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Vendas: prévia mostra Polo em terceiro e HB20 em primeiro lugar
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Vendas: prévia mostra Polo em terceiro e HB20 em primeiro lugar

Números prévios de vendas de automóveis e comerciais leves mostram dança das cadeiras nas primeiras posições do ranking; Strada pega vice-liderança

Vagner Aquino, especial para o Estadão

22 de jan, 2024 · 3 minutos de leitura.

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Hyundai HB20 aparece em primeiro lugar na parcial de vendas de janeiro, com 5.781 unidades emplacadas
Crédito:Vagner Aquino/Especial para o Estadão

Um cenário diferente é desenhado no primeiro mês de vendas de automóveis e comerciais leves no Brasil. De acordo números da Fenabrave, associação dos concessionários, desta sexta-feira (19), o Volkswagen Polo não repete o excelente desempenho conquistado em dezembro de 2023. O hatch da VW, na primeira quinzena de janeiro, caiu da primeira para a quinta posição do ranking. O modelo emplacou 5.091 unidades. No mês passado, conseguiu o recorde de carro mais emplacado em um mês em todo o ano, com quase 18 mil unidades.



Desse modo, salvo Fiat Mobi (oitavo) e Chevrolet Onix Plus (décimo), todos os outros carros do top ten mudaram de posição do mês passado para cá. As mudanças mais drásticas, no entanto, foram as quedas de Renault Kwid e Volkswagen T-Cross, que sequer aparecem entre os 15 mais vendidos. Inclusive, por ora, o SUV da VW perde o posto de utilitário esportivo mais vendido do mercado. A cadeira, desse modo, fica com Chevrolet Tracker – o sexto da lista.

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Kwid sequer aparece na lista prévia dos mais vendidos do mês (Renault/Divulgação)

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A Fiat Strada, que é o carro mais vendido do Brasil há três anos consecutivos, já retomou uma posição. Abre vantagem e, assim, encontra-se na vice-liderança de vendas. Ainda falando em picapes, a princípio, a representatividade vem forte na categoria nessa primeira metade do mês. Respectivamente, a 11ª, 12ª e 13ª posições do ranking ficaram com três modelos pertencentes a este segmento. São portanto: Volkswagen Saveiro, Toyota Hilux e Fiat Toro.

Veja (abaixo) os 15 mais vendidos em janeiro de 2024, conforme prévia da Fenabrave:

1°) Hyundai HB20: 5.781
2°) Fiat Strada: 5.091
3°) Volkswagen Polo: 3.222
4°) Hyundai Creta: 3.129
5°) Chevrolet Onix: 3.066
6°) Chevrolet Tracker: 2.533
7°) Fiat Argo: 2.390
8°) Fiat Mobi: 2.343
9°) Nissan Kicks: 2.132
10°) Chevrolet Onix Plus: 2.057
11°) Volkswagen Saveiro: 2.022
12°) Fiat Toro: 1.959
13°) Toyota Hilux: 1.925
14°) Volkswagen Nivus: 1.728
15°) Fiat Cronos: 1.663

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.