Para o Uber, ter um carro faz não sentido. Pelo menos este é o foco da nova campanha publicitária do aplicativo de transporte, que sugere que as pessoas os vendam. Até um site chamado pesodoseucarro foi criado para que as usuários calculem quanto ter um veículo pesa no orçamento.
O cálculo leva em conta diferentes variáveis, como o valor do carro, a distância percorrida diariamente, gastos com manutenção, seguro, IPVA e combustível. É envolvido até o aspecto emocional da coisa.
Leia mais:
Instagram: @dicopr
Na ponta do lápis, fica mesmo difícil defender o carro como meio de tranporte. A desvalorização é grande, o preço de aquisição é muito alto e o do combustível também. Isso sem falar nos juros das prestações e seguro cada vez mais alto por conta da situação caótica de segurança das grandes cidades brasileiras.
Veja mais: Carros que devem chegar e fazer sucesso no Brasil
1/9
Volkswagen T-Cross
O SUV derivado do Polo deverá estrear no Salão do Automóvel, este ano. Espera-se uma briga acirrada com Jeep Renegade, Honda HR-V e companhia. As vendas estão previstas para começar no primeiro semestre do ano que vem.
2/9
Mercedes-Benz Classe X
A picape da Mercedes-Benz deve estrear no Brasil no ano que vem, para enfrentar as versões mais luxuosas de Toyota Hilux, Volkswagen Amarok, Ford Ranger, Chevrolet S10, etc. Ela divide a plataforma com Nissan Frontier e Renault Alaskan, que também chegará em 2019.
3/9
Volkswagen Jetta
O sedã médio da Volkswagen passou por uma mudança radical, e deve voltar renovado ao Brasil ainda este ano, para reativar a briga com Chevrolet Cruze e Honda Civic. A plataforma é nova (MQB) e as dimensões aumentaram, assim como a tecnologia.
4/9
Citroën C4 Cactus
A Citroën está apostando todas as suas fichas no SUV C4 Cactus, que será lançado no fim deste mês. O modelo, que utiliza a plataforma do Peugeot 2008, terá opção de motor 1.6 turbo THP e câmbio automático de seis marchas, além de boa dose de tecnologia.
5/9
Volkswagen Polo e Virtus GTS
A Volkswagen não confirma, mas está preparando uma versão esportiva para o Polo e o Virtus. Denominada GTS (sigla clássica dos esportivos da montadora), ela deverá ser oferecida com motor 1.4 turbo de 150 cv (a foto é da série especial Beats).
6/9
Mercedes-Benz Classe A
A quarta geração do Classe A será lançada no Brasil no Salão do Automóvel. Além das linhas mais modernas, o modelo (disponível com carroceria hatch e sedã) cresceu e traz muito mais tecnologia, o que inclui recursos como inteligência artificial e realidade aumentada.
7/9
Toyota RAV4
A quinta geração do SUV médio da Toyota estreou no início deste ano, no Salão de Nova York, e deve desembarcar no Brasil no ano que vem, para enfrentar Honda CR-V e Volkswagen Tiguan, entre outros. Ao contrário do rival CR-V, que passou a utilizar plataforma do Civic (um modelo menor), o RAV4 passou a empregar a base do Camry e Avalon, modelos maiores.
8/9
Kia Rio
O Kia Rio já foi homologado no Brasil. Os dados de consumo, com motor 1.6 16V flexível (o mesmo do Hyundai HB20), até já constam da tabela do Inmetro. Pelo porte e pelas formas, o modelo produzido no México, e que estará no Salão do Automóvel, pode ser um forte concorrente do Polo.
9/9
Chery Tiggo
Com a troca de comando no Brasil (a empresa agora é gerida pelo grupo brasileiro Caoa), a Chery está renascendo com nova força. E o SUV Tiggo 4 (que aqui será Tiggo 5) deverá ser apresentado no Salão do Automóvel, para brigar num dos segmentos mais disputados do momento.
Mas há o conforto também. De pegar o carro a hora que quiser e ir para qualquer lugar sem calcular nada. De pode pingar em mil lugares diferentes sem ter que dar bom dia para 10 motoristas distintos. Poder dar aquele beijo animado esperando o semáforo abrir sem ter ninguém olhando pelo retrovisor. Todos aspectos emocionais, confesso, mas como eu disse, não há mais razão em se ter um carro. Financeira não.
Vendam seus carros. Ou não!
Mas será que a razão tem mesmo que vencer sempre. Para o Uber, parabéns, a campanha é brilhante e fez até eu, um apaixonado por carros, refletir sobre o assunto. Eu não vejo o carro como um mero meio de transporte, nem nunca verei. Mas sou cada vez mais exceção. Se você, assim como o Uber, acha que as pessoas não precisam mais ter carros, venda mesmo, faça as contas e venda. Será vantajoso para você. Já eu vou gostar de rodar nas ruas cada vez mais vazias, cheias de carros compartilhados.
Newsletter Jornal do Carro - Estadão
Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.