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Lego transforma carros e motos em desejos em menor escala
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Lego transforma carros e motos em desejos em menor escala

Linha Technic da Lego levou a ideia de carrinho de miniatura para outra escala

José Antonio Leme

07 de mai, 2020 · 10 minutos de leitura.

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LAND ROVER DEFENDER
Crédito:LEGO

A Lego surgiu em 1932, na Dinamarca, como uma empresa familiar. O sucesso da empresa veio com as crianças, especialmente nos anos 80, quando explodiu entre os pequenos, com suas peças de montar. A criatividade era o limite, ou quase. Com o tempo, a engenharia dos blocos de montar foi evoluindo para peças com novos formatos, contornos e até mobilidade.

Não demorou muito para que aquilo que até então era como um quebra-cabeça destinado a motivar a criatividade de infantes se tornasse também um brinquedo de criança grande. E como bem sabemos que “criança grande” adora uma miniatura, foi dentro da linha Technic que a Lego se expandiu para os jovens e adultos.

Essa linha existe desde 1977, quando foi criada com o nome de “Expert Builder”, ela foi renomeada para Technic em 1982. Porém, do modo como a conhecemos hoje, vendida em sets, já prontos para a criação de determinados produtos, incluindo peças pneumáticas ou motores elétricos, surgiu após os anos 2000.

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Com projetos elaborados, as tais peças móveis, pacotes preparados para criar determinados produtos ela acabou criando um nicho diferente para quem gosta de miniaturas, sejam de carros ou motos: as ‘miniaturas de Lego’. Do mais recente Land Rover Defender, que surgiu logo após o modelo de produção a BMW R 1200 GS, o mundo ficou pequeno para o que a marca já criou para os amantes dos motores.

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Land Rover Defender

A nova geração do jipe off-road britânico foi desenvolvido e concomitantemente a Lego criava sua versão. Com 2.573 peças, a miniatura reproduz perfeitamente as linhas e traz, entre outras coisas, suspensão independente nas quatro rodas, tração integral com três diferenciais e caixa de câmbio com engrenagens reais.


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Chevrolet Corvette ZR1

A versão mais brutal do esportivo americano na geração anterior ganhou também sua leitura com peças de montar. O kit do Corvette era mais ‘humilde’: eram 579 peças. O motor V8 tinha pistões móveis, as quatro saídas de escape, entre outros detalhes. Além disso, o carro podia ser transformado em um Hot Rod com o motor à mostra.

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Porsche 911 GT3 RS

Com certeza um dos kits mais procurados é o 911 GT3 RS lançado em 2016. Com 2.704 peças, ele trazia ainda um livro de colecionador com a história da Lego Technic e dos Porsche GT. Além da carroceria laranja, ele continha as molas de suspensão vermelhas, caixa de câmbio com aletas de trocas manuais e até detalhamento nas pinças de freio.

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Porsche 911 RSR

A Porsche voltou em uma segunda parceria com a Lego. Com 1.580 peças, as empresas lançaram o 911 RSR, que basicamente é a versão de pista do 911 de rua. A principal diferença desse modelo, na vida real, é o deslocamento do motor traseiro para o centro, para deixá-lo mais estável. No mais ele traz a asa traseira de corrida, difusor traseiro integrado, diferencial com trabalho visível, suspensão independente e o motor boxer seis cilindros com os pistões móveis. Outros detalhes da versão de corrida são a tela de radar, sistema de extintor de incêndio e um mapa da pista de Laguna Seca na porta do motorista.


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Aston Martin DB5 ‘James Bond’

Dos filmes do agente secreto com licença para matar para sua caixa de Lego. Com 1.295 peças, o kit do Aston Martin DB5 ‘James Bond’ recria o carro mais famoso do 007. Entre os detalhes copiados do carro do espião estão a placa giratória, metralhadoras escondidas sob os faróis e cortadores de pneus nas rodas. Há ainda o escudo contra tiros no vidro traseiro e o item mais amado: o banco com assento ejetor. Sob o capô há uma releitura do motor seis cilindros em linha e o interior tem o botão ejetor e o telefone integrado a porta.

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Bugatti Chiron

Tão rico em detalhes quanto o original é o Bugatti Chiron da linha Technic. O modelo tem 3.599 peças. Entre os detalhes que elevaram a categoria da miniatura estão os faróis de LEDs que acendem e o grau de detalhes do motor W16 com pistões que se movimentam. A transmissão que se movimenta tem oito marchas e é acionada por pequenas pás nos espaço dos pés do motorista. As suspensões se movimentam e a asa traseira pode ser aberta ou fechada, como no carro real com uma chave.

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Protótipo de Le Mans

Sem nome ou especificação, a Lego criou também um protótipo ao estilo dos de que corriam na categoria LMP1 nas 24 Horas de Le Mans. Batizado como ’24 Hour Race Car’ ele tinha 1.219 peças, motor V8 com pistões móveis, suspensão independente nas quatro rodas, abertura de portas e compartimento do motor. Assim como o Corvette, ele poderia ser transformado em outro carro, uma espécie de jipe off-road.


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BMW R 1200 GS

A primeira moto da linha Technic foi da parceria com a BMW. A big trail R 1200 GS, que agora já está em uma nova geração (R 1250 GS) ganhou as estantes do mundo. Com 603 peças, ela tinha o farol assimétrico clássico dos modelos da marca, trazia o motor dois cilindros opostos e as rodas pretas raiadas. O conjunto tinha ainda as duas malas laterais e o top case.

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LEGO

Harley-Davidson Fat Boy

A outra ‘motoca’ que é sonho de muitos em tamanho real e que também ganhou vida na prateleira de Lego foi a Fat-Boy. Um dos modelos mais cultuados da Harley-Davidson, o kit da custom tem 1.023 peças e foi baseado na última e atual geração. Ela detalhe bem itens como os discos de freio, o motor V2 com pistões móveis e a transmissão final por correia. Até os manetes de freio e embreagem são móveis. Além disso, o guidom também se movimenta e pequenos adesivos do símbolo da marca, o ‘Bar & Shield’ também fazer parte do pacote.

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DUCATI

 


Ducati Panigale V4 R

A mais recente inclusão ao pacote da Lego é a esportiva Panigale V4 R da Ducati. A marca italiana, situada em Borgo Panigale, fechou parceria para incluir no conjunto a versão mais agressiva da sua esportiva. São 646 peças, incluindo um suporte de roda traseira, ao estilo de competição. Ela tem ainda uma caixa de câmbio com duas marchas funcionais – a primeira moto da linha Technic com essa função. Como os demais produtos, os quatro pistões do motor são móveis, bem como guidom e as suspensões.

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