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VW confirma produção de carros elétricos no México; Brasil fará híbridos
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VW confirma produção de carros elétricos no México; Brasil fará híbridos

Fábrica mexicana da VW receberá investimentos de R$ 3,67 bilhões para fazer um novo modelo a bateria a partir de 2025

Thais Villaça, Especial para o Jornal do Carro

17 de nov, 2023 · 3 minutos de leitura.

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VW produz ID.4 nos EUA
Baterias de estado sólido de startup da VW perdem pouca capacidade energética e superam expectativas
Crédito:Volkswagen/Divulgação

A Volkswagen confirmou que produzirá carros elétricos no México. De acordo o CEO da VW no país, Holger Nestler, a meta é atingir um processo de produção sustentável.

A princípio, a montadora vai investir US$ 750 milhões (cerca de R$ 3,67 bilhões) para transformar sua fábrica de Puebla. Será o primeiro de dois aportes financeiros planejados para o local. De lá saem modelos como Jetta, Beetle, Golf e Tiguan, por exemplo.



Nestler disse ainda que o segundo pacote de investimentos chegará no início de 2024 e envolve o modelo que será construído na fábrica mexicana. A expectativa, entretanto, é de que as primeiras unidades deixem a linha de montagem depois de 12 a 15 meses. Por ora, a produção terá foco no mercado local e na exportação para EUA e Canadá. Mas isso também facilitaria o desembarque do futuro elétrico por aqui, devido ao acordo de livre comércio entre Brasil e México. 

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VW ID.4
Fábrica mexicana receberá investimentos de R$ 3,67 bilhões (Volkswagen/Divulgação)

VW do Brasil fará carros híbridos

Nesta semana, o Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté (SP) confirmou que fará um motor híbrido flex no Brasil. Será o 1.5 TSI, que afinal substituirá o atual 1.4 turboflex. O propulsor sairá de linha logo após o próximo ano por conta das novas regras do Proconve L8, que entram em vigor em 2025. Dessa forma, o conjunto deverá estrear em algum modelo 2026, provavelmente o Taos. 

“O acordo garante antecipação de investimentos e manutenção dos empregos, previsibilidade para a empresa e também para os trabalhadores. Para a planta de São Carlos o investimento negociado para a produção do motor 1.5 híbrido-flex EVO2 e o credenciamento para fabricação de componentes do motor híbrido garantirá o futuro da fábrica. Pois o Motor EA 211 atual, tem prazo de validade em função das normas de emissão de poluentes”, diz o site do Sindicato.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.