Seguindo a cartilha de lançamentos a conta-gotas, a Hyundai acaba de revelar mais alguns detalhes do novo Creta. O vídeo-teaser (assista aqui) da segunda geração do SUV mostra que a versão topo de linha terá teto solar panorâmico e interior bicolor. O SUV tem estreia confirmada para o fim do ano no Brasil.
Cabe lembrar que o carro estava previsto para setembro. Entretanto, pelo teaser divulgado, a Hyundai fala em chegada para o verão de 2021/2022. Ou seja, deve ser apresentado em novembro, com vendas para dezembro. Isso, certamente, é reflexo da crise dos chips. A Hyundai, nesse sentido, parou a produção em Piracicaba (SP) no último mês pela falta de semicondutores e isso, certamente, empurrou o lançamento para o fim do ano.
Pelo vídeo, é possível notar que o novo Hyundai Creta tem desenho diferente do modelo vendido na China. Na dianteira, a grade em formato hexagonal tem múltiplos elementos cromados. A moldura ficou parecida com a atual. Na parte de trás, a tampa tem formato diferente. A luz de freio, por exemplo, foi deslocada para o defletor. Sua iluminação é feita por LEDs. Mesma solução das lanternas.
Outro ponto possível de notar é o interior com elementos em tons de marrom e bege. Na versão topo de linha, o Creta terá botão de seleção de modos de condução. São quatro níveis: Normal, Smart, Eco e Sport. A alavanca de câmbio tem manopla com formato em “T”.
Para concorrer com Jeep Compass, Nissan Kicks, Chevrolet Tracker e companhia, o novato oferecerá série de recursos. Entre eles, ar-condicionado automático digital, volante esportivo de base reta e painel central voltado para o condutor. Este último detalhe reforça a ideia de “cockpit”, para facilitar os comandos de quem dirige.
Outros detalhes
Ainda falando em equipamentos, ausência total de alavanca para o freio de estacionamento. Acionamento é por botão. O novo Creta tem, nesse sentido, central multimídia de 10,25″. Conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, no entanto, estão no pacote. Há, todavia, quadro de instrumentos digital (tela de 7″) e aletas para trocas de marcha atrás do volante.
A novidade da HMB promete, contudo, o pacote SmartSense. A princípio, consiste em itens de condução semiautônoma. Nesse sentido, ficam disponíveis, frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa e controle de cruzeiro adaptativo. Outro recurso que estará presente no novo Creta é o alerta de ponto cego, que avisa quando há perigo de colisão.
A plataforma de conectividade Bluelink, no entanto, está confirmada na segunda geração do Creta. Com ela, há possibilidade de controlar o veículo remotamente por meio do smartphone. Dessa forma, o proprietário pode ligar o motor, acionar o ar-condicionado, pisca-alerta, buzina, entre outras funções. O aplicativo também fornece informações sobre o status do veículo e do motor, como autonomia, por exeplo.
Motorização não foi confirmada pela Hyundai
A mecânica do SUV da marca sul-coreana, todavia, ainda não foi confirmada. Entretanto, podemos antecipar que há registros de versões 1.0 turbo (o TGDI flex de 120 cv do HB20) e 2.0 (o mesmo de 166 cv do Creta atual). Tal como é hoje, o câmbio será manual ou automático de seis marchas.
Para ter preço acessível, o SUV da marca sul-coreana vai oferecer as duas gerações. A atual terá apenas o pacote Active. Essa configuração, contudo, oferece motor 1.6 flex de até 130 cv e câmbio automático. Assim, deverá custar próximo de R$ 100 mil.