O SUV C4 Cactus chegou no segundo semestre do ano passado. Aos poucos, vai começando a escalar o ranking – e aparecer mais nas ruas, consequentemente.
O modelo da Citroën ainda está longe de atingir as cerca de 1.600 unidades mensais desejadas pela marca. Em contrapartida, começa a deixar, mês a mês, diversos adversários do segmento de SUVs para trás, de acordo com dados obtidos por meio de fontes de mercado.
Em janeiro, o SUV C4 Cactus já havia deixado para trás o WR-V, o 2008 e o Tiggo. Na primeira metade de fevereiro, o resultado foi ainda melhor.
Veja também: Carros usados para comprar de olhos fechados
1/20
Toyota Corolla
O Corolla repete no mercado de usados o mesmo sucesso que faz no mercado de carros zero-quilômetro. Não esquenta lugar na loja, graças à fama de inquebrável e de manutenção barata.
2/20
Honda Civic
O maior concorrente do Corolla também não para nas lojas de usados. O Civic une a confiabilidade tradicional da marca a um perfil mais esportivo, especialmente no modelo de oitava geração.
3/20
Jeep Renegade
O Jeep Renegade tem força no off-road (principalmente com motor a diesel) e também não encalha nas lojas. A mecânica 1.8 (de origem Fiat) não garante alto desempenho, mas a manutenção é confiável.
4/20
Chevrolet Onix
O carro mais vendido do Brasil entre os novos também faz sucesso entre os usados. O estilo agrada, e a manutenção é simples.
5/20
Volkswagen Fox
O Fox não costuma ficar muito tempo nas lojas de usados. Tem motores 1.0 e 1.6 de manutenção simples. Não dá defeito à toa e tem peças fáceis de se encontrar.
6/20
Honda HR-V
O HR-V é outro SUV que chegou fazendo sucesso instantâneo no mercado de novos, e isso tem se refletido entre os seminovos. A mecânica, derivada da do Civic, é confiável, idem para a fama de robustez e manutenção barata.
7/20
Hyundai HB20
O Hyundai caiu nas graças do público desde que chegou. Seja 1.0 ou 1.6, tem bom mercado. Como a garantia é de cinco anos, só agora os modelos mais antigos estão saindo do prazo contratual de cobertura.
8/20
Honda Fit
O Honda Fit tem boa procura nas lojas, independentemente do ano de fabricação. Fácil de manter e robusto, só pede atenção na suspensão. Durinha, ela sofre um pouco com a buraqueira das ruas brasileiras.
9/20
Toyota Etios
O Etios já está no mercado desde 2012. Com mecânica simples, robusta e eficiente, não dá muita dor de cabeça aos donos. Tanto hatch quanto sedã, independentemente da motorização, são valentes e baratos a longo prazo.
10/20
Honda City
O City faz jus à fama de robustez da Honda. Dá pouca manutenção, e as revisões tendem a ser baratas. Além disso, tem bom espaço interno, especialmente no porta-malas.
11/20
Chevrolet Cruze
O Cruze tem boa procura no mercado de segunda mão, graças à confiabilidade mecânica.
12/20
Fiat Idea
O monovolume da Fiat nem é mais produzido, e nunca foi um sucesso entre os carros novos (o Fit dominou esse segmento). Mas, entre os usados, o Idea vai bem.
13/20
Hyundai ix35
Como boa parte dos SUVs, o ix35 tem bom mercado: o visual já mudou, mas o modelo continua atraente.
14/20
Chevrolet Cobalt
Graças ao espaço interno, ao bom custo-benefício e à manutenção confiável, o sedã da Chevrolet é bem visto entre os usados.
15/20
Volkswagen Up!
O subcompacto da Volkswagen tem boa procura, tanto com motor aspirado como com mecânica turbo. É econômico, bom de dirigir e baixa desvalorização.
16/20
Kia Picanto
O Kia Picanto tem bom mercado, especialmente na versão com câmbio automático.
17/20
Nissan Versa
O Versa é espaçoso, potente e econômico em vários aspectos. As revisões na Nissan são baratas e o modelo não dá defeito à toa.
18/20
Fiat Uno
O Uno continua sendo um carro com boa reputação. A mecânica não é complicada, e o preço é acessível.
19/20
Chevrolet Spin
Basta ver o que tem de Spin nos pontos de táxis para se constatar que o carro não refuga. Como o "irmão" Cobalt, é espaçoso, tem bom custo-benefício e mecânica simples e confiável.
20/20
Volkswagen Gol
O Gol já viveu dias melhores, mas ainda é um carro que não faz feio quando o assunto é confiabilidade mecânica e bom valor de revenda. Além disso, continua a ser agradável ao volante.
SUV C4 Cactus em fevereiro
O novo SUV, de 1º a 14 de fevereiro, superou outros dois modelos. Um deles é o Duster, antigo campeão de vendas do segmento – na época em que só havia praticamente o Renault e o EcoSport.
O outro é o Tracker. O Chevrolet, que ganhará substituto este ano (veja detalhes), chegou a brigar com o EcoSport pela quinta posição do ranking de SUVs compactos no início de 2018. Depois, foi ficando para trás.
LEIA TAMBÉM
Assim, no resultado parcial de fevereiro, o SUV C4 Cactus é o sétimo utilitário-esportivo compacto mais vendido. De 1º a 14 de fevereiro, somou 686 emplacamentos.
Se confirmar essa posição no fim do mês, o SUV C4 Cactus deixará a “turma do fundão” do segmento. Ele passará a concorrer por posições intermediárias do ranking, nas quais estão o EcoSport e o Captur.
Vale ressaltar que o SUV C4 Cactus já é o carro mais vendido não apenas da Citroën, mas de todo o Grupo PSA, que inclui a Peugeot.
Grupo dos mais vendidos
Já a turma dos SUVs mais vendidos é formada por Creta, HR-V, Renegade e Kicks. No ano passado, os quatro modelos se alternaram na primeira posição da categoria, que foi conquistada pelo Creta no encerramento de 2018.
Em janeiro deste ano, o Renegade liderou. No entanto, na primeira metade de fevereiro, o ranking ficou bastante “embaralhado”.
Por ora, o Creta lidera, mas é seguido de perto por HR-V e Renegade (veja abaixo). Fica difícil apostar qual deles terminará o segundo mês do ano na frente.
Já o Kicks ficou um pouco para trás.
SUVs compactos mais vendidos (1ª metade de fevereiro)
1º Hyundai Creta – 1.943 unidades
2º Honda HR-V – 1.922
3º Jeep Renegade – 1.897
4º Nissan Kicks – 1.595
5º Ford EcoSport – 1.093
6º Renault Captur – 844
7º Citroën C4 Cactus – 686
8º Renault Duster – 592
9º Chevrolet Tracker – 582
10º Honda WR-V – 454
Conheça meus perfis nas redes sociais
INSTAGRAM
FACEBOOK
TWITTER
Newsletter Jornal do Carro - Estadão
Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.