Você está lendo...
Atenção: temporada de chuva
Legislação

Atenção: temporada de chuva

Belisa FrangionePrepare-se: chuvas fortes continuarão a cair sobre São Paulo nos próximos dias, segundo os meteorologistas. Por isso, é importante... leia mais

18 de jan, 2013 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

 Atenção: temporada de chuva

Belisa Frangione

Prepare-se: chuvas fortes continuarão a cair sobre São Paulo nos próximos dias, segundo os meteorologistas. Por isso, é importante redobrar os cuidados tanto na hora de dirigir quanto com o estado de itens do veículo como limpadores de para-brisa, pneus e faróis, entre outros.

(Confira a fan page do Jornal do Carro no Facebook: https://www.facebook.com/JornaldoCarro)

Publicidade


Se a via estiver molhada, o analista técnico do Centro de Experimentação Viária (Cesvi), André Horta, recomenda rodar a, no máximo, 60 km/h. “Os pneus devem estar em boas condições. Também é preciso verificar o estado das palhetas, o funcionamento da parte elétrica e do sistema de freios”, lembra o especialista.

Caso seja pego de surpresa por um temporal, o motorista deve manter a calma e sinalizar bem antes de executar manobras. “O ideal é fugir dos pontos de alagamento. Se não for possível, avance apenas se a água estiver, no máximo, na metade da altura das rodas”, diz o diretor do Sindirepa, o sindicato das reparadoras do Estado, Sílvio Rivarolla.

Ao entrar na enxurrada, deve-se engatar a primeira marcha, manter o giro do motor alto e a aceleração lenta e constante. Jamais pare no meio da travessia. Isso pode causar danos graves ao veículo, como calço hidráulico, situação em que a água é aspirada para dentro do propulsor.


Na opinião de especialistas, se a chuva ficar forte a ponto de prejudicar a visibilidade. é recomendável parar em um local seguro e aguardar até que o tempo melhore.

ESCAPAMENTO
Um dos itens mais vulneráveis em época de chuvas é o escapamento, que pode sofrer oxidação acima do normal. “A água entra pelo tubo e, como não tem por onde sair, enferruja o metal e pode reduzir sua durabilidade em mais de dois terços”, diz o analista de desenvolvimento de produto da Tuper, que fabrica escapamentos e catalisadores, Jonas Meros.

CORREÇÃO
Se o veículo passar por uma enchente, as primeiras providências devem ser tomadas em até 24 horas. Isso aumenta a chance de recuperação. “Verifique a vareta de óleo. Se estiver marrom, pode haver água no motor”, afirma Meros.


Caso tenha entrado água na cabine, é preciso fazer a higienização, que inclui a retirada e limpeza de forrações, como carpete e revestimento dos bancos. Na Evolution, que fica no centro (3225-3200), o serviço custa de R$ 250 a R$ 500.

Deixe sua opinião