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IPVA 2024: veja quanto o governo de SP vai arrecadar com imposto
Legislação

IPVA 2024: veja quanto o governo de SP vai arrecadar com imposto

Segundo a Secretaria da Fazenda e Planejamento de São Paulo, valor do IPVA 2024 está, em média, 4,1% menor em relação ao imposto deste ano

Diogo de Oliveira

22 de dez, 2023 · 4 minutos de leitura.

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Em São Paulo, rodízio volta apenas no dia 15 (quarta-feira)
Crédito:Thiago Queiroz/Estadão

A Secretaria da Fazenda de São Paulo (Sefaz-SP) liberou nesta quinta-feira (21) a consulta online do valor venal dos carros com registro no Estado. A partir deste valor é feito o cálculo do IPVA 2024. Para os veículos leves, como automóveis, por exemplo, a alíquota é de 4%. Ou seja, se você tiver um carro no valor de R$ 100 mil, pagará R$ 4 mil de imposto.



Frota total de veículos e alíquotas de IPVA em SP

Segundo a Sefaz-SP, o Estado de São Paulo tem uma frota total de aproximadamente 28,3 milhões de veículos em circulação. Destes, 18,5 milhões estão sujeitos ao recolhimento do IPVA 2024. Além disso, 8,9 milhões estão isentos por terem mais de 20 anos de fabricação. Por fim, cerca de 900 mil veículos são isentos, imunes ou dispensados do pagamento. Por exemplo, taxistas, pessoas com deficiência (PCD), igrejas, entidades sem fins lucrativos, veículos oficiais e ônibus/micro-ônibus urbanos.

Quanto São Paulo vai arrecadar com o IPVA 2024?

A Sefaz-SP prevê arrecadar R$ 27,6 bilhões com o IPVA 2024. Deste total, uma parte vai para o Fundeb. E o valor restante será metade para os municípios de registro dos veículos, que devem corresponder ao local de domicílio ou residência dos respectivos proprietários, e a outra metade para o Estado.

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Os recursos do imposto são investidos pelo governo estadual em obras de infraestrutura e melhoria na prestação de serviços públicos como os de saúde e educação. As alíquotas do imposto para veículos particulares novos e usados permanecem as mesmas: 4% para carros de passeio; 2% para motocicletas e similares, caminhonetes cabine simples, micro-ônibus, ônibus e maquinário pesado; 1,5% para caminhões e 1% para os veículos de locadoras.

Como calcular o IPVA 2024?

Secretaria da Fazenda e Planejamento de São Paulo (Sefaz-SP) liberou acesso à consulta de valor venal dos veículos com registro no Estado de São Paulo. Desse modo, é possível calcular o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), individualmente, de maneira exata. Basta acessar o Sistema de Veículos (Sivei) e informar a placa. Segundo o comunicado oficial, publicado nesta quinta-feira (21), o valor do IPVA 2024 está 4,1% mais barato, em média, para os proprietários.

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Testes de colisão validam a segurança de um carro; entenda como são feitos

Saiba quais são os critérios utilizados para considerar um automóvel totalmente seguro ou não

03 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Na hora de comprar um carro zero-quilômetro, muitos itens são levados em conta pelo consumidor: preço, complexidade de equipamentos, consumo, potência e conforto. Mas o ponto mais importante que deve ser considerado é a segurança. E só há uma maneira de verificar isso: os testes de colisão.

A principal organização que realiza esse tipo de avaliação com os automóveis vendidos na América Latina é a Latin NCAP, que executa batidas frontal, lateral e lateral em poste, assim como impactos traseiro e no pescoço dos ocupantes. Há também a preocupação com os pedestres e usuários vulneráveis às vias, ou seja, pedestres, motociclistas e ciclistas.

“Os testes de colisão são absolutamente relevantes, porque muitas vezes são a única forma de comprovar se o veículo tem alguma falha e se os sistemas de segurança instalados são efetivos para oferecer boa proteção”, afirma Alejandro Furas, secretário-geral da Latin NCAP.

As fabricantes também costumam fazer testes internos para homologar um carro, mas com métodos que divergem do que pensa a organização. Furas destaca as provas virtuais apresentadas por algumas marcas.

“Sabemos que as montadoras têm muita simulação digital, e isso é bom para desenvolver um carro, mas o teste de colisão não somente avalia o desenho do veículo, como também a produção. Muitas vezes o carro possui bom design e boa engenharia, mas no processo de produção ele passa por mudanças que não coincidem com o desenho original”, explica. 

Além das batidas, há os testes de dispositivos de segurança ativa: controle eletrônico de estabilidade, frenagem autônoma de emergência, limitador de velocidade, detecção de pontos cegos e assistência de faixas. 

O resultado final é avaliado pelos especialistas que realizaram os testes. A nota é dada em estrelas, que vão de zero a cinco. Recentemente, por exemplo, o Citroën C3 obteve nota zero, enquanto o Volkswagen T-Cross ficou com a classificação máxima de cinco estrelas.

O que o carro precisa ter para ser seguro?

Segundo a Latin NCAP, para receber cinco estrelas, o veículo deve ter cinto de segurança de três pontos e apoio de cabeça em todos os assentos e, no mínimo, dois airbags frontais, dois laterais ao corpo e dois laterais de cabeça e de proteção para o pedestre. 

“O carro também precisa ter controle eletrônico de estabilidade, ancoragens para cadeirinhas de crianças, limitador de velocidade, detecção de ponto cego e frenagem autônoma de emergência em todas as suas modalidades”, revela Furas.

Os testes na América Latina são feitos à custa da própria Latin NCAP. O dinheiro vem principalmente da Fundação Towards Zero Foundation, da Fundação FIA, da Global NCAP e da Filantropias Bloomberg. Segundo o secretário-geral da entidade, em algumas ocasiões as montadoras cedem o veículo para testes e se encarregam das despesas. Nesses casos, o critério utilizado é o mesmo.

“Na Europa as fabricantes cedem os carros sempre que lançam um veículo”, diz Furas. “Não existe nenhuma lei que as obrigue a isso, mas é como um compromisso, um entendimento do mercado. Gostaríamos de ter esse nível aqui na América Latina, mas infelizmente isso ainda não ocorre.”