Primeira Classe

Carros que vêm para ameaçar a Toro

Fiat Toro terá reinado ameaçado em breve

Rafaela Borges

09 de out, 2019 · 6 minutos de leitura.

Fiat Toro" >
Fiat Toro
Crédito: Hélvio Romero/Estadão

A Toro pode ser considerada o modelo mais bem sucedido da gama atual da Fiat. A Strada vende mais. O Argo, dependendo do mês, também.

Porém, tanto Strada quanto Argo são modelos compactos, de segmentos inferiores e com preços bem mais baixos. A Toro veio para concorrer com as picapes médias, embora fique em um segmento entre estas e as compactas – livremente chamado de segmento de picapes intermediárias.

E é justamente esse o segredo da Toro. Feita em base de carro de passeio, oferece conforto superior ao de modelos médios, com carroceria sobre chassi. E custa menos.


Porém, não é robusta quanto os modelos médios (Hilux, S10, Ranger e cia). Tem menos aptidão para o trabalho pesado, e também para o off-road.

 

Vídeo da semana: Audi e-tron em detalhes – com Lucas Di Grassi


 

Com isso, a Toro é aquele picape “média” para quem quer – ou até precisa – ter um modelo do segmento, mas não precisa de todas as aptidões tradicionais dessa categoria – ou não pode pagar tanto.


Mas os cerca de três anos de reino absoluto da picape da Fiat podem estar próximos do fim. Como todo sucesso, o modelo inspira a concorrência. E as demais montadoras estão quase prontas para lançarem produtos com a mesma forma.

A partir de 2021, vão chegar ao mercado alguns carros que vão ameaçar a Toro.

 


Razões para comprar e não comprar o novo Onix Plus

 

Rivais da Toro vêm aí

Um dos carros mais aguardados, por já ter sido mostrado como protótipo no Salão de São Paulo, há um ano, é a Tarok. A picape da Volkswagen será feita sobre a base modular MQB-0, a mesma do Polo, Virtus e T-Cross, entre outros.


A Tarok, que deverá ficar um pouco diferente do protótipo, vai chegar em 2021.

 

LEIA TAMBÉM


 

Para o mesmo ano, é esperado o modelo que a Chevrolet vai produzir na Argentina. Pouco se sabe sobre a picape intermediária da marca líder de vendas, mas ela também usará uma base de carro de passeio.

A Peugeot poderá também ter um modelo nesse segmento, cuja produção também está prevista para a Argentina. A base poderá ser a mesma do novo 208.


Já a Toro da Ford, segundo a imprensa australiana, estaria sendo desenvolvida no país da Oceania, para ser um modelo global.

Oroch e Hyundai

A Toro, na verdade, já tem uma rival, que foi lançada na mesma época. Trata-se da Duster Oroch.

Porém, o modelo da Renault nunca conseguiu chamar a atenção no ranking de vendas. Menor que a Toro, e bem menos sofisticada, não se mostrou uma concorrente à altura do modelo da Fiat.


A Hyundai, por sua vez, mostrou no Salão do Automóvel de 2016 uma picape conceitual baseada no Creta. A expectativa era de que, a esta altura, o modelo já estivesse no mercado.

 

Volkswagen Tarok

Volkswagen Tarok (Foto: José Patricio/Estadão)

 

 

No entanto, a Hyundai nunca confirmou que o lançaria. Em primeiro lugar, a fábrica da montadora em Piracicaba (SP) já está no limite da produção com três modelos: HB20, Creta e HB20S.


A picape feita sobre essa base, no entanto, está pronta. Resta à montadora resolver o problema de limitação de produção e decidir se este é um bom acréscimo à sua linha no País.

Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.