Blog do HP

Propaganda de carro vai mal

Se dependesse de alguns comerciais recentes, não sei se as montadoras estariam vendendo automóveis. Num deles, o dono do carro faz rafting na enxurrada!

Hairton Ponciano

21 de jul, 2017 · 4 minutos de leitura.

Honda WR-V" >

Crédito: Ao elaborar a campanha publicitária do WR-V, a Honda achou que um rafting na rua poderia funcionar... Foto: Honda

 

A propaganda de automóveis está atravessando uma crise de criatividade. Não sei se esse é o resultado de contenção de custos, e, portanto, um reflexo do próprio mercado, que continua andando de lado. Mas o fato é que, se dependesse dos últimos comerciais, eu não teria a menor motivação para trocar de carro.

Claro que há exceções, mas vou me ater a dois exemplos recentes, um nacional e um chinês. O (mau) exemplo brasileiro é o comercial do Honda WR-V. Não sei se todos viram, mas, em resumo, o argumento é o seguinte: de repente, arma-se um temporal no céu e todos procuram um abrigo seguro. Ao mesmo tempo, um cidadão, que vê na tevê a notícia da tempestade que se aproxima, sai de casa com seu WR-V e anda pela cidade até encontrar uma enxurrada. Lá, retira seu caiaque para descer a corredeira urbana!

Publicidade


A cena é tão improvável que nem vou colocar o link. A propaganda está no Youtube.

Também fico pensando na hipotética reunião de briefing:

Pessoal da Honda: “O carro é um utilitário-esportivo, com suspensão elevada e reforçada, e visual aventureiro”.


Agência: “Legal, podemos levá-lo para a lama, atravessar algum riacho”.

Honda: “Não dá, o carro é um aventureiro urbano, pode encalhar”.

Agência: “Que tal passar por buracos e lombadas?”.


Honda: “Isso qualquer carro faz, todo santo dia”.

Em algum momento, deve ter surgido a ideia do temporal, a de que o carro é bom para chuva. Daí chegou-se ao rafting na rua…

Outra ideia infeliz veio da Audi, na China. A marca alemã fez uma comparação entre carro usado e mulher. Mais precisamente, a mãe do noivo interrompe o casamento do filho e vai até o altar. Puxa o nariz da moça de um lado para outro, puxa a orelha, abre a boca para ver os dentes… Tudo como se estivesse avaliando um carro usado.


Não sei na China, as culturas são muito diferentes entre os países, mas desconfio que na Alemanha a Audi não veicularia uma propaganda dessas. O vídeo:

Garanto que não é por saudosismo, mas de vez em quando revejo este anúncio do Golf. Ele entrega com muita precisão a mensagem que a Volkswagen pretende transmitir, a de que o carro é robusto. E não tem como não se encantar com a doçura da vendedora do carro. Veja aqui:


 

VEJA TAMBÉM: DEZ VEZES EM QUE AS MONTADORAS SE PROVOCARAM 


Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.