Quando a Land Rover fez o lançamento mundial do Discovery 4, em 2009, o novo Range Rover Sport foi apresentado em conjunto. Depois disso, andamos ainda no renovado Range Rover, o topo de linha, que aqui é Range Rover Vogue.
Enquanto o Sport e o Vogue usaram e abusaram do asfalto – embora tenham passado por trechos off-road -, com o Discovery o esquema foi totalmente fora de estrada. Só ele passou por trechos alagados muito profundos.
Além disso, apenas o Discovery venceu pedras e conseguiu sair de buracos muito profundos e cheios de lama.
Uma geração depois, o carro deixou de receber um número à frente de seu nome. Se assim continuasse, seria Discovery 5, mas agora é só Discovery.
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Nem por isso, perdeu sua aptidão off-road. Pelo contrário: ela foi aprimorada. Tanto que o lançamento do modelo para o mercado brasileiro foi em condições extremamente adversas, em Alter do Chão, no Pará. E ele se deu muito bem.
Dá para dizer, sem medo de errar, que o Discovery é hoje o mais off-road da família Land Rover. Até porque, no momento, o Defender não está sendo produzido.
Porém, tanto na geração 3 quanto na atual, o Discovery é também o carro mais família da montadora britânica.
Ao mesmo tempo que ele tem aptidão fora de estrada incrível, oferece muito conforto ao rodar, espaço, imenso porta-malas, sete lugares, etc. A fórmula perfeita para agradar o consumidor familiar.
Mas por que estamos contando a vocês essa idiossincrasia do Discovery? Porque, neste ano de efemérides (já teve Mustang, Kadett, Golf e até 100 anos da Ford no Brasil), o Land Rover trintou.
E, nesses 30 anos do modelo mais versátil da marca, vou contar um pouquinha da história dele para vocês.
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30 anos do Discovery
A primeira geração do Land Rover teve longa vida. Foi feita de 1989 a 1998. Já nasceu com as linhas quadradas que o modelo só perdeu na atual encarnação.
Com muitos componentes em comum com o Range Rover, teve versões de motor entre quatro e oito cilindros e carrocerias de duas ou quatro portas.
A segunda geração apresentou um avanço visual ante a primeira. O estilo quadradão, no entanto, foi mantido. Feita de 1998 a 2004, era mais parruda e tinha 4,7 metros de comprimento (16 cm a mais que a primeira).
O terceiro Discovery ficou um pouco mais suave visualmente, embora maior (4,85 metros). Foi produzido entre 2004 e 2009.
Entre o Discovery 3 e o 4 não houve mudança de plataforma. As linhas evoluíram, especialmente no farol e capô, e ficaram bem mais modernas. As dimensões, no entanto, eram praticamente as mesmas.
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A linha atual
A quarta geração teve longa carreira, até 2017, quando o modelo atual foi lançado. A atual encarnação é uma revolução em design, pois não há mais o estilo “caixa”.
O SUV agora é arredondado na frente, embora mantenha uma traseira achatada. Ele também faz parte de uma família como a Land Rover (que tem o Vogue, o Sport, o Evoque e mais recentemente ganhou o Velar).
O Discovery é por enquanto uma família de dois apenas, sendo o outro integrante o Sport (sucessor do Freelander). Há expectativa de que ela cresça.
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