A Volvo investiu no humor – e em uma leve provocação à concorrência – na nova campanha do XC60 a diesel. A peça estreia nas redes sociais (Facebook e YouTube) da marca nesta sexta-feira (11).
Na campanha, a Volvo pretende ajudar a vender alguns carros usados da concorrência. Mas com um interesse, claro. É para que seus clientes possam comprar o XC60 a diesel.
Os vídeos começam parecendo ser uma propaganda de carros de outras marcas – como Jeep Compass e Land Rover Evoque. Os modelos são valorizados com adjetivos como “estupendo” e “a sétima maravilha do mundo”.
LEIA TAMBÉM
Após a exaltação dos produtos, a conclusão do narrador é: “Por que (o cliente em questão) quer vender um fenômeno desses?”
A resposta: “Para comprar o Volvo XC60 a diesel.” No vídeo do Compass (da consumidora Bruna), chamado de “a sétima maravilha do mundo”, a Volvo descreve o XC60 de “a oitava maravilha”.
E pede para que a audiência compre o Compass usado da Bruna, “para ajudá-la a comprar o novo XC60”.
GALERIA: OS CARROS DE LUXO MAIS VENDIDOS EM 2018
15º Jaguar E-Pace
937 unidades vendidas
14º Ford Mustang
988 unidades vendidas
13º Audi A4
1.041 unidades vendidas
12º Mercedes-Benz GLC
1.156 unidades vendidas
11º Mercedes-Benz CLA
1.348 unidades vendidas
10º Land Rover Range Rover Evoque
1.454 unidades vendidas
9º Audi A3 Sedan
1.991 unidades vendidas
8º Volvo XC40
2.395 unidades vendidas
7º Volvo XC60
2.917 unidades vendidas
6º Mercedes-Benz GLA
2.956 unidades vendidas
5º Audi Q3
3.209 unidades vendidas
4º BMW Série 3
3.269 unidades vendidas
3º Land Rover Discovery
3.788 unidades vendidas
2º BMW X1
4.091 unidades vendidas
1º Mercedes-Benz Classe C
5.041 unidades vendidas
Os consumidores dos vídeos da Volvo
De acordo com a Volvo, os clientes são reais. A marca sueca informa que se colocou à disposição para ajudá-los a vender seus modelos, produzindo os vídeos que você vê neste post. Isso sem que eles se comprometessem a comprar o XC60 depois.
Além do Compass da Bruna, a campanha traz o Evoque do Douglas. Outros carros que a Volvo pretende ajudar a vender são Toyota Hilux SW4 e BMW X1.
Além do vídeo, há ainda campanha em fotos. Inclusive, nas peças, a Volvo deixa o e-mail dos proprietários dos carros, para que interessados possam entrar em contato.
Os modelos da concorrência aparecem na campanha sem o emblema de suas marcas.
LEIA TAMBÉM
Provocação a rivais em propagandas
Provocar concorrentes em comerciais é uma prática muito comum na Europa, e pouco vista no Brasil. Por aqui, um dos exemplos mais famosos é o da Nissan.
Na famosa campanha dos “Pôneis malditos”, a marca, sem citar a picape Hilux, provocava a Toyota, insinuando que a concorrente de sua Frontier era fraca – por não ter cavalos, e sim pôneis.
Na Europa, a Audi lançou um comercial que insinua que os clientes da Mercedes-Benz são conservadores.
Em outro comercial, a Audi simulou um passeio de um R8 vermelho em Maranello, na Itália, a cidade da Ferrari. O resultado, que você pode conferir abaixo, é bem divertido.
Newsletter Jornal do Carro - Estadão
Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.