A Volkswagen apresentou a terceira geração do SUV Tiguan, que chegará ao mercado europeu em fevereiro. Com preço a partir de € 36.600, valor equivalente a R$ 192.051 na conversão direta e sem taxas, o modelo tem visual moderno que lembra a família de elétricos ID. A montadora confirmou que vai produzir o utilitário no México em 2024 e vendê-lo nos Estados Unidos. Mas, no Brasil, a marca deverá manter o Taos, feito na Argentina.
Desde já é possível perceber que o exterior do novo VW Tiguan 2025 incorpora alguns detalhes do SUV elétrico ID.4. Por exemplo, a grade superior é fechada, e a entrada de ar do motor fica no para-choque. Dessa forma, o estilo contrasta com o usual dos carros com motores a combustão da Volkswagen. Mas não é só. O novo Tiguan estreia a plataforma MQB Evo, com tração dianteira como padrão e tração integral como opção para versões mais caras.
Novo VW Tiguan é maior, mas com 5 lugares
Enquanto o Brasil recebe o VW Tiguan Allspace de 7 lugares reestilizado, a nova geração do SUV fica um pouco maior. São 4,5 metros de comprimento e 1,6 m de altura, enquanto a largura permanece em 1,9 m. Com as mudanças, o porta-malas oferece 648 litros de volume com os bancos traseiros no lugar.
Por dentro, a Volkswagen criou um novo desenho para o quadro de instrumentos digital e o multimídia com estilo similar ao da linha de elétricos ID. Dessa forma, os motoristas poderão escolher entre quatro modos de visualização: Clássico, Progressivo, Navegação e R-Line. Além disso, os assistentes semiautônomos foram atualizados, com destaque para o de manobra, que agora permite mover o SUV remotamente por meio de aplicativo.
Novo VW Tiguan 2025 é eletrificado
O Tiguan 2025 terá duas versões híbridas, uma com 204 cv de potência e outra com 272 cv. Ambas virão com bateria de 19,7 kWh que proporciona uma autonomia de 100 km em modo puramente elétrico. Além disso, as versões de acesso terão sistema híbrido-leve com motor 1.5 turbo, bateria de íons de lítio de 48 volts e um gerador. Este sistema permitirá que o motor opere com apenas dois pistões, graças à tecnologia de desativação de cilindro.
Por fim, o SUV também terá opções com motor 2.0 turbo, com potências de 154 cv ou 204 cv. Para quem prefere o diesel, há ainda o motor 2.0 TDI em duas faixas de potência, com 150 cv ou 193 cv. Em todos os casos, a transmissão é a DSG de dupla embreagem e 7 marchas.
Em relação às novas tecnologias, o destaque no novo VW Tiguan é o sistema de controle de chassi adaptativo. O recurso foi aprimorado e opera em conjunto com os diferenciais eletrônicos. Bem como apresenta amortecedores de duas válvulas com controle adaptativo. Assim, permite que os freios atuem de forma específica em cada roda, o que resulta em maior estabilidade e agilidade, segundo a montadora alemã.
No Brasil, a VW trabalha em sistemas híbridos flex. E deverá estrear sua tecnologia no SUV Taos. Assim, o Brasil deve ficar sem esta nova geração do Tiguan, pelo menos nos próximos anos. Ou até o modelo ganhar a versão de 7 lugares Allspace, o que deve acontecer dentro de três anos.
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