Primeira Classe

Jetta 2019: razões para comprar e não comprar

Volkswagen lançou Jetta 2019 no terceiro trimestre do ano passado

Rafaela Borges

10 de jan, 2019 · 7 minutos de leitura.

Volkswagen Jetta 2019" >
Jetta 2019
Crédito: Foto: Rafael Arbex/Estadão

O Jetta 2019 mudou completamente na comparação com o 2018. O sedã médio veio do México em nova geração, lançada no terceiro trimestre do ano passado.

Porém, as mudanças não surtiram efeito imediato em vendas. Tomando como base o início de 2018, em fevereiro, o Jetta obteve 450 emplacamentos, e em março 350.

Em novembro, mês cheio de  emplacamentos do Jetta 2019, as vendas foram de 387 exemplares. Em dezembro, somaram 404 unidades. Ou seja: nada mudou.

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De olho em uma ampliação nas vendas do carro, a Volkswagen lançou no fim de 2018 uma nova versão para o Jetta 2019. De entrada, custa R$ 100 mil. Até então, havia a Comfortline de R$ 110 mil e a R-Line, a R$ 120 mil.

Mas será que vale a pena comprar o Jetta? Depende do perfil do consumidor. Ele pode se adequar perfeitamente a você, ou não.


Abaixo, para ajudar na decisão de compra, listamos por que você deve comprar o Jetta 2019. Ou não comprar.

GALERIA: OS SEDÃS MAIS VENDIDOS NO BRASIL EM 2018

Jetta 2019: por que comprar

A versão R-Line, aquela de R$ 120 mil, vale a pena. A comparação principal em equipamentos é com o Civic topo de linha, Touring, que custa cerca de R$ 7 mil a mais e é a única com motor 1.5 turbo na gama do Honda.


Mesmo sendo mais potente (173 cv, ante 150 cv do Jetta), o Civic tem motor só a gasolina. Ponto para o VW, que é flexível e pode usar também etanol.

O preço do Jetta 2019 R-Line ocupa a mesma faixa que o do Corolla topo de linha, Altis, que é bem menos equipado.

No Jetta 2019 R-Line há algumas tecnologias que os concorrentes não têm. Um dos exemplos é o painel totalmente virtual e configurável. Na categoria de sedãs médios (excluindo os de marcas de luxo), nenhum modelo traz essa tecnologia completa.


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Mais uma vez, é o Civic Touring que mais se aproxima do VW. Ele tem painel de instrumentos parcialmente virtual.

Outra exclusividade do Jetta 2019 R-Line é o controlador de velocidade adaptativo. Além disso, o carro anda muito bem e seu motor, turbo, é econômico para um carro de 150 cv.


Esse motor está em todas as versões, enquanto o Corolla só traz propulsores aspirados, e o Civic só tem turbo na topo de linha.

A central multimídia do Jetta é a mais moderna do segmento. Sensível na medida certa e fácil de usar, ela traz espelhamento e visual moderno.

VÍDEO: TUDO SOBRE O NOVO JETTA


 

Por que não comprar

A versão Comfortline não tem vantagens como a R-Line. Na comparação com o Cruze equivalente, LT, que sai a R$ 98 mil, aproximadamente, é R$ 12 mil mais caro.


O Toyota Corolla XEi, também rival, sai por cerca de R$ 106 mil. Só o Honda Civic EXL se aproxima em preço, por cerca de R$ 109 mil.

Além disso, para quem faz questão de um carro com suspensão independente nas quatro rodas, agora só resta o Civic no segmento de sedãs médios. O Jetta 2019 passou a trazer sistema traseiro por eixo de torção.

Outra perda do Jetta de nova geração foi o câmbio, que era automatizado de duas embreagens, mais moderno que o atual automático convencional.


Mesmo a versão R-Line tem lá seus problemas. Apesar de ser bem completinha, não traz ajuste elétrico do banco do motorista. Esse item é de série no Civic e no Corolla mais caros, e opcional no Cruze.

E a nova versão?

O modelo de entrada não tem preço competitivo. O Civic automático mais simples (e equivalente ao Jetta 2019 básico), Sport, sai por R$ 99 mil (com suspensões independentes). Porém, seu motor é aspirado e o do Jetta é turbo.

Já o Corolla de entrada sai por cerca de R$ 91 mil, mas traz um motor 1.8 10 cv menos potente que o do Jetta, além de aspirado.


Já o Cruze investe só em versões mais completas. Mesmo sendo rival da Comfortline, a LT é mais barata que a básica do Jetta 2019.

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#tbt do lançamento do novo Classe A na Croácia, em abril de 2018. Agora o carro já está no Brasil, por enquanto em edição limitada por 200 mil reais. #mercedesbenz #croacia #luxo #job #fun #car #carro #instacar #viagem #verao2019 #sol #mar #instadaily

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