Você está lendo...
Porsche celebra 50 anos do modelo 911
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
História

Porsche celebra 50 anos do modelo 911

Thiago LascoA Porsche comemora neste ano cinco décadas de produção de um dos maiores ícones da indústria automobilística, o 911.... leia mais

25 de fev, 2013 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

 Porsche celebra 50 anos do modelo 911

Thiago Lasco

A Porsche comemora neste ano cinco décadas de produção de um dos maiores ícones da indústria automobilística, o 911. A marca vai expor quatro exemplares históricos do modelo em seu museu, em Stuttgart (Alemanha). Um quinto exemplar fará uma turnê por locais como Paris, Xangai, Califórnia e Austrália.

Publicidade


O modelo foi apresentado no Salão de Frankfurt de 1963 como 901. Como a Peugeot detinha os direitos de nomes de automóveis com três algarismos e um zero no meio, a Porsche teve de rebatizá-lo no lançamento.

Seu primeiro motor, um seis-cilindros de 2,2 litros, gerava 130 cv e alcançava 210 km/h. Depois, viriam propulsores 2.4, 3.0, 3.2 e 3.3. Versões com turbo começaram a ser oferecidas em 1974.


Em 1967, temendo que a lei norte-americana vetasse conversíveis, a marca criou uma versão que trazia uma barra de proteção central, o 911 Targa.

Uma das curiosidades é que os códigos de projetos utilizados internamente na fábrica acabaram sendo adotados pelos fãs do modelo para distinguir as sete gerações do carro.


A mais célebre delas foi a terceira, de 1988, oficialmente chamada de 911 Carrera 4, mas imortalizada como Série 964. Ela tinha tração integral, câmbio Tiptronic e direção hidráulica.

A quarta geração (Série 993), a última com motor refrigerado a ar, ganhou frente reestilizada e teto de vidro na versão Targa. Na quinta (Série 996), o interior veio mais luxuoso e as luzes de seta foram integradas aos faróis.


Na Série 991, geração mais recente, de 2011, o carro ficou mais “parrudo”, com distância entre-eixos e rodas maiores.

O Porsche 911 vendeu mais de 820 mil unidades no mundo, tornando-se o esportivo mais longevo da história. Seu desenho se mostrou eterno: inspirou todos os lançamentos seguintes da marca, do Cayenne ao Panamera, e foi tão marcante que abreviou a vida do modelo 928 (1978-1995), originalmente criado para tomar o seu lugar.

(Confira a fan page do Jornal do Carro no Facebook: https://www.facebook.com/JornaldoCarro)


Deixe sua opinião