Primeira Classe Rafaela Borges

Montadoras com melhores reputações no Brasil

Duas montadoras de luxo estão entre as com melhor reputação no País

Mercedes montadoras melhor reputação
Mercedes tem a melhor reputação Crédito: Foto: Felipe Rau/Estadão

Duas montadoras de luxo são as que têm melhor reputação entre as marcas de carros que atuam no mercado nacional, segundo segundo a consultoria brasileira DOM Strategy Partners. No entanto, nenhuma fabricante de veículos aparece entre as 50 mais bem colocadas da lista.

A consultoria brasileira divulgou resultados da edição de 2018 da Reputation Index, pesquisa que abrange 22 setores da economia, inclusive o automotivo. O estudo está em sua sexta edição consecutiva.

São avaliadas 37 atributos das maiores mil empresas, relacionados aos critérios credibilidade e imagem.

Entre os que mensuram a credibilidade estão confiança, transparência nas relações internas e externas, governança corporativa e propagação de causa. Já entre os relacionados à imagem estão representatividade da marca, conexão emocional e contribuição nacional.

LEIA TAMBÉM

 

A consultoria ouviu consumidores, clientes, colaboradores e acionistas das empresa listadas entre agosto e novembro de 2018. Foram feitas entrevistas pessoais (com 2.200 entrevistados) e online (6 mil).

Para cada critério, os entrevistados avaliaram as empresas entre zero e 100%, gerando notas de zero a dez.

Com isso, a consultoria chegou às 50 empresas com melhor reputação no País.

Veja também: 15 carros com consumo de combustível absurdo

Montadoras com melhor reputação

A DOM Strategy divulgou quais são as três montadoras mais bem colocadas na pesquisa de empresas com melhor reputação no Brasil. Desse grupo, em primeiro lugar apareceu a Mercedes-Benz, com 7,32 pontos.

A alemã ficou apenas um pouco à frente da BMW, sua nova aliada na indústria automobilística (veja detalhes aqui), que obteve 7,29 pontos.

A terceira colocada entre as montadoras é a Fiat. A marca italiana somou 7,21 pontos, de acordo com a DOM Strategy.

Satisfação

Dos estudos que ranqueiam montadoras no Brasil, o mais famoso é o realizado pela J.D. Power. O levantamento da consultoria norte-americana é feito apenas com clientes, e mede a satisfação dos consumidores com a venda e o pós-venda.

No ano passado, a J.D. Power passou a incluir montadoras de carros de luxo no estudo. No de vendas, a BMW ficou com o primeiro lugar na última pesquisa.

no de pós-vendas, deu Mercedes. A marca obteve melhor pontuação até mesmo que a Toyota, que ficou em primeiro lugar no ranking de montadoras com carros mais generalistas (atuam em diversos segmentos e não são de nicho, diferentemente das de luxo).

Veja também: os carros de luxo mais vendidos em fevereiro

Campeãs do estudo de reputação

As empresas de tecnologia são os destaques do Reputation Index. A Google ficou em primeiro lugar, seguida pela Apple. Em seguida, aparecem respectivamente os bancos Itaú-Unibanco e Bradesco. A Ambev fecha o “top 5”.

A Johnson&Johnson apareceu na sexta colocação, seguida por Facebook, em sétimo, e Natura, em oitavo. O Boticário foi a nona colocada e a Nestlé, décima.


Ofertas 0KM

Mais ofertas

Mais ofertas exclusivas

Veja todas as condições especiais


Mais artigos