Os primos Angelo Antonio Burgos Rossetto, de 29 anos, e Roberto Covatti Rossetto, de 33, moram na zona leste de São Paulo e cultivam uma paixão em comum: o Ford Galaxie. Cada um tem o seu, de anos e, principalmente, de estilos diferentes.
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O exemplar de Angelo, um Galaxie 500 fabricado em 1972, chama a atenção pela tonalidade de verde e pela beleza e simplicidade do acabamento externo, com seus imensos para-choques cromados, dois pares de faróis dispostos na vertical e uma imensa grade também cromada, com o centro pintado na cor do veículo – além do charme típico dos carros anos 70.
Já o Landau 1979 cinza de Roberto prima pela elegância do teto de vinil, do vigia traseiro de dimensões menores, da frente com quatro faróis dispostos na posição horizontal e do conjunto de lanternas traseiras também “deitadas”. Os dois carros têm câmbio manual.
Os primos são sócios num negócio que começou por acaso e hoje rende algum dinheiro à dupla: casamentos. “Começamos por acaso, há quatro anos, atendendo a pedidos de família, mas os pedidos de fora surgiram e resolvemos tornar a coisa profissional”, diz Angelo, que trabalha como consultor e tem seu Galaxie desde 2008. Roberto, comerciante, divide o Landau com o pai e também entrou no negócio. “Os noivos escolhem qual dos carros querem usar no dia do casamento e o pacote de serviços”, diz.
Apesar do uso profissional, o que dá mesmo aos prazer aos primos são os passeios e viagens de fim de semana. Roberto tem quatro filhos, de 14, 11, 5 e 2 anos, que não dispensam uma volta no Landau. “Eu falo em passeare eles pulam para dentro do carro”, conta. A manutenção do Ford é feita pelo pai dele. “É um carro de família mesmo”, explica.
Sonho de consumo de muito brasileiro até hoje, o Galaxie foi o primeiro automóvel de passeio fabricado pela Ford no Brasil. Apresentado no 5º Salão do Automóvel, em 1966, ficou em linha durante 16 anos, de fevereiro de 1967 a fevereiro de 1983 – do final dos anos 1910 até meados dos anos 60, a montadora americana fabricava no Brasil somente caminhões e utilitários. Esses veículos comerciais, por sinal, emprestaram ao Galaxie, no início da produção, o motor V8 272 de 164 cv e o câmbio de três marchas, o que facilitou muito a produção.
Em 1969, surgiram o V8 292 de 190 cv na versão LTD e a opção de câmbio automático. Em 1976 ocorreu a maior mudança de estilo do modelo. Os faróis foram dispostos na horizontal, com piscas nas extremidades, e a traseira ficou mais “baixa”, com redesenho das lanternas. O modelo também teve versão a álcool.
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