Honda e Toyota têm recall para modelos vendidos no Brasil. No caso da Honda estão envolvidos três modelos: Civic, Accord e HR-V, enquanto pela Toyota a convocação é para o Prius. Nos carros da Honda, há possibilidade de defeito na bomba de combustível e no da Toyota, o risco de falha é no sistema híbrido.
Leia Mais
Recall Honda
Segundo o comunicado da Honda, são 2.730 unidades envolvidas na convocação e o atendimento se inicia no dia 20 de julho. Algumas unidades podem ter falhas no módulo que controla a bomba de combustível. O risco é de ter fornecimento de combustível até o motor interrompido, com isso o motor pode desligar com o carro em movimento.
Os carros envolvidos são o Civic Touring 2019 a 2020, o HR-V Touring 2020 e o Accord 2018. Os três modelos usam motor turbo, no caso dos dois primeiros o 1.5, enquanto o Accord traz o 2.0 da mesma família. Para agendamentos e outras informações, a Honda coloca à disposição o telefone 0800 701 3432 e o site da empresa.
Recall Toyota Prius
No caso da Toyota, são 314 unidades do Prius. O defeito é no modo de segurança, em caso de falhas no sistema híbrido. Em determinadas situações, o carro pode não acionar esse modo, como deveria. Caso isso ocorra, há risco de perda de potência e velocidade.
Segundo o comunicado, apesar disso, os sistemas de direção e frenagem continuam operantes, mas pela perda repentina de velocidade há risco de acidente com danos materiais e físicos aos ocupantes e ou a terceiros; ou até mesmo fatais.
A solução é a reprogramação do módulo. Os atendimentos se iniciam em 13 de julho e o tempo de reparo é de cerca de uma hora. Para agendamento e demais informações, a Toyota coloca à disposição dos clientes o telefone 0800 703 0206 e seu site.
O Jornal do Carro está no Youtube
Inscreva-se
Confira abaixo a numeração de chassi dos modelos da Honda e da Toyota envolvidos: