Primeira Classe

Os carros dos indicados ao Oscar 2019

Entre as estrelas do Oscar 2019, Lady Gaga é uma das que têm uma bela coleção de carros

Rafaela Borges

23 de fev, 2019 · 6 minutos de leitura.

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Oscar 2019
Crédito: Lady Gaga já foi vista ao volante de um Ford Bronco (Foto: Pinterest/Reprodução)

A temporada de premiações do cinema termina no domingo (24), com o Oscar 2019. Os vencedores serão conhecidos a partir das 22 horas, no horário de Brasília. E quais serão os carros dos indicados aos prêmios de melhores ator, atriz, etc?

Vamos começar pela garota que é a sensação do Oscar 2019, Lady Gaga. Por “Nasce uma Estrela”, a diva pop concorre aos prêmios de atriz e melhor canção original (“Shallow”).

Você sabia que Gaga tem uma belíssima coleção de carros? E que esta coleção inclui não apenas um, mas dois Rolls-Royce Phantom?

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A lista de carros de Lady Gaga, no entanto, tem outras categorias de automóveis, como superesportivos e muitos clássicos. Muitos mesmo.

Stefani Germanotta (verdadeiro nome de Lady Gaga) já foi vista ao volante de um Lamborghini Huracán, um Porsche Boxster e um Audi R8. Porém, os modelos que chamam mesmo a atenção na coleção da estrela são os clássicos.

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Lady Gaga já foi vista ao volante de diversos antigos. Entre os destaques estão um Lincoln Continental 1965, um Ford Mustang dos anos 60, uma picape Chevrolet El Camino e um Ford Bronco.

Já o parceiro de Lady Gaga em “Nasce uma Estrela”, Bradley Cooper, indicado ao prêmio de ator no Oscar 2019, não parece ser tão fã de automóveis. Pouco se sabe sobre os carros que ele já teve.


Em 2011, Cooper disse em entrevista ser dono de um Toyota Prius e um Mercedes-Benz Classe G AMG. Em entrevista mais recente, falou que, quando o assunto é carro clássico, seu sonho é um Mustang 1965. “Porque meu pai teve um”, justificou.

Veja também: Os 15 melhores momentos de ‘Velozes e Furiosos’

 


Indicadas ao Oscar 2019

As demais concorrentes ao Oscar 2019 de atriz não são vistas frequentemente guiando carros que chamam a atenção. Já entre as indicadas ao prêmio de atriz coadjuvante, a marca que faz sucesso é a Audi.

Amy Adams, que concorre ao prêmio por “Vice”, é frequentemente vista em Los Angeles ao volante de um SUV Q5. Já Emma Stone (“A Favorita”) guia um sedã com apelo esportivo S8.

 


Emma Stone tem um Audi S8 (Foto: Audi/Divulgação)

 

O mais curioso, porém, é o carro de Rachel Weisz, também indicada por “A Favorita”. Em entrevista a Jay Leno, a britânica disse que ganhou do marido, Daniel Craig, um Jaguar dos anos 70. “Conversível e com motor V12”, ela falou. Rachel, porém, não revelou qual é o modelo.


Indicados ao Oscar 2019

Os meninos do Oscar 2019 parecem não ser fãs de carros luxuosos e rápidos. Caso de Christian Bale, indicado por “Vice”. Há anos, ele é visto rodando por Los Angeles ao volante de uma picape Toyota Tacoma.

Segundo a imprensa dos EUA, Christian Bale tem um Classe C 1999, mas em versão AMG (Foto: Mercedes-Benz/Divulgação)

 


Dizem, em Hollywood, que Bale é dono de um Mercedes-Benz C 43 AMG (acima). O exemplar, porém, não é novo, e sim 1999.

William Dafoe (“No Portal da Eternidade”) foi visto no ano passado, no Festival de Veneza, em nada menos que um Lamborghini Urus. E na cor amarela. Bom gosto?

O problema é que o carro não é dele. Fazia parte da frota da Lamborghini destinada a transporte de astros do festival. A foto foi posta no Twitter oficial da montadora italiana.


William Dafoe surgiu de Urus no Festival de Veneza de 2018 (Foto: Lamborghini/Divulgação)

 

Rami Malek andou de Rolls-Royce em “Bohemian Rhapsody” (conheça aqui o modelo original, de Freddie Mercury, o qual interpreta no filme). Porém, não conta qual é seu carro na vida real.


Porém, recentemente Malek contou que estava ao volante de seu carro quando, pela primeira vez, se viu em um outdoor da série “Mr. Robot”. O susto foi tão grande que ele acabou batendo o veículo.

Carros e motos que brilharam no cinema em 2018

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Oficina Mobilidade

Sistemas de assistência do carro podem apresentar falhas

Autodiagnóstico geralmente ajuda a solucionar um problema, mas condutor precisa estar atento

22 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Os veículos modernos mais caros estão repletos de facilidades para a vida do motorista e, dependendo do nível, podem até ser considerados semiautônomos. Câmeras, sensores, radares e softwares avançados permitem que eles executem uma série de funções sem a intervenção do condutor.

As tecnologias incluem controlador de velocidade que monitora o carro à frente e mantém a velocidade, assistente para deixar o veículo entre as faixas de rolagem, detectores de pontos cegos e até sistemas que estacionam o automóvel, calculando o tamanho da vaga e movimentando volante, freio e acelerador para uma baliza perfeita.

Tais sistemas são chamados de Adas, sigla em inglês de sistemas avançados de assistência ao motorista. São vários níveis de funcionamento presentes em boa parte dos veículos premium disponíveis no mercado. Esses recursos, no entanto, não estão livres de falhas e podem custar caro para o proprietário se o carro estiver fora da garantia.

“Os defeitos mais comuns dos sistemas de assistência ao motorista estão relacionados ao funcionamento dos sensores e às limitações do sistema ao interpretar o ambiente”, explica André Mendes, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

Recalibragem necessária

O professor explica que o motorista precisa manter sempre os sensores limpos e calibrados. “O software embarcado deve estar atualizado, e a manutenção mecânica e elétrica, ser realizada conforme recomendações do fabricante”, recomenda.

Alguns sistemas conseguem fazer um autodiagnóstico assim que o carro é ligado, ou seja, eventuais avarias são avisadas ao motorista por meio de mensagens no painel. As oficinas especializadas e as concessionárias também podem encontrar falhas ao escanear o veículo. Como esses sistemas são todos interligados, os defeitos serão informados pela central eletrônica.

A recalibragem é necessária sempre que houver a troca de um desses dispositivos, como sensores e radares. Vale também ficar atento ao uso de peças por razões estéticas, como a das rodas originais por outras de aro maior. É prudente levar o carro a uma oficina especializada para fazer a checagem.

Condução atenta

A forma de dirigir também pode piorar o funcionamento dos sensores, causando acidentes. É muito comum, por exemplo, o motorista ligar o piloto automático adaptativo e se distrair ao volante. Caso a frenagem automática não funcione por qualquer motivo, ele precisará agir rapidamente para evitar uma batida ou atropelamento.

Então, é fundamental usar o equipamento com responsabilidade, mantendo sempre os olhos na via, prestando atenção à ação dos outros motoristas. A maioria dos carros possui sensores no volante e desabilita o Adas se “perceber” que o condutor não está segurando a direção.

A desativação ocorre em quase todos os modelos se o assistente de faixa de rolagem precisar agir continuamente, sinal de que o motorista está distraído. Alguns carros, ao “perceber” a ausência do condutor, param no acostamento e acionam o sistema de emergência. “O usuário deve conhecer os limites do sistema e guiar o veículo de forma cautelosa, dentro desses limites”, diz Mendes.