Os dois modelos estão bem próximos no ranking de vendas. A briga pelo sexto posto do ranking também está acirrada. Nesse caso, Kwid e Polo protagonizam a disputa.
Os dados a seguir foram apurados entre os dias 1º e 20 de junho. Eles foram divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Veja também: 11 versões de carros que você deve comprar
1/11
JEEP RENEGADE LONGITUDE FLEX - R$ 99.990
Uma das versões de melhor valor na gama do Renegade é a Longitude 1.8 Flex. O modelo custa R$ 99.990 e é melhor equipada que a Sport, de entrada. Há central multimídia com tela de 8 polegadas e rodas maiores. A melhor pedida é adicionar o opcional Pack Safety, que agrega air bags laterais e de cortina por R$ 3.490 extras.
2/11
JEEP COMPASS LONGITUDE FLEX - R$ 127.990
Da linha do Compass, a melhor pedida também é a versão Longitude Flex, a R$ 127.990. Ela, como o Renegade, integra equipamentos importantes não presentes na Sport de entrada, como a central multimídia com tela de 8,4 polegadas.
3/11
TOYOTA COROLLA XEi - R$ 105.990
Se a escolha for um Corolla, a versão XEi deve atender à maior parte das necessidades. Na prática, ela só deve os faróis de LED da Altis, que custa R$ 13 mil a mais, e é bem melhor equipada do que as GLi de entrada.
4/11
VOLKSWAGEN POLO HIGHLINE 200 TSI - R$ 75.820
No Polo, o melhor é ir direto na versão de topo Highline. O modelo é recheado de tecnologia e as versões mais baratas deixam de fora equipamentos que diferenciam o modelo. O pacote opcional Tech High adiciona o vistoso painel digital e uma central multimídia mais completa.
5/11
VOLKSWAGEN T-CROSS COMFORTLINE 200 TSI - R$ 99.990
Todas as versões do novato T-Cross têm bom custo-benefício, mas a Comfortline 200 TSI, intermediária, é a que reúne o melhor conjunto. O pacote Exclusive & Interative de R$ 3.950 extras adiciona itens importantes como partida por botão e chave presencial, além de outros mimos. A versão de topo Highline corre por fora como outra ótima pedida na gama do SUV.
6/11
HONDA HR-V EX - R$ 101.700
A linha do HR-V é interessante, já que todas as versões são praticamente idênticas por fora. A versão intermediária EX já traz central multimídia com Carplay e Android Auto e outros itens básicos no segmento. Vale a economia ante a de topo EXL.
7/11
FIAT ARGO DRIVE 1.3 MT - R$ 53.690
O Argo 1.3 é mais ágil do que o 1.0 e não fica muito atrás do 1.8, em relação ao qual ainda é mais barato. Pegue a versão com câmbio manual e equipe-o com a ótima central multimídia por R$ 2.200 para o melhor conjunto da gama.
8/11
CHEVROLET ONIX ADVANTAGE 1.4 AT - R$ 55.390
Dentre as muitas versões do líder de vendas Onix, a Advantage sobressai com motor 1.4 e câmbio automático por cerca de R$ 55 mil, patamar abaixo de vários rivais. O senão é a falta da central multimídia, parcialmente compensada com um rádio com bluetooth.
9/11
TOYOTA YARIS XL PLUS TECH - R$ 72.990
Da extensa gama do Yaris, a melhor pedida é economizar e levar uma das versões intermediárias. A XL Plus Tech 1.3 tem itens importantes como partida por botão e central multimídia, e valor bem abaixo dos pedidos pelas versões 1.5.
10/11
FORD KA SE PLIS 1.5 AT - R$ 59.440
Uma das novidades mais recentes da linha Ka, o motor 1.5 e o câmbio automático fazem um belo par. A versão intermediária SE Plus 1.5 já tem central multimídia e preço mais interessante. A de topo Titanium é ótima e muito bem equipada, mas o preço perto dos R$ 70 mil diminui seu apelo.
11/11
TOYOTA ETIOS X 1.3 AT - R$ 56.390
O Etios teve sua linha enxugada com a chegada do Yaris. Como carro de entrada, o melhor é jogar com a calculadora na mão e pegar a versão de entrada com motor 1.3, mas com câmbio automático. O desempenho é bom e o consumo baixo, ótimos para o dia a dia na cidade.
Gol x Argo
Os dois modelos têm obtido um bom desempenho em 2019. Ambos já chegaram a ficar colados na dupla que ocupa segundo e terceiro lugares, HB20 e Ka.
De 1º a 20 de junho, é o Gol que está na frente. Mas por uma margem bem pequena. No período, o Volkswagen, quarto colocado, soma 4.428 emplacamentos.
A vantagem para o Argo é de menos de 200 unidades. Para um segmento de alto volume, como o de hatches compactos, é bastante baixa.
No mesmo período, o modelo da Fiat somou 4.234 emplacamentos. Com isso, é o quinto mais emplacado no acumulado deste mês.
Gol e Argo não representam, porém, ameaça aos três primeiros colocados. O Onix soma até agora 11.489 emplacamentos, abrindo ampla vantagem ante a concorrência.
Já o segundo colocado, HB20, tem 6.050 unidades vendidas, ante as 5.509 do Ka.
Kwid x Polo
Se não ameaçam, Gol e Argo também não devem ser ameaçados pelos próximos carros da lista. Kwid e Polo estão um pouco atrás dos dois modelos.
No entanto, estão bastante próximos um do outro. De 1º a 20 de junho, o Kwid é o sexto carro mais emplacado do País. Ele soma 3.691 unidades vendidas.
A vantagem para o Polo é de menos de 30 unidades. O Volkswagen registrou, no mesmo período, 3.664 exemplares emplacados. A briga pela sexta posição, assim, está bem longe de ser definida.
Esta que vos bloga aproveita para contar que está entrando em período de férias. Voltarei a escrever constantemente neste espaço após o feriado de 9 de julho. Até lá.