Se dependesse de alguns comerciais recentes, não sei se as montadoras estariam vendendo automóveis. Num deles, o dono do carro faz rafting na enxurrada!
A propaganda de automóveis está atravessando uma crise de criatividade. Não sei se esse é o resultado de contenção de custos, e, portanto, um reflexo do próprio mercado, que continua andando de lado. Mas o fato é que, se dependesse dos últimos comerciais, eu não teria a menor motivação para trocar de carro.
Claro que há exceções, mas vou me ater a dois exemplos recentes, um nacional e um chinês. O (mau) exemplo brasileiro é o comercial do Honda WR-V. Não sei se todos viram, mas, em resumo, o argumento é o seguinte: de repente, arma-se um temporal no céu e todos procuram um abrigo seguro. Ao mesmo tempo, um cidadão, que vê na tevê a notícia da tempestade que se aproxima, sai de casa com seu WR-V e anda pela cidade até encontrar uma enxurrada. Lá, retira seu caiaque para descer a corredeira urbana!
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A cena é tão improvável que nem vou colocar o link. A propaganda está no Youtube.
Também fico pensando na hipotética reunião de briefing:
Pessoal da Honda: “O carro é um utilitário-esportivo, com suspensão elevada e reforçada, e visual aventureiro”.
Agência: “Legal, podemos levá-lo para a lama, atravessar algum riacho”.
Honda: “Não dá, o carro é um aventureiro urbano, pode encalhar”.
Agência: “Que tal passar por buracos e lombadas?”.
Honda: “Isso qualquer carro faz, todo santo dia”.
Em algum momento, deve ter surgido a ideia do temporal, a de que o carro é bom para chuva. Daí chegou-se ao rafting na rua…
Outra ideia infeliz veio da Audi, na China. A marca alemã fez uma comparação entre carro usado e mulher. Mais precisamente, a mãe do noivo interrompe o casamento do filho e vai até o altar. Puxa o nariz da moça de um lado para outro, puxa a orelha, abre a boca para ver os dentes… Tudo como se estivesse avaliando um carro usado.
Não sei na China, as culturas são muito diferentes entre os países, mas desconfio que na Alemanha a Audi não veicularia uma propaganda dessas. O vídeo:
Garanto que não é por saudosismo, mas de vez em quando revejo este anúncio do Golf. Ele entrega com muita precisão a mensagem que a Volkswagen pretende transmitir, a de que o carro é robusto. E não tem como não se encantar com a doçura da vendedora do carro. Veja aqui:
VEJA TAMBÉM: DEZ VEZES EM QUE AS MONTADORAS SE PROVOCARAM
1/10
Renault Kwid
Para promover seu novo SUV, o Kwid, a Renault resolveu cutucar o Up! da Volkswagen em dois comerciais. No primeiro, um grupo de amigos sai corcunda após andar no compacto e, no segundo, uma família precisa descer do carro para que ele consiga passar por uma lombada.
2/10
Volkswagen Up!
Para responder às provocações feitas pela Renault, a Volkswagen chamou o comediante Rafinha Bastos. No vídeo, Bastos afirma que o Up! não deve em nada em espaço interno, já que ele possui quase 2 metros de altura e consegue se sentar confortavelmente no carro. Em uma segunda situação, para garantir que a altura em relação ao solo também é satisfatória, o comediante convida quatro amigos e passa por lombadas com todos a bordo do carro.
3/10
Nissan - pôneis malditos
A Nissan resolveu adotar uma postura agressiva afirmando que as picapes da concorrência eram movidos por pôneis e que elas deixaram os motoristas na mão. A peça, que viralizou na internet, foi questionada no Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) diversas vezes.
4/10
Nissan - rap anti-Ford
A Nissan fez outra peça agressiva. Dessa vez, os ataques foram em direção a Ford que, segundo a japonesa, cobraria caro para bancar os privilégios de seus funcionários e não porque seus carros possuiram alta qualidade.
5/10
Nissan Livina
Outro golpe desferido pela Nissan foi na promoção da minivan Livina. No comercial, os engenheiros da Chevrolet, Honda e Fiat eram questionados sobre o porquê do Meriva, Fit e Idea não terem sido escolhidos como vencedores em diversas publicações do ramo, incluindo o Jornal do Carro.
6/10
Palio - golaço
Para comemorar o fato do Palio ter sido o carro mais vendido de 2014, a Fiat fez um vídeo agradecendo aos consumidores e afirmando que o feito era um "golação", referência ao Gol, da Volkswagen.
7/10
Renault Duster Oroch
A Renault publicou, em suas redes sociais, uma imagem de sua picape bloquando um touro com os dizeres "Não adianta bufar: a Duster Oroch chegou na frente", uma agulhada na Toro, da rival Fiat
8/10
BMW - Bends
Para explicar essa propaganda, é necessário darmos um contexto antes. Na África do Sul, há uma estrada costeira chamada Chapman's Beak, conhecida por sua vista e curvas perigosas. Em 1988, um irlandês que passava pela via e dirigia um Mercedes-Benz perdeu o controle e caiu de um barranco, mas não sofreu ferimentos. A Mercedes usou o fato para destacar a segurança de seus automóveis, mas foi cutucada pela BMW, que dizia que um carro capaz de "vencer as dobras" era melhor do que veículo que protegesse seus passageiros se eles caíssem.
9/10
Chevrolet Silverado
Em uma tentativa de cutucar a Ford e a picape F-150, a Chevrolet fez uma propaganda para mostrar que a Silverado era mais resistente. No vídeo, duas escavadeiras despejam pedras nas caçambas das duas picapes. Enquanto a da Ford aparece cheia de buracos, a da Chevy fica com apenas alguns arranhões. Segundo a GM, isso se deve ao fato do aço da Silverado ser mais resistente do que o alumínio da F-150.
10/10
Jaguar
A Mercedes-Benz fez um vídeo para mostrar a eficiência do sistema de estabilidade Magic Body Control. Nele, galinhas eram rodadas das mais diversas formas, mas permanênciam com a cabeça imóvel, o que seria, segundo a montadora alemã, uma metáfora à eficiência da tecnologia. A Jaguar resolveu responder com um vídeo em que uma galinha na mesma situação é subitamente atacada por um... Jaguar. A marca inglesa afirma, então, que "prefere reflexos iguais ao de um gato".