Você com certeza já sabe que o novo Corolla 2020 é o primeiro híbrido flexível do mundo. E também o primeiro carro feito no Brasil que combina motor a combustão com elétrico. Você também deve ter ouvido falar que o Toyota agora se equipara ao Civic, ao ganhar suspensão independente nas quatro rodas.
Na verdade, você já deve estar até cansado de tanto ouvir falar no novo Corolla 2020 nas últimas semanas. Mas, quer saber? Há algumas coisas que talvez ainda não tenham te contado sobre o carro.
Esperei bastante para produzir esse post. Queria esperar para andar no carro. E também ficar ligada em tudo o que te se publicado sobre ele nas últimas semanas. Agora, chegou a hora.
Plataforma do novo Corolla 2020
Essa dúvida, bem pertinente, surgiu a partir do vídeo produzido pelo meu colega Hairton Ponciano sobre o novo Corolla 2020 (veja abaixo). Nele, o Hairton afirma que a plataforma do carro é a GA-C.
Ué, não era a TNGA? O Hairton errou? Não! Ele está corretíssimo. Então, vamos à versão da Toyota, e aos fatos.
De acordo com a Toyota, a TNGA é uma filosofia, não uma plataforma. A plataforma, portanto, seria a GA-C.
Na prática, dá para usar um paralelo com a Volkswagen para explicar essa bagunça, deixando de lado as explicações filosóficas. TNGA é sim a plataforma. É a base modular da Toyota.
Essa base, porém, tem variações. Há para modelos médios é a GA-C. Haverá, ainda, a GA-B, para compactos.
O SUV que a Toyota anunciou que vai produzir em Sorocaba (SP) deverá ser o primeiro a usar a variação GA-B.
E o paralelo com a Volkswagen? Então, sabe a MQB, plataforma modular do grupo? Ela é a base, por exemplo, do novo Audi Q3, que chega no ano que vem. E também do VW Tiguan.
No geral, é chamada de MQB a base de carros médios. Mas há variações. Uma delas é a MQB-0, a base de compactos. Em qual modelo é usada? Polo, Virtus e T-Cross.
Itens de série
Houve uma belíssima confusão sobre o pacote de itens de série do novo Corolla 2020 híbrido. Essa versão de propulsão está apenas na versão Altis, que também tem a opção de usar o 2.0 flexível.
Ambos os Altis têm o mesmo preço, de R$ 125 mil. Porém, o 2.0 a combustão traz um pacote mais completo que o híbrido.
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A princípio, muito se confundiu: o modelo híbrido não viria com o pacote de segurança do Altis 2.0, que inclui leitor de faixas, entre outros equipamentos. Informação errada: esse kit de segurança é sim de série também no novo Corolla 2020 híbrido.
O que é de série no Altis 2.0 e opcional no Altis híbrido é um pacote de conforto. Ele inclui teto solar, ar-condicionado de duas zonas e banco do motorista com ajuste elétrico, entre outros itens.
No novo Corolla 2020 híbrido, esse pacote custa R$ 6 mil. Com ele, a conta do carro é elevada para R$ 132 mil.
Motor
O motor 2.0 do novo Corolla 2020 é novo? Ou é uma evolução do 2.0 disponível até a linha 2019.
Segundo a Toyota, o motor é completamente novo. Ele tem, entre os destaques, o sistema de injeção direta e indireta de combustível.
Moderno, gera quase 180 cv de potência. Mas não, não é turbo.
E quanto ao consumo do novo Corolla 2020 com motor 2.0? Olha, eu fiquei um dia com o XEI, e não gostei nadinha do consumo aferido no computador de bordo.
Rodando praticamente apenas nas marginais da cidade de São Paulo, consegui 6,7 km/l como melhor média (com etanol). Eu esperava consumo melhor.
De todo modo, rodei pouco com o carro, e então não dá para dizer que é isso e pronto. Pretendo rodar mais com o novo Corolla 2020 para chegar a uma conclusão mais concreta sobre o consumo.
Para finalizar, o acabamento do carro melhorou bastante. Mas tem uma coisa que dá para melhorar muito: os puxadores das maçanetas internas, na versão XEI. Achei a qualidade ruim.
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