A temporada de premiações do cinema termina no domingo (24), com o Oscar 2019. Os vencedores serão conhecidos a partir das 22 horas, no horário de Brasília. E quais serão os carros dos indicados aos prêmios de melhores ator, atriz, etc?
Vamos começar pela garota que é a sensação do Oscar 2019, Lady Gaga. Por “Nasce uma Estrela”, a diva pop concorre aos prêmios de atriz e melhor canção original (“Shallow”).
Você sabia que Gaga tem uma belíssima coleção de carros? E que esta coleção inclui não apenas um, mas dois Rolls-Royce Phantom?
A lista de carros de Lady Gaga, no entanto, tem outras categorias de automóveis, como superesportivos e muitos clássicos. Muitos mesmo.
Stefani Germanotta (verdadeiro nome de Lady Gaga) já foi vista ao volante de um Lamborghini Huracán, um Porsche Boxster e um Audi R8. Porém, os modelos que chamam mesmo a atenção na coleção da estrela são os clássicos.
LEIA TAMBÉM
Lady Gaga já foi vista ao volante de diversos antigos. Entre os destaques estão um Lincoln Continental 1965, um Ford Mustang dos anos 60, uma picape Chevrolet El Camino e um Ford Bronco.
Já o parceiro de Lady Gaga em “Nasce uma Estrela”, Bradley Cooper, indicado ao prêmio de ator no Oscar 2019, não parece ser tão fã de automóveis. Pouco se sabe sobre os carros que ele já teve.
Em 2011, Cooper disse em entrevista ser dono de um Toyota Prius e um Mercedes-Benz Classe G AMG. Em entrevista mais recente, falou que, quando o assunto é carro clássico, seu sonho é um Mustang 1965. “Porque meu pai teve um”, justificou.
Veja também: Os 15 melhores momentos de ‘Velozes e Furiosos’
Momentos que ficaram na memória
Dezesseis anos após o lançamento de "Velozes e Furiosos", chegou ao cinema o oitavo filme da franquia. O longa estreou no Brasil na quinta-feira, 13 de abril, e é o primeiro sem o personagem de Paul Walker, Brian O'Conner. Aqui, o Jornal do Carro faz uma retrospectiva com os 15 melhores momentos dos sete primeiros filmes.
1 - Primeira corrida (Velozes e Furiosos, 2001)
A primeira corrida entre Dominic Toretto (Vin Diesel) e Brian O'Conner (Paul Walker) é o momento que prende a atenção dos expectadores no primeiro filme. Ali, já ficam claros alguns temas que serão explorados não apenas no longa, mas em toda a trama, como a predileção de Dom por carros americanos e a de Brian, por japoneses, além da impossibilidade do personagem de Walker vencer o de Diesel em uma corrida de rua, algo que vai durar por muitos e muitos capítulos
2 - Brian e Mia
Na volta para casa, após o primeiro encontro com Brian, Mia (Jordana Brewster) mostra que não é apenas a frágil e doce irmã de Toretto. Ela impressiona o futturo marido com suas habilidades ao volante.
3 - Nasce uma amizade
Após a primeira corrida entre Dom e Brian, a polícia chega, e todo mundo foge. Toretto fica para trás, e Brian volta para ajudá-lo. Após uma noite tumultuada, ele aparece na oficina do personagem de Diesel com um Toyota Supra sucateado: "Esta aqui o seu carro de dez segundos", diz ao rei das corridas de rua. Ali, começava a nascer a amizade que é o ponto central da trama.
4 - Charger x Supra
No desfecho do primeiro filme, há uma bela corrida entre Dom, com o Dodge Charger que chega a empinar, e Brian, com o ex-Toyota Supra sucateado que, enfim, virou o "carro de dez segundos"
5 - O drift de Sean (Desafio em Tóquio, 2006)
O ponto alto do primeiro filme, que não tem a turma de Toretto (embora o personagem apareça no final), é o momento em que Boswell (Lucas Black) aprende a fazer drift
6 - A volta da turma (Velozes e Furiosos 4, 2009)
Depois de dois filmes sem Toretto, Letty e Mia (do segundo, participou apenas o Brian de Paul Walker e no terceiro, o elenco é totalmente diferente), os personagens estão de volta. O o enredo volta a Los Angeles, depois de passar por Miami (segundo filme) e Tóquio (terceiro), mas há também cenas no México.
7 - Dom x Brian
A primeira corrida entre Dom e Brian em "Velozes e Furiosos 4", nas ruas de Los Angeles, tem um pouco de rivalidade entre eles. Porém, esse clima logo vai passar e os dois voltarão às boas.
8 - Brian, enfim, vence Toretto
A corrida com carros de polícia nas ruas do Rio é a primeira em que Brian vence Dom. A comemoração eufórica, porém, é logo substituída por total frustração. Os outros amigos envolvidos na prova acabam contando que Toretto deixou O'Conner ganhar, tirando o pé no final. Foi como um presente de Dom a Brian, por o ex-tira ser o pai de seu sobrinho, já que Mia está grávida.
9 - Estão todos ricos
Tej (Ludacris) abre um cofre que foi alvo de um complicado roubo no Rio de Janeiro e a cara de satisfação é geral: estão todos ricos
10 - Dom descobre que Letty está viva (Velozes e Furiosos 6, 2013)
O oficial do FBI Luke Hobbs procura Toretto em seu retiro na Espanha para contar que Letty (Michelle Rodriguez), o amor da vida do protagonista, está viva e trabalha para uma quadrilha em Londres. De quebra, pede a ajuda de Dom e seus amigos para tentar desmantelar essa quadrilha, chefiada por Shawn (Luke Evans)
11 - Koenigsegg
Todo convencido, Roman (Tyrese Gibson) chega à oficina de Tej com um Koenigsegg CCXR, raríssimo, que, segundo seu dono, foi comprado de um bilionário árabe e é o único do mundo ocidental. Mas a decepção não tarda a chegar: Tej também tem um CCXR. Idêntico até na cor.
12 - Letty x Dom
É eletrizante e um tanto romântica a corrida entre Dom e Letty, que perdeu a memória e não se lembra de seu amor, nas ruas de Londres. E quem dá a largada é a atriz e cantora Rita Ora.
13 - Roman amarelou (Velozes e Furiosos 7, 2015)
Roman é o personagem mais cômico da franquia. Quando a equipe de Toretto decide saltar de carro de um avião para cumprir uma missão no Oriente Médio, o amigo de Brian "amarela" totalmente. Ele se recusa a saltar, mas de nada adianta. Os outros integrantes da equipe liberam seu carro no ar, e ele desce gritando e dizendo todo tipo de impropério aos amigos
14 - O voo do Lykan
O ponto alto do sétimo filme é o momento em que o Lykan HyperSport, após diversas peripécias, salta do Etihad Towers, em Abu Dabi - comandado por Toretto e com O'Conner no banco do carona
15 - A despedida
A cena final de "Velozes 7" é de arrancar lágrimas até dos olhos dos mais insensíveis. Na despedida de Paul Walker, morto em 2013, da franquia, ele e Toretto se encontram em uma estrada e dirigem juntos ao som de "See you again", de Wiz Khalifa.
Indicadas ao Oscar 2019
As demais concorrentes ao Oscar 2019 de atriz não são vistas frequentemente guiando carros que chamam a atenção. Já entre as indicadas ao prêmio de atriz coadjuvante, a marca que faz sucesso é a Audi.
Amy Adams, que concorre ao prêmio por “Vice”, é frequentemente vista em Los Angeles ao volante de um SUV Q5. Já Emma Stone (“A Favorita”) guia um sedã com apelo esportivo S8.
Emma Stone tem um Audi S8 (Foto: Audi/Divulgação)
O mais curioso, porém, é o carro de Rachel Weisz, também indicada por “A Favorita”. Em entrevista a Jay Leno, a britânica disse que ganhou do marido, Daniel Craig, um Jaguar dos anos 70. “Conversível e com motor V12”, ela falou. Rachel, porém, não revelou qual é o modelo.
Indicados ao Oscar 2019
Os meninos do Oscar 2019 parecem não ser fãs de carros luxuosos e rápidos. Caso de Christian Bale, indicado por “Vice”. Há anos, ele é visto rodando por Los Angeles ao volante de uma picape Toyota Tacoma.

Dizem, em Hollywood, que Bale é dono de um Mercedes-Benz C 43 AMG (acima). O exemplar, porém, não é novo, e sim 1999.
William Dafoe (“No Portal da Eternidade”) foi visto no ano passado, no Festival de Veneza, em nada menos que um Lamborghini Urus. E na cor amarela. Bom gosto?
O problema é que o carro não é dele. Fazia parte da frota da Lamborghini destinada a transporte de astros do festival. A foto foi posta no Twitter oficial da montadora italiana.

Rami Malek andou de Rolls-Royce em “Bohemian Rhapsody” (conheça aqui o modelo original, de Freddie Mercury, o qual interpreta no filme). Porém, não conta qual é seu carro na vida real.
Porém, recentemente Malek contou que estava ao volante de seu carro quando, pela primeira vez, se viu em um outdoor da série “Mr. Robot”. O susto foi tão grande que ele acabou batendo o veículo.
Carros e motos que brilharam no cinema em 2018
Infiltrado na Klan
Os carros de cinema da comédia dramática de Spike Lee indicada ao Globo de Ouro são americanos dos anos 70. A maioria é da Chevrolet (Blazer, picape da série C e Nova).
Deadpool 2
Além da perseguição de Vespa, chama a atenção no segundo filme a sequência em que o herói (Ryan Reynolds) pega carona num Crown Victoria amarelo. O carro foi criado pela Ford para ser táxi e carro de polícia.
Nasce uma estrela
Releitura desse clássico está na lista de indicados ao Globo de Ouro e traz uma bela e customizada motocicleta Harley-Davidson Breakout CVO embalando o romance dos personagens de Lady Gaga e Bradley Cooper.
Bumblebee
Nos quadrinhos, o robô era um Fusca. No derivado de Transformers, volta às origens – com Hailee Steinfeld ao volante.
A forma da água
No perturbador vencedor do Oscar 2018, o vilão da história (Michael Shannon) visita uma concessionária e escolhe um belíssimo Cadillac 62, descrito pelo vendedor como “o Taj Mahal sobre rodas.”
Me chame pelo seu nome
Os carros ajudam a contextualizar a época em que se passa o filme (início dos anos 80). Entre os carros de cinema de destaque do drama com Timothée Chalamet e Armie Hammer, ambientado na Itália, há este Fiat 128 do fim da década de 70.
Cinquenta tons de liberdade
No derradeiro capítulo da série dos carros de cinema chamam a atenção. Um deles é o R8. Ao volante do Audi, Ana (Dakota Johnson) foge em alta velocidade de um suspeito motorista de um Dodge Durango, com seu amado Christian Grey (Jamie Dornan) no banco do carona.
Pantera Negra
A Lexus usou o filme para promover o LC 500, que é o carro do personagem principal (Chadwick Boseman). Antes de estrear no cinema, o carro apareceu em um comercial do filme no intervalo do Super Bowl (acima).
Newsletter Jornal do Carro - Estadão
Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.