colocou o que tinha na prateleira mais próxima, o 1.6 de até 118 cv a 5.750 rpm e 15,2 mkgf a 4.000 rpm com etanol. Sempre fazendo dupla com o câmbio automático de seis marchas da Aisin, que troca as marchas no tempo certo, sem vacilos.


Ele dá ao carro o mesmo poder de fogo que ele já tinha antes e que se espera de um motor 1.6 mais antigo. Não dá para dizer que o carro é lento, até porque ele é leve com 1.178 kg. Certamente vai atender à maioria dos motoristas urbanos do Brasil. Mas os mais empolgados, que vão pegar a chave do carro, chegar perto desta belezura de carroceria, se acomodar na perfeita posição de dirigir e pisar no pedal do acelerador com malícia, vão se decepcionar pelo recato.

PEUGEOT/DIVULGAÇÃO

Interior

Por dentro, tudo é feito para a agradar o motorista. O acabamento é muito bom. Ele traz materiais de qualidade e modernidade que não tinham sido vistas em um hatch compacto ainda no Brasil. E há dois destaques, o i-Cockpit 3D e os bancos. O primeiro, disponível a partir da versão Allure (R$ 89.490), mostra todos os itens do painel como se fossem em terceira dimensão, de forma bastante moderna e igualmente funcional.


Já os assentos têm, nas primeiras unidades do lançamento da Griffe, forração em Alcantara, o que deixa o desenho muito bonito e com uma pegada esportiva bem interessante. A ergonomia é ótima para todos os comandos e o porta-malas de 265 litros, 10 litros a menos que o do Chevrolet Onix.

PEUGEOT/DIVULGAÇÃO

Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se


FICHA TÉCNICA – PEUGEOT 208

PREÇO: R$ 94.990
MOTOR: 1.6, 4 cilindros, 16V, flexível
POTÊNCIA: 115 (G) 118 (E) a 5.750 rpm
TORQUE: 15,2 mkgf a 4.000 rpm
CÂMBIO: Automático de 6 marchas
SUSPENSÃO: Independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira
PESO: 1.178 quilos
PORTA-MALAS: 265 litros

Notícias relacionadas

Avaliação

VW Tiguan Allspace R-Line é bom, mas podia ser melhor; veja o vídeo

Avaliação

Aceleramos: Jeep Commander Blackhawk é SUV esportivo para sete pessoas apressadas

Avaliação

Avaliação: Renault Duster 2024 ganha itens, mas consumo é ruim; veja o vídeo

Avaliação

Vídeo: veja tudo o que mudou no Chevrolet Spin 2025 de 7 lugares

OFERTAS 0KM
Bônus de até R$ 9 mil na troca do seu usado ou taxas a partir de 0% a.m.

Hyundai Creta New Generation Platinum Safety com teto solar

Consulte condições.

Mitsubishi L200 Triton Sport Outdoor GLS

Entrada + 48x de R$ 999 + Parcela final com recompra garantida

Hyundai Creta Action

Consulte condições.

Mitsubishi Eclipse Cross RUSH

CRETA Action AT - PcD De R$ 119.990 por R$ 98.823

Hyundai Creta Action PCD

De R$ 149.990 Por: R$ 139.990

Hyundai Creta New Generation Limited Safety

VER TODAS AS OFERTAS