Você está lendo...
Ford testa carros em Tatuí há 37 anos
Mercado

Ford testa carros em Tatuí há 37 anos

Campo de provas da marca no interior paulista já acumula 250 milhões de km de testes

19 de ago, 2015 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

 Ford testa carros em Tatuí há 37 anos
A nova geração do Focus Hatch passou por Tatuí antes do lançamento

Quem vê um novo modelo rodando pelas ruas não imagina a quantidade de testes que são feitos, em absoluto sigilo, antes que ele possa entrar em produção. No caso da Ford, esses testes são feitos em um campo de provas que a marca mantém em Tatuí, no interior de São Paulo, há 37 anos.

É nesse centro de experimentação, um dos poucos na América do Sul, que os carros e caminhões da marca são testados e homologados antes chegar às lojas. Mesmo após o lançamento, algumas unidades da produção são testadas, por amostragem, para que possa ser feito o controle de qualidade adequado.

Publicidade


Cerca de 800 pessoas trabalham no Campo de Provas de Tatuí, que já realizou, desde a inauguração, mais de 250 milhões de quilômetros de testes, o que corresponde a aproximadamente 6.250 voltas no globo terrestre.

Foram desenvolvidos ali o utilitário-esportivo EcoSport e a nova geração do compacto Ka, projetos que carregam o DNA da Ford brasileira e são vistos em vários países. Por essa mesma razão, é possível ver circulando unidades desses modelos em testes de adaptação para outros mercados – caso de um EcoSport com o volante do lado direito, comercializado na Índia, e do Figo, versão do sedã compacto Ka+ que tem a traseira mais curta que o irmão brasileiro, como um autêntico fastback.

Antes desses modelos, passaram recentemente por Tatuí o Fusion, o Edge, a Ranger, e as mais recentes gerações do Fiesta e do Focus, além dos caminhões da Série F. Em tempos mais distantes, foram testados ali Corcel e Belina, Del Rey, Pampa, Escort, Versailles e Royale, além das gerações anteriores de Fiesta, Ka, Focus, EcoSport e Fusion.


Entre os mais de 100 diferentes testes práticos realizados no local, há provas de desempenho e consumo de combustível, emissões, evaporação, arrefecimento, freios, penetração de água e poeira, cabines de névoa salina, nível sonoro interno e externo, dinâmica veicular, calibração e desenvolvimento de motores e durabilidade.

Em 50 km de pistas, 40 dos quais sem asfalto, são reproduzidas as condições de piso e rodagem não só das ruas e estradas brasileiras, mas também de outros países em que a Ford comercializa seus produtos. Há pistas pavimentadas de alta e baixa velocidade, colinas, rampas com diferentes ângulos de inclinação e estradas de terra e lama. Nessas condições, os modelos têm suas respostas aferidas e sua durabilidades postas à prova.

E não são apenas os carros da Ford que passam pelas pistas e laboratórios de Tatuí. Modelos de marcas concorrentes também são avaliados por lá, para que seu desempenho possa ser comparado com o dos produtos da casa. Em caso de testes mais curtos, é praxe das próprias montadoras emprestar entre si alguns exemplares. Em provas mais longas ou agressivas, as unidades dos modelos rivais são compradas, testadas até o limite e desmontadas para que se verifique seu desgaste.


Confira algumas imagens do Centro de Provas de Tatuí na galeria abaixo.

Deixe sua opinião