Você está lendo...
YangWang U8: SUV elétrico da BYD dá 360º e flutua na água; veja vídeo
Lançamentos

YangWang U8: SUV elétrico da BYD dá 360º e flutua na água; veja vídeo

Submarca de luxo da BYD, YangWang, estreia SUV de luxo U8 na China, que consegue navegar em mais de um metro d'água por até 30 minutos

Rodrigo Tavares, especial para o Jornal do Carro

26 de set, 2023 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

YangWang U8 consegue navegar por até 30 minutos em 1,4 metro d'água
Crédito:YangWang/Divulgação

Já confirmado para o Brasil, o SUV YangWang U8, modelo da submarca de luxo da BYD, estreou essa semana na China. O utilitário é feito sobre a nova plataforma e4 da marca chinesa, cujos motores geram mais de 1.000 cv de potência. Além disso, consegue realizar façanhas um tanto incomuns para modelos da sua categoria.

Feito para competir diretamente com modelos como o Mercedes Classe G e Range Rover, o SUV de luxo também pode performar o chamado “Tank Turn”, quando as 4 rodas giram em sentidos opostos, permitindo ao carro virar 360° em seu próprio eixo. Além disso, também consegue flutuar na água por 30 minutos, mesmo pesando 4 toneladas.



Publicidade


Conforme a marca chinesa, o U8 pode rodar de forma estável em diversos terrenos e até flutua na água. Além disso, segundo a BYD, o modelo também conta com o sistema DiSus-X, que controla a carroceria e a suspensão. O modelo é movido por quatro motores, que podem alcançar 1.196 cv e 103,5 mkgf de torque. Por sua vez, há também o motor 2.0 a gasolina, que funciona como gerador da bateria de 49,05 kWh. Assim, o carro pode acelerar de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos.

YangWang U8 consegue navegar por até 30 minutos

Na China, o modelo está disponível em duas versões, a Premium Edition e Off-road Master Edition. A segunda permite ao U8 encarar até 1,4 metro de profundidade de água, graças a um snorkel. Mesmo sendo um elétrico, o aparato serve para o motor 2.0 litros, usado como extensor das baterias do SUV. Ao flutuar, o modelo desliga o motor sozinho, eleva a suspensão, recircula o ar interno, fecha as janelas e abre o teto solar, dando aos ocupantes uma rota de emergência, por exemplo.


Nesse modo, o modelo navega por até 30 minutos, com velocidade de 1,6 nós (3 km/h). Em relação à autonomia, consegue rodar 180 km apenas com a bateria. Dessa forma, com o tanque de combustível de 75 litros, alcança 1.000 km pelo ciclo CLTC.

Entregas do SUV de luxo começam em outubro na China

BYD U8
Divulgação/BYD

Em relação ao visual, o U8 é bem luxuoso e excêntrico. Na dianteira, destaque para os faróis que formam um X. Além disso, a grade conta com uma inspiração no sistema solar, segundo a BYD. Por isso, há diversos pontos de LEDs. Na traseira, o mesmo acontece com as lanternas, que invadem as laterais. Mas o detalhe curioso é o estepe gigante, um tanto fora de moda. Nas medidas, o SUV tem 5,30 metros de comprimento, 2 m de largura e 3,05 m de entre-eixos.


A marca ainda não revelou imagens do interior do U8. Contudo, conforme rumores da imprensa chinesa, o super SUV terá configurações de cinco e sete lugares. Em relação à tecnologia, o SUV conta com três telas no painel. Duas delas (instrumentos e display do passageiro) são de 23,6″. Enquanto isso, o multimídia tem tela vertical de 12,8″. Por fim, a segunda fileira traz outras duas telas com 12,8″ cada. No mais, há conexão por satélite e 38 sensores.

As entregas do YangWang U8 Premium Edition, mais voltado para o urbano, estão programadas para começar em outubro, com preços a partir de 1.089.000 yuans, pouco mais de R$ 752 mil em conversão direta. Por fim, versão Off-Road Master Edition deve ser anunciada posteriormente.

O Jornal do Carro também está no Instagram!


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Novo Renault Megane E-Tech elétrico: preço, tamanho e desempenho

Deixe sua opinião