Você está lendo...
Volvo oficializa troca de nomes: XC40 e C40 viram EX40 e EC40
Mercado

Volvo oficializa troca de nomes: XC40 e C40 viram EX40 e EC40

Modelos mais vendidos da Volvo, XC40 e C40 mudam de nome para acompanhar nova nomenclatura de elétricos da marca; EX30 e EX90 chegam neste ano

Adrielle Farias, especial para o Jornal do Carro

09 de mar, 2024 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Volvo EX40 e EC40
Volvo vai substituir as nomenclaturas de XC40 e C40 para EX40 e EC40 na linha 2025
Crédito:Volvo/Divulgação

A Volvo enfim oficializou a renomeação dos SUVs XC40 Recharge e C40 Recharge para EX40 e EC40. Tal como o Jornal do Carro antecipou em fevereiro, a estratégia da montadora sueca é manter o mesmo padrão de EX30, EX90 e EM90, por exemplo. A letra “E” substitui o sobrenome Recharge, e indica, portanto, que o carro é elétrico.

A atualização de nomenclatura também contempla os modelos híbridos do tipo plug-in – ou seja, os SUVs XC60 e XC90. Estes deixam de ter o sobrenome Recharge para serem indicados por T6 ou T8. Além disso, a Volvo se aproxima cada vez mais de ter quatro modelos elétricos em seu catálogo no Brasil.

O CEO da Volvo Car no Brasil, Marcelo Godoy, confirmou que a empresa trabalha de forma estratégica no País: “Já temos desenvolvido uma estratégia de eletrificação bastante forte no Brasil e acredito que esta mudança irá facilitar ainda mais a compreensão dos nossos clientes na hora de optar por qual modelo querem comprar”.

Publicidade


Volco EC40
Volvo/Divulgação

Volvo bateu recorde de vendas no Brasil

O desempenho da Volvo Cars em 2023 motivou a montadora sueca a investir cada vez mais no mercado brasileiro. No comunicado oficial, a montadora afirma que os carros 100% elétricos corresponderam a 16% do volume global da marca no ano passado.

Além disso, a montadora atingiu 50% nas vendas de carros elétricos no País, o que levou a filial a ser a primeira a alcançar este resultado. Dessa maneira, a Volvo Car Brasil se prepara no momento para a chegada do crossover EX30, o que acontecerá entre o fim de maio e início de junho. Já o EX90 terá pré-venda no último trimestre.


Volvo EX40 e EC40 Black Edition
Volvo/Divulgação

Pacote de desempenho e série Black Edition

O EX40 e EC40 mudam apenas o emblema com o nome. Ou seja, o visual é o mesmo de antes. Entretanto, a montadora sueca disponibiliza um novo software que aumenta o desempenho dos dois modelos em alguns mercados. Ainda não se sabe, porém, quando este pacote estará disponível no Brasil. A atualização aumenta a potência das versões com dois motores e tração integral em 33 cv.

O “upgrade” funciona assim: o pedal do acelerador ganha um novo mapeamento para entregar respostas mais rápidas. Assim, com o acionamento modo de condução “Performance”, o pico de potência passa de 408 cv para 441 cv. O software é opcional para os carros da linha 2025, contudo, donos de modelos da linha 2024 também poderão adquirir o pacote e fazer o download por meio de um aplicativo da montadora, de forma remota.


Por fim, os modelos EX40, EC40 e XC40 híbrido (este indisponível no Brasil) ganham uma série especial chamada Black Edition. Essa opção já estava disponível para o XC60 desde o ano passado. No visual, o carro é totalmente escurecido com acabamento preto brilhante. Os modelos da série trazem pintura Onyx Black, emblema em preto e rodas de 20″, por exemplo.



Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Como é o ORA 03, hatch elétrico da chinesa GWM que custa a partir de R$ 150 mil

Deixe sua opinião