Tração 4×4 elétrica desponta como tendência

Fabricantes vêm apostando na tração 4×4 elétrica em carros híbridos e movidos apenas a eletricidade

tração traseira elétrica
Versão atualizada do Prius ganhou tração integral com motor elétrico no eixo traseiro Crédito: Foto: Toyota/Divulgação

A Toyota aproveitou o Salão de Los Angeles para mostrar um Prius com tração 4×4 elétrica. É a primeira vez que o hatch híbrido recebe esse tipo de sistema. Grosso modo, o recurso consiste na instalação de um  motor elétrico para tracionar o eixo de trás quando necessário.

Enquanto isso, o conjunto híbrido dianteiro (motor a combustão e elétrico) continua enviando força ao eixo dianteiro. O novo sistema funciona com o Prius rodando a até 69 km/h.

Até os nove quilômetros por hora, o motor elétrico traseiro ajuda na aceleração, para dar mais agilidade ao Prius. A partir daí, a tração 4×4 elétrica só entrará em ação se o hatch deslizar sobre piso escorregadio, por exemplo.

Com o novo recurso, o carro ficou mais seguro. Em países da Europa e Ásia, por exemplo, a tração 4×4 elétrica deverá ser utilizada principalmente em situações de chuva e neve (foco principal da novidade).

3008 foi primeiro híbrido a diesel

Tração 4×4 elétrica não é novidade

A combinação entre motores a combustão para o eixo dianteiro e elétrico para o traseiro não é tão nova. Uma das primeiras aplicações dessa tecnologia foi feita no Peugeot 3008 Hybrid4, modelo de 2012.

O SUV francês tinha motor elétrico no eixo traseiro, que o impulsionava. Essa foi também a primeira vez que um híbrido vendido em larga escala trazia combinação de motor elétrico e a diesel. Até então, os motores a combustão de todos os híbridos eram a gasolina.

No 3008, o eixo traseiro pode funcionar com a única fonte de propulsão. Para isso, basta que o motorista escolha o modo ZEV, totalmente elétrico.

Isso transformava o SUV, por alguns momentos, em um modelo com tração traseira. Mas, diferentemente do Prius com tração 4×4 elétrica recém-apresentado, o 3008 podia ter tração permanentemente nas quatro rodas.

Mais espaço na cabine

Utilizar propulsão elétrica no eixo traseiro tem várias vantagens. Além do menor número de partes móveis, com a consequente redução no consumo de combustível em relação a um 4X4 convencional, o sistema libera espaço interno.

O segredo está na ausência de eixo cardã, que nos 4×4 convencionais serve para enviar a tração para o eixo traseiro. Portanto, não há necessidade de o carro ter túnel central.

O ponto negativo dos carros com tração 4×4 elétrica é a necessidade de haver baterias para alimentar o sistema híbrido. Em geral, as baterias são distribuídas pelo assoalho, para melhorar a distribuição de peso, ou sob o banco traseiro.

Elétricos

Para os modelos 100% elétricos há mais vantagens. O uso de motores nos dois eixos não só melhora a distribuição de peso como também a performance.

Isso ocorre porque os motores elétricos podem ter controle mais preciso de quanta força é direcionada a cada eixo. A tração 4×4 elétrica funciona como um “super controle de estabilidade”, que monitora mais de perto o que ocorre com cada roda.

Além disso, como nos híbridos, não há necessidade de transmissão física de força entre os dois eixos. Portanto, sai de cena o eixo cardã central.

Recurso está no Audi e-tron

Várias fabricantes estão apostando em elétricos de alta performance. Uma delas é a Audi, que está lançando o e-tron, seu primeiro carro 100% elétrico.

O SUV conta com nada menos que 407 cv entregues às quatro rodas. O novo modelo utiliza dois motores, um para cada eixo, com potências distintas.

Em modo normal, apenas o dianteiro, de cerca de 183 cv, é utilizado. Quando o motorista precisa de mais força e pisa firme no acelerador, o motor traseiro, com mais 224 cv, entra em ação.

Jaguar e Porsche também têm

A Jaguar fez parecido com o I-Pace. O SUV também tem dois motores elétricos que acionam de forma independente os dois eixos, conforme a necessidade. A potência total é de 400 cv.

A Porsche usará o mesmo conceito de tração 4×4 elétrica no Taycan. O primeiro carro 100% elétrico da marca alemã será lançado no ano que vem.

VEJA TAMBÉM: OS CARROS DO SALÃO DE LOS ANGELES

Ofertas exclusivas

Veja todas as condições especiais


Ofertas 0KM

Mais ofertas

Mais ofertas exclusivas

Veja todas as condições especiais


Notícias relacionadas

OFERTA EXCLUSIVA

Peugeot 208 1.6 16V Active Flex