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Camaro SS 1969 todo renovado parece 0km
Carro do leitor

Camaro SS 1969 todo renovado parece 0km

LUÍS FELIPE FIGUEIREDO A restauração do Camaro SS 1969 abaixo começou como um projeto pessoal e acabou dando origem a... leia mais

11 de nov, 2011 · 4 minutos de leitura.

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 Camaro SS 1969 todo renovado parece 0km

LUÍS FELIPE FIGUEIREDO

A restauração do Camaro SS 1969 abaixo começou como um projeto pessoal e acabou dando origem a uma empresa. Insatisfeito com a qualidade de outras reformas semelhantes, o administrador Dennis Oliveira decidiu tocar ele mesmo a reconstrução do Chevrolet que, segundo ele, é o único exemplar desse tipo e ano Brasil.

Fotos: Epitacio Pessoa/AE

“Foram três anos até aprender todos os macetes. Daí decidi transformar esse conhecimento em uma empresa. Já estamos com novos projetos encaminhados”, conta Oliveira. Sua oficina fica em Sorocaba, no interior do Estado.

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A reforma do Camaro levou um ano. O carro, que pertenceu a um diretor da GM, foi comprado em São Caetano do Sul. Estava aparentemente em bom estado. “Quando começamos a mexer, vimos que seria preciso muito mais trabalho. Não há um parafuso em que não mexemos”, conta o leitor.


As novas peças foram compradas todas nos EUA, desde painel até chapas da carroceria. “É um trâmite complicado, que também tivemos de aprender”, explica o empresário.

O carro está impecável, como se fosse zero-km e tivesse acabado de sair da concessionária. Houve cuidado até com detalhes como as plaquetas de identificação da marca nas portas e da pressão dos pneus.


A pintura na cor laranja consumiu o equivalente a R$ 27 mil em produtos. “Tive de refazer três vezes até acertar. Só de verniz foram 12 camadas”, diz Oliveira.


Ele não conta quanto investiu no carro. Afirma que obteve ofertas atraentes para vendê-lo, mas que recusou todas. “Nos Estados Unidos, um nesse estado vale de US$ 132 mil a US$ 140 mil (aproximadamente R$ 240 mil).

O Camaro de Oliveira faz parte do grupo que os ianques chamam de “show condition” (ou “qualidade de museu”), que só participa de apresentações e roda muito pouco. “Discordo dessa prática. Tem de curtir o carro.”

O motor V8 de 396 polegadas cúbicas (equivalente a 6,5 litros) funciona suavemente, sem falhas. Da versão L78, tem 375 cv. O câmbio M40 é automático de três marchas e também está perfeito e faz trocas sem trancos.


Este belo Chevrolet vai participar do Salão Internacional de Veículos Antigos, que ocorre no Anhembi entre os dias 24 e 27 deste mês.

O endereço de contato da empresa é www.the1performance.com.br.


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