Já virou um fenômeno bienal no Brasil. Os ímpares são os dos novos SUVs. Duvida? Então veja só: em 2015 foi Renegade e HR-V.
Já 2017 foi o ano do Captur e do Creta, fora o Kicks brasileiro e a reestilização do Tracker. E 2019, heim? O ano será novamente dominado por novos SUVs?
Minha aposta: será. Na última sexta-feira (11), a Chevrolet deixou claro que o primeiro produto brasileiro da nova plataforma do Onix não será o Onix, e sim um SUV. Mais precisamente, o sucessor do Tracker.
GALERIA: OS SUVS MAIS VENDIDOS NO BRASIL EM 2018
15º Kia Sportage
5.648 unidades vendidas
14º Volkswagen Tiguan
5.771 unidades vendidas
13º Hyundai ix35
8.525 unidades vendidas
12º Peugeot 2008
9.745 unidades vendidas
11º Toyota Hilux SW4
13.481 unidades vendidas
10º Honda WR-V
14.797 unidades vendidas
9º Renault Duster
23.579 unidades vendidas
8º Chevrolet Tracker
26.100 unidades vendidas
7º Renault Captur
26.504 unidades vendidas
6º Ford EcoSport
34.497 unidades vendidas
5º Jeep Renegade
46.344 unidades vendidas
4º Nissan Kicks
46.812 unidades vendidas
3º Honda HR-V
47.959 unidades vendidas
2º Hyundai Creta
48.976 unidades vendidas
1º Jeep Compass
60.284 unidades vendidas
Indício
O sucessor do Tracker vem aí, e não deve demorar. A Chevrolet divulgou na sexta-feira a primeira imagem de seu SUV compacto.
Tradicionalmente, a Chevrolet divulga “teasers” de modelos com lançamento próximo. Primeiro, vem uma imagem escurecida, ou um pedaço do carro. Um ou dois meses depois, chega a primeira foto do veículo por inteiro.
Após esse processo, o lançamento não tarda. É possível até apostar que o sucessor do Tracker venha já em meados do ano, ficando o Onix para o último trimestre – ou até mesmo para 2020.
Mas será que esse SUV vai manter o nome de Tracker? Essa é uma aposta difícil.
VÍDEO DA SEMANA: DESCUBRA OS SEGREDOS DO JEEP COMPASS
Histórico
Cinco Salões de Detroit (EUA) atrás (a edição 2019 começa nesta semana), o então presidente da GM do Brasil, Jaime Ardila, já havia contado a esta que vos bloga que um SUV compacto estava sendo desenvolvido para o mercado brasileiro (outro indício de que já é hora de o modelo, finalmente, chegar).
“O Tracker não deu certo”, disse, à época, o então presidente. Só que depois disso o Tracker ganhou reestilização e um novo motor 1.4 turbo. Melhorou um pouco seu desempenho no mercado.
Porém, ele nunca chegou nem perto de ameaçar os líderes Creta, HR-V, Renegade e Kicks. O máximo que conseguiu foi ficar um pouco próximo, no início do ano, do EcoSport, que hoje ocupa posições medianas no ranking de SUVs compactos.
Será, então, que a Chevrolet (agora sem o comando de Ardila) considera essa melhora tão significativa a ponto de promover o Tracker a sucesso, ou ao menos manter o nome? Façam suas apostas.
VÍDEO: Detalhes do T-Cross e de outras atrações do Salão do Automóvel
Por que 2019 será dos novos SUVs
Este ano será o dos novos SUVs porque, além do Tracker, teremos o T-Cross.
Tudo o que você precisa saber sobre o novo SUV da Volkswagen está aqui.
Esse novato está na lista dos novos SUVs que não vêm para brincar. Ele vem para brigar com os líderes. Com ele, a Volkswagen quer enfrentar de igual para igual os campões de vendas (Creta, HR-V, Renegade, etc).
LEIA TAMBÉM
- Jetta 2019: razões para comprar e não comprar
- Volvo quer ajudar a vender carros de concorrentes
- A jogada de mestre da Volkswagen
Mais um indício de que a Chevrolet não apenas deve, como precisa, lançar seu novo SUV compacto rapidamente: a liderança desse segmento pode determinar também se será esta marca, ou a Volkswagen, a líder de vendas em 2019.
Méritos para brigar lá na frente o T-Cross tem. A começar pela linha formada exclusivamente por motores turbo com injeção direta de combustível. Ele é o único carro do segmento a trazer dois motores desse tipo.
Ainda entre os novos SUVs, para 2019, também está marcada a chegada do novo HR-V Touring, com o motor 1.5 turbo do Civic (173 cv). Já o SUV da Fiat só vem a partir de 2020 – e pode ficar até para depois.
CONHEÇA MEU PERFIL NO INSTAGRAM
Newsletter Jornal do Carro - Estadão
Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.