A Uber divulgou uma nova lista com os carros que serão aceitos a partir de 2024 nas categorias Comfort e Black. Mas, embora trabalhe com mobilidade, a empresa demonstra desconhecer o mercado brasileiro. Isso porque sua lista de veículos aceitos tem vários modelos indisponíveis no País.
Por exemplo, na categoria Comfort, um nível acima da básica “X”, o veículo deve ter fabricação a partir de 2015. O critério é valido para cidades como São Paulo (SP), Fortaleza (CE), Belém (PA), Campinas (SP), Brasília (DF), Curitiba (DF) e Rio de Janeiro (RJ). Além disso, é exigido que tenham ar-condicionado, quatro portas e, no mínimo, cinco lugares.
Já na categoria Black, a Uber diz que os veículos devem ter fabricação a partir de 2016. Mas o critério vale para São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS). Em outras cidades, como Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Campinas (SP), aceita-se modelos de 2015. Além disso, os veículos não podem ter cores “chamativas”. Dessa forma, são aceitas pinturas preta, chumbo, prata, cinza, azul marinho, marrom ou branca.
Carros inusitados na lista dos carros da Uber
Seja como for, a nova lista de carros aceitos na plataforma da Uber é no mínimo curiosa. Isso porque a empresa passa a aceitar esportivos como Jaguar F-Type, Ford Mustang e Audi TT feitos a partir de 2016. Entretanto, o F-Type sequer tem banco traseiro. Aliás, a lista da categoria Uber Black incluiu carros que nunca foram oficialmente lançados no Brasil. Entre eles, por exemplo, Alfa Romeo Giuletta, Cadillac Escalade e Chrysler Pacifica.
Por fim, a nova lista da Uber erra o nome de alguns carros. O BYD Tan, por exemplo, aparece como “Tang”. Além disso, repete três vezes o “Haval H6“. Mas altera o nome do fabricante e do modelo. A Uber afirma que atualiza regularmente os critérios para os carros aceitos nas categorias premium, como forma de manter opções atraentes aos motoristas e usuários. Bem como garantir a melhor experiência possível na plataforma e atingir as expectativas de todos.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!