Você está lendo...
Lotus Exige Cup 380 é esportivo de pista, mas que pode ser usado no dia a dia
Notícias

Lotus Exige Cup 380 é esportivo de pista, mas que pode ser usado no dia a dia

Série limitada a 60 unidades do modelo tem 378 cavalos, pesa apenas 1.057 kg e é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h abaixo dos 4 segundos, graças ao 3.5 V6 supercharged e à ampla utilização de fibra de carbono

Redação

21 de abr, 2017 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Foto: Lotus
Crédito:

 

A Lotus não para de aperfeiçoar o esportivo Exige. Dessa vez, a marca inglesa apresentou o Exige 380 Cup, posicionado ligeiramente abaixo do Race 380 (este, de uso exclusivo em pistas), e acima do Sport 380. Basicamente, a nova versão é quase tão rápida quanto a Race, mas traz os equipamentos necessários para utilização também em ruas. Segundo a Lotus, com o 380 Cup o dono pode passar o dia dando voltas em uma pista de competição e depois voltar para casa no próprio carro, sem ter de mexer em nada. A nova série é limitada a apenas 60 unidades.

Como em todos os modelos 380, a potência é fornecida pelo 3.5 V6 supercharged, que produz 378 cavalos de potência e 41,8 mkgf de torque. Toda essa energia chega às rodas traseiras após passar pela transmissão manual de seis marchas e relações curtas.

Publicidade


A marca divulga 0 a 96 km/h (0 a 60 milhas/hora) em apenas 3,4 segundos, um décimo de segundo abaixo do Sport 380, e dois décimos acima do Race.

Para aliviar o peso e melhorar o desempenho, o Cup 380 utiliza vários componentes de fibra de carbono, caso do teto, tampa traseira, aerofólio, saias laterais, difusor traseiro e extensão do para-choque dianteiro.

As alterações aerodinâmicas produzem pressão no solo equivalente a 200 quilos com o veículo a 282 km/h – número 40% maior do que no Sport 380.


 

O modelo pesa apenas 1.057 kg, contra 1.110 kg do Sport 380 e 998 kg referentes ao Race. Caso o comprador queira deixar o esportivo ainda mais leve, é possível equipar o modelo opcionalmente com acabamentos internos (do ar-condicionado, portas e saídas de ventilação) feitos de fibra de carbono. Isso, segundo a fabricante, economiza 1 kg. Há ainda como opcional escapamento de titânio, que economiza mais dez quilos.


O Sport 380 oferece regulagem do controle de estabilidade em quatro modos, do Race ao normal. É possível também ajustar o controle de tração em diversas posições, para escolha da porcentagem de deslizamento das rodas entre 0 e 12%.

Além do mais, pode-se ajustar os amortecedores e as barras estabilizadoras dianteira e traseira. Tudo isso permite extrair o melhor do Exige 380 Cup em qualquer tipo de circuito.

O preço foi fixado em 83 mil libras esterlinas na Inglaterra e 109.900 euros na Alemanha (respectivamente R$ 335 mil e R$ 372 mil, na conversão direta).


Deixe sua opinião