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Toyota SW4 GR-Sport ganha potência na linha 2023 com 224 cv
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Toyota SW4 GR-Sport ganha potência na linha 2023 com 224 cv

Versão mais esportiva do SUV da Toyota já está à venda na Argentina, onde é produzida, e deve estrear no mercado brasileiro no início de 2023

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

18 de nov, 2022 · 5 minutos de leitura.

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SW4
SUV unirá motor 2.8 turbodiesel de 224 cv e um pequeno gerador que serve como alternador e carrega bateria auxiliar de 48 volts
Crédito:Toyota/Divulgação

Por enquanto, a mudança chegou apenas ao mercado argentino. Mas em breve o Toyota SW4 GR-Sport ficará mais potente também no Brasil. A sigla é alusiva à Gazoo Racing, divisão de preparação da marca japonesa. Assim, a versão, que estreou no País no início de 2022, tem visual mais arrojado e ajustes específicos. Porém, o SUV de sete lugares vendido no mercado brasileiro não recebeu as atualizações feitas na Hilux, da qual deriva. Por sua vez, a picape teve a potência do motor 2.8 turbodiesel ampliada de 204 cv para 224 cv. Finalmente, em janeiro de 2023, a mecânica dos dois modelos vai ser igual.

De acordo com a Toyota, para ampliar a potência a mecânica recebeu várias atualizações. Entre elas, o SW4 GR-Sport ganhou turbina de geometria variável e novo intercooler. Além disso, o mapa eletrônico de gerenciamento do motor foi retrabalhado. Como resultado, o torque máximo subiu de 51 mkgf para 56 mkgf. Porém, o câmbio automático de seis marchas com reduzida e a tração 4×4 não mudaram.

Toyota
Toyota/Divulgação

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Itens exclusivos

Além de adotar sistema de suspensão exclusivo, o SW4 assinado pela GR Sport tem detalhes mais esportivos. Ou seja, há difusores de ar e emblemas que destacam a identidade do modelo. O SW4 GR-S tem teto pintado de preto e rodas de liga leve de 18 polegadas. Além disso, os bancos são revestidos de couro preto e a tela TFT de 4,2” no painel traz gráficos da Toyota Gazoo Racing.

Da mesma forma, há carregador de celular sem fio, ar-condicionado digital de duas zonas e abertura de porta-malas com sensor de movimentação dos pés. No quesito segurança, o SUV traz câmeras de 360° e alertas de tráfego cruzado na traseira e de ponto cego. O pacote Toyota Safety Sense inclui ainda sistema que identifica risco de colisão frontal, pedestres e ciclistas.

Toyota
Toyota/Divulgação

Porém, em meio a tantas novidades o kit de conectividade não recebeu atualizações. Tem, portanto, tela de 8” e é compatível com Android Auto e Apple CarPlay. Há, ainda, entradas USB, navegador GPS, TV digital e Bluetooth.

Chegada ao Brasil

Embora a Toyota não confirme, dá para cravar que o SW4 GR-S mais potente vai ser vendido também no mercado brasileiro. Afinal, o modelo é produzido na Argentina, de onde vem ao País. Aliás, lá o SUV tem preço sugerido de 16.276.000 pesos. Ou seja, pouco mais de R$ 535 mil, na conversão direta.

No Brasil, o utilitário é oferecido em quatro versões. A de entrada, SRX, tem cinco assentos e a tabela parte de R$ 378.190. As outras três são todas com sete lugares. Os preços começam em R$ 384.690, para a SRX, R$ 423.890, para a Diamond, e R$ 433.190, para a GR-S com motor de 204 cv.




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Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.