Placa Amarela

XR3, estrela há 30 anos

Evento imperdível por quem gosta de carro, o Salão do Automóvel é realizado desde 1960. Este ano, ele acontecerá de... leia mais

Roberto Bascchera

30 de mai, 2014 · 3 minutos de leitura.

XR3, estrela há 30 anos

Evento imperdível por quem gosta de carro, o Salão do Automóvel é realizado desde 1960. Este ano, ele acontecerá de 30 de outubro a 9 de novembro, muito provavelmente com casa cheia, como nas 27 edições anteriores.  E máquinas que na memória de muita gente parecem ter sido lançadas “ontem”, já estão ganhando placa preta.

Um desses casos é o do Escort XR3 Conversível. Estrela do salão de 1984, ele virou sonho de consumo de muito garoto na época. Para a maioria deles, a novidade ficou no sonho mesmo, porque o preço era considerado salgado…

Publicidade


A sigla XR3 remetia a esportividade, apesar de o desempenho não ser exatamente o de um puro-sangue por causa dos limites do motor CHT 1.6 alimentado por carburador, um atraso em relação à versão europeia. Mas com preparação de fábrica, ele rendia cerca de 10 cv a mais que a versão “normal”, chegando aos 82 cv e 12 kgmf de torque.

O caprichado padrão de acabamento Ford da época e o conforto proporcionado por ar-condicionado, vidros elétricos e bancos esportivos agradavam. Os faróis de longo alcance e de neblina e as belas rodas também não deixavam o carro passar despercebido.

Na campanha publicitária, a Ford chamava o XR3 de “a máquina total”, e destacava que a versão conversível proporcionava “a mesma emoção, a mesma segurança e o mesmo prazer de dirigir” da versão com capota rígida, mas “agora também ao ar livre”. Tudo somado, o XR3 foi um sucesso na época, e hoje é cobiçado por colecionadores. Gente que, na época, não tinha dinheiro para comprar o carro, mas hoje, passados, 30 anos, quer passear com os cabelos ao vento.


 

Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.