Quando se pensa que o segmento de SUVs está completo, eis que o mercado se agita e lança mais novidades. Agora, a bola da vez é o segmento de utilitários com sete lugares. Depois de sucessos como Caoa Chery Tiggo 8 e Volkswagen Tiguan Allspace, e de promessas como o novo Jeep (que ficará acima do Compass), outro jipão está começando a sair da toca. Trata-se do Hyundai Grand Creta.
O modelo flagrado na Coreia do Sul – que ainda não se sabe se terá, de fato, esse nome de batismo – nada mais é que uma versão avantajada do irmão menor Creta. O fato é que o SUV tem exatamente a mesma dianteira do irmão menor. Aliás, o interior também é cópia fiel ao modelo convencional.
Retrabalho da engenharia da Hyundai
Mesmo camuflado, é possível perceber a mudança no design lateral e, claro, na parte de trás. A princípio, tudo o que vai atrás da coluna C recebe trabalho da engenharia, com balanço traseiro mais longo e teto mais alto. Necessário para abrigar dois lugares extras e, também, o peso superior tanto dos materiais, quanto dos ocupantes em si. As lanternas triangulares receberão linhas diferenciadas.
Nada foi dito até o momento sobre motorização e estratégia de vendas. No entanto, se a Hyundai quiser brigar por uma fatia deste bolo, talvez seja uma boa trazê-lo, pois o Creta vendido por aqui (cinco lugares), além de não fazer tanto sucesso com a clientela, ainda está atrasado em uma geração. Sem contar o visual, extremamente sóbrio.
A hipótese de importar o modelo da Ásia (onde a nova geração é vendida), é praticamente descartada. Afinal, a linha de importados da Hyundai, no Brasil, tem a gerência do grupo Caoa. Ou seja, trata-se de outro tipo de negocio. A princípio, é pouco provável que o modelo seja produzido aqui. Ao menos, num curto espaço de tempo.