Que o VW Gol é o carro que liderou por mais tempo o ranking de vendas no Brasil, todo mundo já sabe. Que ele está na geração que a Volkswagen chama de sexta, também. Mas há algumas curiosidades que você talvez não saiba sobre um dos modelos mais populares do Brasil.
A primeira é que o VW Gol na verdade não está na sexta geração. Antes, é preciso entender o que é uma geração de um carro.
Literalmente, um carro muda de geração quando ele muda de plataforma. E o VW Gol ainda não usou seis plataformas ao longo de sua trajetória.
O Gol, na verdade, usou apenas três plataformas. Portanto, dá para dizer que o carro até agora teve apenas três gerações lançadas, se formos considerar o sentido literal desse termo.
A primeira, Gol “quadrado”, é a mais longa. Foi produzida de 1980 a 1996. Claro que teve muitas mudanças ao longo desse período, inclusive no formato da carroceria.
Vídeo da semana: Teste e todos os detalhes do BMW X7
O VW Gol de segunda geração foi lançado em 1994 e engloba os modelos que a marca chamou de G2, G3 e G4. O G2, ou Gol “Bola”, foi feito até 2005.
O G3, reestilização feita sobre o G2, foi produzido de 1999 a 2005. Ele conviveu com o G2, vendido a partir de 99 como versão de entrada da linha.
O G4, reestilização do G3, foi feito a partir de 2005 e 2014. A terceira geração do Gol passou a usar a base do antigo Polo europeu e traz o que a Volks chama de G5 (2008 a 2012) e G6 (2012 até hoje).
Veja também: Os carros mais legais com preços até R$ 20 mil
Início difícil do VW Gol
Os 27 anos de reinado do Volkswagen Gol começaram em 1987, e terminaram em 2014. Assim, levou sete anos entre o lançamento do modelo e ele, enfim, assumir o primeiro lugar de vendas.
LEIA TAMBÉM
- Fiat produzirá novos motores turbo no Brasil
- BMW faz piada com aposentadoria de chefão da Mercedes
- Coisas que não te contaram sobre o HB20
Em 1981, por exemplo, o VW Gol foi apenas o sexto carro mais emplacado do Brasil. Naquele ano, a liderança ficou com o Fiat 147 e o segundo lugar, com o Volkswagen Fusca.
Vendas diretas
Após perder o primeiro lugar de vendas para o Palio, o Gol nunca mais voltou a esse posição. No entanto, depois de ficar alguns meses atrás do Polo, no ano passado, retornou ao menos à posição de carro mais vendido da Volkswagen.
O que você não sabe é que o apelo do VW Gol com o consumidor final, que compra carros com nota fiscal de concessionária, já não é mais assim tão alto. Em 2019, 68,1% de seus emplacamentos foram resultado de vendas diretas.
Aliás, o VW Gol é o segundo carro mais emplacado nessa modalidade.
Newsletter Jornal do Carro - Estadão
Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.