A crise financeira que assola a América Latina fez o mercado brasileiro perder dois novos projetos de picapes que estariam em nossas ruas em breve, a Renault Alaskan e a Mercedes-Benz Classe X. Ambas seriam feitas na Argentina, na fábrica da Nissan, que recebeu um bom investimento para a produção de ambas e de sua Frontier (as três usam a mesma plataforma).
Como a Argentina vive uma das suas maiores recessões da história, com direito a congelamento de preços, as marcas francesa e alemã recuaram. As vendas para o Brasil poderiam segurar este investimento, mas os últimos boletins de projeção de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) de apenas 1,7% neste ano no País fizeram as montadoras não arriscar.
Como são de produtos de alto valor agregado, em especial a Mercedes Classe X, que poderia chegar aos R$ 300 mil em algumas versões, um baixo crescimento econômico faz os compradores desistirem de abrir a carteira para um montante tão alto.
Publicidade
Carros que perderam o prestígio
CARROS QUE PERDERAM PRESTÍGIO
Cheios de classe, estilo, potência e para a época, tecnologia. Hoje, alguns carros que já foram objeto de desejo perderam muito do prestígio. Isso porque a maioria das unidades foram mal cuidadas e quando ainda tinha peças de reposição caras, foram sendo abandonados aos poucos. Claro, há exemplares bem cuidados e cada vez mais raros desses modelos FOTO: CLAUDIO TEIXEIRA/ESTADÃO
FIAT TEMPRA
Cheios de classe, estilo, potência e para a época, tecnologia. Hoje, alguns carros que já foram objeto de desejo perderam muito do prestígio. Isso porque a maioria das unidades foram mal cuidadas e quando ainda tinha peças de reposição caras, foram sendo abandonados aos poucos. Claro, há exemplares bem cuidados e cada vez mais raros desses modelos. FOTO: FIAT/DIVULGAÇÃO
CHEVROLET OPALA
Cheios de classe, estilo, potência e para a época, tecnologia. Hoje, alguns carros que já foram objeto de desejo perderam muito do prestígio. Isso porque a maioria das unidades foram mal cuidadas e quando ainda tinha peças de reposição caras, foram sendo abandonados aos poucos. Claro, há exemplares bem cuidados e cada vez mais raros desses modelos FOTO: CHEVROLET/DIVULGAÇÃO
VOLKSWAGEN GOLF
Cheios de classe, estilo, potência e para a época, tecnologia. Hoje, alguns carros que já foram objeto de desejo perderam muito do prestígio. Isso porque a maioria das unidades foram mal cuidadas e quando ainda tinha peças de reposição caras, foram sendo abandonados aos poucos. Claro, há exemplares bem cuidados e cada vez mais raros desses modelos FOTO: VOLKSWAGEN/DIVULGAÇÃO
FIAT BRAVA
Cheios de classe, estilo, potência e para a época, tecnologia. Hoje, alguns carros que já foram objeto de desejo perderam muito do prestígio. Isso porque a maioria das unidades foram mal cuidadas e quando ainda tinha peças de reposição caras, foram sendo abandonados aos poucos. Claro, há exemplares bem cuidados e cada vez mais raros desses modelos FOTO: FIAT/DIVULGAÇÃO
CHEVROLET OMEGA
Cheios de classe, estilo, potência e para a época, tecnologia. Hoje, alguns carros que já foram objeto de desejo perderam muito do prestígio. Isso porque a maioria das unidades foram mal cuidadas e quando ainda tinha peças de reposição caras, foram sendo abandonados aos poucos. Claro, há exemplares bem cuidados e cada vez mais raros desses modelos FOTO: CHEVROLET/DIVULGAÇÃO
FIAT MAREA
Cheios de classe, estilo, potência e para a época, tecnologia. Hoje, alguns carros que já foram objeto de desejo perderam muito do prestígio. Isso porque a maioria das unidades foram mal cuidadas e quando ainda tinha peças de reposição caras, foram sendo abandonados aos poucos. Claro, há exemplares bem cuidados e cada vez mais raros desses modelos FOTO: TIÃO OLIVEIRA/ESTADÃO
CHEVROLET ASTRA
Cheios de classe, estilo, potência e para a época, tecnologia. Hoje, alguns carros que já foram objeto de desejo perderam muito do prestígio. Isso porque a maioria das unidades foram mal cuidadas e quando ainda tinha peças de reposição caras, foram sendo abandonados aos poucos. Claro, há exemplares bem cuidados e cada vez mais raros desses modelos FOTO: SAULO MAZZONI/ESTADÃO
FIAT TIPO
Cheios de classe, estilo, potência e para a época, tecnologia. Hoje, alguns carros que já foram objeto de desejo perderam muito do prestígio. Isso porque a maioria das unidades foram mal cuidadas e quando ainda tinha peças de reposição caras, foram sendo abandonados aos poucos. Claro, há exemplares bem cuidados e cada vez mais raros desses modelos FOTO: SAULO MAZZONI/ESTADÃO
VOLKSWAGEN BORA
Cheios de classe, estilo, potência e para a época, tecnologia. Hoje, alguns carros que já foram objeto de desejo perderam muito do prestígio. Isso porque a maioria das unidades foram mal cuidadas e quando ainda tinha peças de reposição caras, foram sendo abandonados aos poucos. Claro, há exemplares bem cuidados e cada vez mais raros desses modelos FOTO: VOLKSWAGEN/DIVULGAÇÃO
Tanto Renault quanto Mercedes continuam comunicando oficialmente que os modelos não foram descartados, mas sim apenas postergados para o ano que vem, não se sabe ainda em qual período. Ocorre que estas picapes já estão no mercado desde o ano passado em vários países. E perigam chegar por aqui no fim de 2020, com praticamente três anos de vida, já em fase de implementação para ganharem reestilizações ou novas gerações.
Portanto, é uma conta de investimento que não fecha com facilidade. A Renault Alaskan, inclusive, seria uma das atrações da marca no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro do ano passado, e sequer foi citada, colocada de canto no estande após os dias de imprensa.
Picapes estão entre os segmentos mais disputados do Brasil, perdendo apenas para o de hatchs compactos e SUVs. Por isso é de se estranhar que Renault e Mercedes estejam tão pessimistas assim, a ponto de atrasar tanto a chegada de seus produtos. Mas como as vendas de automóveis não estão tão boas assim em lugar nenhum do mundo (EUA e China são exceções), pode não ser mesmo hora de arriscar. Se acionista fosse de uma das duas, também não assinaria esse cheque em branco.
Carros de sucesso que não existem aqui
NISSAN ROGUE/X-TRAIL
Entre sedãs, hatches, SUV e esportivos, há bons carros que não chegam por aqui, mas que são sucesso lá fora FOTO: NISSAN/DIVULGAÇÃO
RENAULT MEGANE RS
Entre sedãs, hatches, SUV e esportivos, há bons carros que não chegam por aqui, mas que são sucesso lá fora FOTO: RENAULT/DIVULGAÇÃO
FORD F-150
Entre sedãs, hatches, SUV e esportivos, há bons carros que não chegam por aqui, mas que são sucesso lá fora FOTO: FORD/DIVULGAÇÃO
DODGE CHALLENGER
Entre sedãs, hatches, SUV e esportivos, há bons carros que não chegam por aqui, mas que são sucesso lá fora FOTO: DODGE/DIVULGAÇÃO
FORD FIESTA
Entre sedãs, hatches, SUV e esportivos, há bons carros que não chegam por aqui, mas que são sucesso lá fora FOTO: FORD/DIVULGAÇÃO
RENAULT CLIO
Entre sedãs, hatches, SUV e esportivos, há bons carros que não chegam por aqui, mas que são sucesso lá fora FOTO: RENAULT/DIVULGAÇÃO
MAZDA 3
Entre sedãs, hatches, SUV e esportivos, há bons carros que não chegam por aqui, mas que são sucesso lá fora FOTO: MAZDA/DIVULGAÇÃO
TESLA MODEL S
Entre sedãs, hatches, SUV e esportivos, há bons carros que não chegam por aqui, mas que são sucesso lá fora FOTO: TESLA/DIVULGAÇÃO
HONDA CIVIC TYPE-R
Entre sedãs, hatches, SUV e esportivos, há bons carros que não chegam por aqui, mas que são sucesso lá fora FOTO: HONDA/DIVULGAÇÃO
HYUNDAI I30
Entre sedãs, hatches, SUV e esportivos, há bons carros que não chegam por aqui, mas que são sucesso lá fora FOTO: HYUNDAI/DIVULGAÇÃO
Newsletter Jornal do Carro - Estadão
Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.