Você está lendo...
Carro do leitor: dois Karmann e a paixão pelas pistas
Legislação

Carro do leitor: dois Karmann e a paixão pelas pistas

BELISA FRANGIONE FOTOS: SERGIO CASTRO/AEOs Karmann-Ghia despertam amor e nostalgia no coração do ex-piloto de corridas Ludovino Perez Junior. Tanto... leia mais

09 de dez, 2012 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

 Carro do leitor: dois Karmann e a paixão pelas pistas

BELISA FRANGIONE
FOTOS: SERGIO CASTRO/AE

Os Karmann-Ghia despertam amor e nostalgia no coração do ex-piloto de corridas Ludovino Perez Junior. Tanto que ele é proprietário de dois exemplares de carro da marca, cada um com sua própria personalidade. Os carros foram adquiridos por Perez com o intuito de relembrar seus dias nas pistas de competição.

(Confira a fan page do Jornal do Carro no Facebook:https://www.facebook.com/JornaldoCarro)

Publicidade


“O prata é de 1968 e já o comprei totalmente restaurado. Tem ar-condicionado e bancos de couro. O azul, de 1971, é uma ‘réplica’ do carro da equipe Dacon que pilotei com o Wilson Fittipaldi na década de 60”, conta.

O primeiro a chegar na garagem de Perez foi o azul, em 2008. O modelo pertencia a um jornalista norte-americano que entrevistou o ex-piloto. Como o carro precisava de restauração, Perez providenciou uma reforma que o deixasse com a cara do Karmann-Ghia Porsche daqueles velhos tempos.


Interior do modelo azul

“ Coloquei a janela de corrida, turbo no motor, chassi modular, santantônio e freio a disco nas quatro rodas. Optei também por um volante do tipo “motolita”, típico de carros de corrida.”

Já o prata, adquirido no começo deste ano, veio por indicação de um amigo de Perez. O carrinho pertencia a um colecionador do Rio de Janeiro que já o havia restaurado entre 2008 e 2010 e foi seu único dono.

O ex-piloto conta que a manutenção dos carros se resume a andar com eles uma vez por semana. E cada partida é uma emoção. “Ouço o ronco deles e me bate a maior nostalgia.”


Perez começou a carreira no kart, em 1962. Em 1963, veio a estreia com carros e a participação em competições como a 3 Horas de Interlagos e a 500 Milhas de Curitiba. Em 1966, já na equipe Dacon, passou a pilotar o Karmann-Ghia Porsche com Fittipaldi. A dupla chegou em oitavo lugar na 1000 Milhas Brasileiras, em São Paulo, e venceu a 1000 Km da Guanabara, no Rio.

Interior do modelo prata


Deixe sua opinião