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VW lança calculadora que mostra emissões com gasolina e etanol
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VW lança calculadora que mostra emissões com gasolina e etanol

Incentivando a redução de CO2 através do etanol, ferramenta mostra comparativo com a gasolina; marca vai lançar programa de pontos e serviços

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

12 de set, 2022 · 7 minutos de leitura.

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Volkswagen etanol
Iniciativa faz parte da estratégia Way To Zero, que pretende neutralizar emissões de CO2 até 2050
Crédito:Divulgação/Volkswagen

Faz mais de um ano que a Volkswagen anunciou que apostará no etanol como combustível para acelerar a eletrificação da marca no Brasil. Pois a montadora acaba de lançar uma calculadora digital que permite ver qual combustível é mais vantajoso na hora de abastecer. No aplicativo é possível ver a quantidade de emissões de poluentes dos veículos da marca com gasolina e etanol, bem como o custo por quilômetro rodado com cada um deles. A conta deixa evidente a vantagem do etanol sobretudo nas emissões de gases, que chegam a ser praticamente três vezes menores que com gasolina.

Batizado de Programa Abasteça Consciente, a ferramenta utiliza a metodologia do “poço-à-roda”, que determina o processo como um todo. Ou seja, engloba desde o cultivo até a ação de combustão nos motores dos carros. De acordo com a montadora alemã, a escolha do etanol pode reduzir a emissão de carbono em 90%, quando comparado com a gasolina. A iniciativa, inclusive, é parte da meta de neutralizar emissões de CO2 até 2050, através da estratégia Way To Zero.

Volkswagen etanol
Emissões do etanol podem ser até três vezes menor em relação a gasolina – Divulgação/Volkswagen

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“O etanol é a solução complementar para fontes de energia renováveis. Isso tanto para veículos a combustão convencionais, por meio do incentivo à escolha de combustíveis sustentáveis, quanto para os carros flex, híbridos e elétricos, sejam via reformadores (Fuel Cell) ou extensores de autonomia (BEV Rex)”, resume Pablo Di Si, presidente executivo da VW América Latina.

Elétrico a etanol

Em outras palavras, o executivo coloca o etanol como solução prática para modelos atuais, com motor flexível, e também híbridos e elétricos. Neste caso, algo como o que faz a Nissan. A japonesa desenvolve a tecnologia SOFC, com célula de combustível a base de etanol, que gera hidrogênio e eletricidade para alimentar o motor elétrico de tração. E o sistema e-Power, que estreia no Brasil em 2023. Aqui, o veículo usa um pequeno motor a combustão que funciona como gerador para alimentar o conjunto elétrico de tração. Ou seja, um carro elétrico a etanol.



Incentivo                                      

Para o lançamento do programa, a VW firmou parceria com cinco empresas. Entre elas está a Bosch. A empresa vai desenvolver uma tecnologia que vai monitorar a quantidade de CO2 que deixará de ser emitido com a utilização de etanol. Assim, o condutor terá conhecimento do impacto positivo.


Além dela, a Volkswagen também fechou acordo com a Raízen, licenciada pela Shell, que vai permitir o pagamento digital em postos de gasolina. Também vale mencionar a Localiza, que pretende incentivar o uso de etanol nas frotas. No mais, a marca vem estudando um novo programa de descontos em produtos e serviços, que será divulgado em breve. Neste, o cliente poderá trocar pontos por manutenções e revisões, por exemplo.

Divulgação/Volkswagen

Rumo a eletrificação

Em março deste ano, a Volkswagen e a Bosch assinaram um acordo no Brasil para criarem novas tecnologias para carros híbridos e elétricos. De acordo com o documento, as alemãs vão desenvolver sistemas para futuros carros híbridos flex nacionais da VW. Por isso, fala em carros eletrificados que utilizam biocombustíveis como o etanol.


Vale dizer que, até o momento, apenas a Toyota produz carros híbridos no País, com a dupla Corolla sedã e Corolla Cross. Ambos utilizam sistema híbrido completo que combina motor a combustão e elétrico, câmbio CVT e bateria. Enquanto isso, a VW dará o primeiro passo com o novo Polo 2023. Assim, o hatch será o primeiro modelo da marca alemã a ter um híbrido leve flex de 48V. Ou seja, o sistema vai equipar os carros nacionais da Volkswagen.

Novo VW Polo
VW Polo será o primeiro da marca com motor híbrido leve flex – Volkswagen/Divulgação

Segundo as informações, a frota da VW é composta de 96% por carros flex fuel – tecnologia que estreou em 2003 com o Gol. Mas, de acordo com as pesquisas da montadora, o interesse do público em utilizar combustíveis de forma mais consciente cresceu. E isso foi comprovado através das simulações da calculadora Abasteça Consciente que, em um ano, chegou na marca de um milhão.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.