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Pintura: retocar ou refazer?
Manutenção

Pintura: retocar ou refazer?

THIAGO LASCORiscos, arranhões, ralados e amassados deixam a pintura feia e desvalorizam o carro. Para resolver o problema, nem sempre... leia mais

13 de mar, 2013 · 5 minutos de leitura.

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 Pintura: retocar ou refazer?

THIAGO LASCO

Riscos, arranhões, ralados e amassados deixam a pintura feia e desvalorizam o carro. Para resolver o problema, nem sempre é preciso repintar a peça inteira. Há casos em que pequenos retoques, que partem de R$ 250, dão conta do recado.

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“Com a evolução da tecnologia das tintas, retocar ficou comum”, diz o diretor da Sindirepa (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios), Silvio Rivarolla. “Mas a área afetada não pode ter mais que 20 cm.”

Estacionamentos com vagas pequenas são locais propícios para esbarrões e amassados. Esses danos podem ser reparados pelo chamado martelinho de ouro, técnica que consiste em repuxar a lataria preservando a pintura. “Se o local amassado for de difícil acesso ou de parte estrutural do veículo, como colunas, será preciso repintar a peça”, conta Rivarolla.


A maior vantagem do retoque é o custo, que chega a ser a metade do da repintura, segundo Júlio César Domingues, da Retoque Express. “Quem quer apenas dar um ‘trato’ no carro para revendê-lo costuma fazer esse serviço”, explica.

O resultado não é o mesmo para todas as cores. “O preto aceita bem. No caso de prata e branco, quem conhece o setor perceberá que a pintura foi reparada”, diz Domingues.

Em carros com dez anos ou mais de uso as diferenças de tonalidade são maiores, já que o tempo e a exposição ao sol tendem a deixar a tinta desbotada e queimada.


“Nesses casos, é preciso repintar toda a peça. Como vai haver distorção de tom em relação ao restante da lataria, para ter um bom resultado pode ser preciso repintar a lateral ou até o carro inteiro”, diz Rivarolla.

PREÇOS
Na Evolution (3225-3200), oficina da região central, o custo do reparo depende da extensão do dano e até da cor do veículo. Para riscos de 10 a 20 cm no para-lama, por exemplo, cobram-se de R$ 250 a R$ 350. Na porta, que demanda a desmontagem da maçaneta, o preço varia de R$ 500 a R$ 700. O para-choque custa R$ 250 (retoque) e R$ 400 (repintura).

Todos esses valores têm acréscimo de 20% em caso de tons de cinza e vermelho, cores com pigmentos mais caros. O mesmo vale para as perolizadas.


Na zona sul, na Retoque Express (2362-3054), o serviço é cobrado por peça – os preços vão de R$ 280 a R$350. A repintura varia de R$ 550 a R$ 780.

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