Você está lendo...
Reduzir as emissões (e gastos) é fácil
Manutenção

Reduzir as emissões (e gastos) é fácil

Belisa FrangioneTer um carro elétrico ou híbrido ainda é uma possibilidade distante da maioria dos brasileiros. Mas, mesmo rodando a... leia mais

26 de jun, 2013 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

 Reduzir as emissões (e gastos) é fácil

Belisa Frangione

Ter um carro elétrico ou híbrido ainda é uma possibilidade distante da maioria dos brasileiros. Mas, mesmo rodando a bordo de um veículo com motor a combustão, é possível contribuir com o meio ambiente e, de quebra, dar uma folga para o bolso. Manter as revisões em dia e evitar maus hábitos ao volante, por exemplo, podem reduzir o consumo de combustível em até 15%. Confira as dicas de especialistas e saiba como fazer melhor a sua parte.

PNEUS
A recomendação básica e mais importante é seguir as determinações da montadora. A regra vale mesmo no caso dos modelos “verdes”, com baixa resistência à rolagem, de acordo com o professor do curso de engenharia mecânica automobilística da FEI, Ricardo Bock. “Pneus ‘carecas’ e/ou com pressão baixa causam aumento do consumo de combustível. “A calibragem deve ser feita pelo menos uma vez por semana”, explica o diretor do comitê de veículos leves do Congresso SAE Brasil, Jomar Napoleão.

Publicidade


ESCAPAMENTO
É fundamental verificar se há furos no sistema e peças soltas. Caso precise trocar algum componente, opte pelos originais e nunca faça adaptações. “Se o carro rodou mais de 80 mil km, é importante conferir também o estado do catalisador”, diz o gerente de engenharia de produto da Controlar, Luiz Figueira.

REVISÃO PREVENTIVA
Manter o veículo funcionando bem é fundamental. Basta seguir o plano de revisões do manual do proprietário. Um cuidado simples, mas que faz toda a diferença, é trocar filtros de ar, óleo e combustível, além do lubrificante do motor, nos prazos determinados.

DIRIJA MELHOR
Um erro comum é ligar o ar-condicionado e deixar as janelas abertas. “O gasto é até 5% maior”, diz Bock, da FEI. A condução deve ser feita de forma ritmada, sem trancos. “Evitar excessos ao acelerar exigirá também menos trabalho dos freios”, aponta Gerson Burin, analista do Cesvi. De acordo com Bock, quando o carro estiver em linha reta, como em uma via expressa ou estrada, deve-se manter velocidade constante. Acelerar e frear sem necessidade aumenta o consumo e reduz a durabilidade dos componentes.


QUALIDADE DE COMBUSTÍVEL
Por ser renovável, o etanol é considerado “ecologicamente correto”. Portanto, sempre que possível, utilize o derivado da cana-de-açúcar. Além disso, em São Paulo compensa mais abastecer com o combustível de origem vegetal. O preço médio do litro é de R$ 1,76 ante os R$ 2,72 do valor da gasolina, segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP).

(Confira a fan page do Jornal do Carro no Facebook: https://www.facebook.com/JornaldoCarro)


Deixe sua opinião