A Fiat vai apresentar em abril o seu primeiro utilitário esportivo feito no Brasil. O modelo ainda não tem nome público e responde apenas por “Progetto 363“. Trata-se do mesmo código interno usado para identificar o SUV compacto que, dentro em breve, começará a ser produzido na fábrica da montadora em Betim, Minas Gerais.
O SUV nacional da Fiat chegará às lojas só no começo do 2ª semestre. Ou seja, por volta de agosto. Porém, a marca italiana já começou a divulgar o modelo em uma websérie (veja abaixo). E vai mostrá-lo ao vivo na TV daqui a cerca de um mês, na final do Big Brother Brasil (BBB21). A Fiat vai premiar o vencedor do reality show com o utilitário.
SUV do Argo
O inédito SUV da Fiat utiliza da mesma plataforma do hatch Argo, também presente no sedã Cronos. Assim, deverá ter tamanho similar ao do finado Ford Ecosport, podendo até herdar clientes que ficaram órfãos do utilitário que era feito pela marca norte-americana na Bahia. Outro rival direto será o líder de vendas Volkswagen T-Cross.
Entretanto, a marca alemã lançou em 2020 o crossover Nivus, modelo que irá concorrer de forma mais direta com o SUV da Fiat. Isso porque o utilitário da marca italiana terá um pé no custo/benefício. A versão de entrada, por exemplo, terá o motor 1.3 litro Firefly aspirado e câmbio manual, uma combinação que promete ser acessível.
Por outro lado, a Fiat também vai para cima dos modelos mais sofisticados com seu SUV. Além do 1.3 Firefly, o utilitário contará com o inédito motor 1.0 GSE turbo flex. Recentemente, o grupo Stellantis anunciou o início da produção do maior 1.3 GSE turbo, que equipará em breve a picape Toro e o Jeep Compass reestilizado.
Pois na sequência, caso a pandemia não mude os planos, a Fiat dará início à produção do 1.0 GSE turbo. Este motor será combinado ao inédito câmbio do tipo CVT, que é outra novidade da marca italiana e da Stellantis. A expectativa é de que o conjunto entregue potência de cerca de 130 cv, além de um torque máximo entre 17 mkgf e 19 mkgf.
Dianteira da nova Strada
A Fiat mantém segredo absoluto em relação ao design do seu SUV. O modelo foi visto em testes sempre com camuflagem pesada, sem mostrar um pedacinho sequer da carroceria. Pois quem viu o utilitário de perto diz que o modelo terá a dianteira parecida com a da Nova Strada. Mas a frente será bem mais alta, com um para-choques bastante parrudo.
Já a traseira deverá ter sintonia com o Argo, tal como mostra a projeção exclusiva do designer Kleber Silva. Inclusive, os modelos irão compartilhar dezenas de componentes. As portas, por exemplo, serão as mesmas do hatch, enquanto o interior terá o painel igual, com a tela multimídia em destaque no topo. O mesmo ocorrerá com os equipamentos.
Chassi reforçado para crash-test
Embora utilize a arquitetura MP1 do Fiat Argo, o SUV da marca italiana terá o chassi reforçado para obter melhores notas na (futura) bateria de colisões do LatinNCAP. Dessa maneira, seguirá os passos do VW Nivus, que nasce da plataforma da dupla Polo e Virtus, e também compartilha portas e dezenas de outros componentes. A informação é do Autos Segredos.
Além de reforços, o utilitário da marca italiana contará com nova geometria de suspensão, para lhe dar robustez em pisos acidentados. E utilizará pneus com maior diâmetro. Visualmente, as clássicas molduras nas caixas de rodas, entre outros detalhes, irão conferir o porte de SUV. Por fim, o modelo terá equipamentos essenciais de segurança, como ESP e quatro airbags.
Internet a bordo
Ainda segundo o Autos Segredos, o SUV da Fiat terá internet 4G a bordo. O serviço será oferecido em parceria com a operadora de telefonia móvel TIM, e vai funcionar a partir da central multimídia. O sistema permitirá até fazer pagamentos por meio de outra parceria com a Visa. Haverá apps exclusivos e grande conectividade, tal como na multimídia VW Play.
Preços podem surpreender
Ainda é cedo para falar de preços, uma vez que faltam alguns meses para o início das vendas. Entretanto, o SUV da Fiat terá um pé no custo/benefício e vai disputar a liderança do segmento. Assim, a expectativa é de que tenha valor de partida acessível, ou seja, abaixo dos R$ 80 mil. Atualmente, o VW Nivus, que usa motor 1.0 TSI turbo flexível, parte de R$ 94.290.