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Jornal do Carro é eleito o melhor caderno automotivo do Brasil
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Jornal do Carro é eleito o melhor caderno automotivo do Brasil

Votação promovida pelo Jornalistas&Cia teve a participação de quase dois mil eleitores e deu o primeiro lugar ao Jornal do Carro

Redação

17 de abr, 2020 · 4 minutos de leitura.

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Jornal do Carro
Capa do Jornal do Carro
Crédito:Jornal do Carro

O Jornal do Carro do Estadão foi eleito o melhor caderno automotivo do Brasil em eleição promovida pelo Jornalistas&Cia. Segundo a organização, foram mais de dois mil votos. O JC somou 20.145 pontos, número bem à frente do segundo colocado, o Automóveis do Valor Econômico, com 12.975 pontos. Em terceiro lugar ficou o Carro etc do O Globo com 12.055 pontos.

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É a primeira vez que o Jornalistas&Cia faz esta eleição entre as publicações. Antes ela era restrita apenas a profissionais. Portanto, o Jornal do Carro é o primeiro vencedor. Haverá uma cerimônia formal para entregas dos prêmios. Mas ainda sem data definida por causa da quarentena para combater o coronavírus.

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O Jornal do Carro surgiu com 16 páginas em 4 de agosto de 1982, a partir de uma coluna publicada desde o lançamento do Jornal da Tarde, em 1966. O sucesso do suplemento foi imediato.

Um dos destaques era a pesquisa de preços de automóveis usados. O número de modelos contemplados passou de pouco mais de 30 carros e seis motocicletas, em 1982, para 1.420 modelos e quase 5 mil cotações.

Com a transferência para o Estadão, a abrangência e a circulação do Jornal do Carro aumentaram. Distribuído em toda a Grande São Paulo, o JC passou de uma tiragem média de 60 mil exemplares em 2012, ainda no JT, para cerca de 200 mil exemplares às quartas-feiras. Ainda hoje a edição de quarta é a mais vendida do Estadão. Atrás apenas do domingo, só pelo fato de vir com o JC.


Na quarentena com o Jornal do Carro

Pela primeira vez em seus quase 38 anos de história, o Jornal do Carro teve seu formato alterado de tabloide para standard. Como resultado, o caderno passou a ser encadernado na edição nacional do jornal. Outro impacto da mudança foi a decisão de interromper a publicação da tradicional tabela de preços, que acompanhava o conteúdo editorial do suplemento e sempre foi um de seus destaques.

O JC também ganhou uma página diária no caderno especial Na Quarentena, criado justamente para levar ao público informações de diversas editorias, com foco no impacto causado pela pandemia do novo coronavírus.

Integram hoje a equipe do Jornal do Carro o editor Tião Oliveira, o editor-assistente Diego Ortiz, e os repórteres Hairton Ponciano, José Antonio Leme e Igor Macário.


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