Você está lendo...
Toyota revela novo SUV Yaris Cross que será feito em Sorocaba (SP)
Mercado

Toyota revela novo SUV Yaris Cross que será feito em Sorocaba (SP)

Yaris Cross estreia na Indonésia com estilo e plataforma diferentes da Europa; SUV compacto mira países emergentes e terá produção no Brasil

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

15 de mai, 2023 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

Yaris toyota
Modelo já está a venda na Indonésia, no Brasil poderá ser híbrido flex
Crédito:Reprodução/Toyota

A Toyota apresentou nesta segunda-feira (15) o novo Yaris Cross na Indonésia. Apesar do mesmo nome, o modelo revelado não é o mesmo à venda em mercados europeus, no Japão e na Austrália. A novidade antecipa o futuro SUV compacto híbrido que a marca japonesa confirmou recentemente que vai lançar no Brasil até 2025.



Veja como foi a revelação do novo Toyota Yaris Cross na Indonésia

Mesmo herdando traços de modelos maiores, como os SUVs RAV4 e Highlander (este último indisponível no Brasil), o Yaris Cross terá custo mais baixo. A princípio, o SUV será posicionado entre o pequeno Raize e o médio Corolla Cross. Isso na Indonésia, onde será feito sobre a base DNGA da Daihatsu. Esta plataforma é para mercados emergentes e, por isso, mais simples que a TNGA, usada pelo Yaris Cross europeu e pelos Corolla sedã e Cross no Brasil.

Publicidade


Yaris
Novo SUV lembra o atual RAV4 (Toyota/Divulgação)

Yaris Cross é um “mini RAV4”

Ao contrário do modelo europeu, o SUV indonésio não se parece com a nova geração do Yaris sedã. Visualmente, mistura soluções adotadas em outros utilitários da marca japonesa. Destaque para a grade dianteira avantajada e para os faróis em formato triangular que levam uma linha iluminada com LEDs na parte superior do conjunto óptico.

Yaris
Traseira remete ao RAV4 e também ao Corolla Cross (Toyota/Divulgação)

Visto de lado, o novo Yaris Cross tem estilo mais quadrado, com linhas geométricas. Inclusive, tem caixas de rodas bem parecidas com as do RAV4. Do irmão maior vêm também o caimento acentuado do teto na traseira e o formato das lanternas. O SUV compacto, contudo, descarta a barra cromada.

Nas dimensões, o Yaris Cross tem 4,31 metros de comprimento e 2,62 m de distância entre-eixos. Dessa forma, tem o mesmo porte do Creta, que mede 4,29 m e 2,61 m, respectivamente. A altura também é quase igual em ambos: 1,62 m no Toyota e 1,63 m no Hyundai. Já na largura, o Yaris Cross tem 1,77 m e é um pouco mais estreito que o rival sul-coreano (1,79 m).

Mecânica e interior

De início, o Toyota Yaris Cross terá opção tradicional com motor 1.5 aspirado a gasolina de 106 cv de potência e 14 mkgf de torque máximo. O câmbio é manual de 5 marchas ou automático do tipo CVT. Na opção topo de linha, o SUV compacto tem conjunto híbrido, com motor 1.5 de 91 cv e 12,3 mkgf e um elétrico de 80 cv e 14,4 mkgf. Assim, tem potência combinada de 110 cv e vem sempre com o câmbio automático CVT.


Painel do SUV tem multimídia flutuante e voltado ao motorista (Toyota/Divulgação)

Por dentro, o novo Yaris Cross também herda elementos dos demais SUVs da Toyota. Por exemplo, tem quadro de instrumentos digital com tela de 7 polegadas e multimídia com display de 10,1″. Além disso, a lista de equipamentos tem itens interessantes, como teto solar, seis airbags, controle de estabilidade, alerta de ponto cego, sensores de obstáculos, além de recursos semiautônomos do pacote de segurança Toyota Safety Sense.

Lançamento no Brasil

Aqui, a expectativa é de que o Yaris Cross ganhe produção já em 2024 na fábrica de Sorocaba, no interior paulista. O SUV terá conjunto híbrido flex e ficará posicionado logo abaixo do Corolla Cross, com preços flutuando entre R$ 125 mil e R$ 165 mil. Dessa forma, vai desafiar todos os SUVs compactos que estão atualmente entre os mais vendidos (veja o ranking). Ou seja, além do Creta, vai mirar Chevrolet Tracker, Fiat Fastback, Honda HR-V e VW T-Cross.


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Chevrolet Montana Premier ou Fiat Toro Endurance? Veja o comparativo
Deixe sua opinião