Você está lendo...
Hyundai revela mais teasers do novo Creta, que deve chegar em dezembro
Lançamentos

Hyundai revela mais teasers do novo Creta, que deve chegar em dezembro

Nova geração do SUV da Hyundai virá com teto solar panorâmico e interior bicolor; crise dos chips empurra lançamento para o fim do ano

Vagner Aquino, Especial para o Jornal do Carro

06 de ago, 2021 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

Hyundai
Hyundai Creta oferece botão de seleção de modos de condução com quatro níveis
Crédito:Hyundai/Divulgação

Seguindo a cartilha de lançamentos a conta-gotas, a Hyundai acaba de revelar mais alguns detalhes do novo Creta. O vídeo-teaser (assista aqui) da segunda geração do SUV mostra que a versão topo de linha terá teto solar panorâmico e interior bicolor. O SUV tem estreia confirmada para o fim do ano no Brasil.

Cabe lembrar que o carro estava previsto para setembro. Entretanto, pelo teaser divulgado, a Hyundai fala em chegada para o verão de 2021/2022. Ou seja, deve ser apresentado em novembro, com vendas para dezembro. Isso, certamente, é reflexo da crise dos chips. A Hyundai, nesse sentido, parou a produção em Piracicaba (SP) no último mês pela falta de semicondutores e isso, certamente, empurrou o lançamento para o fim do ano.

Hyundai
Hyundai/Divulgação

Publicidade


Pelo vídeo, é possível notar que o novo Hyundai Creta tem desenho diferente do modelo vendido na China. Na dianteira, a grade em formato hexagonal tem múltiplos elementos cromados. A moldura ficou parecida com a atual. Na parte de trás, a tampa tem formato diferente. A luz de freio, por exemplo, foi deslocada para o defletor. Sua iluminação é feita por LEDs. Mesma solução das lanternas.

Outro ponto possível de notar é o interior com elementos em tons de marrom e bege. Na versão topo de linha, o Creta terá botão de seleção de modos de condução. São quatro níveis: Normal, Smart, Eco e Sport. A alavanca de câmbio tem manopla com formato em “T”.

Para concorrer com Jeep Compass, Nissan Kicks, Chevrolet Tracker e companhia, o novato oferecerá série de recursos. Entre eles, ar-condicionado automático digital, volante esportivo de base reta e painel central voltado para o condutor. Este último detalhe reforça a ideia de “cockpit”, para facilitar os comandos de quem dirige.


Hyundai
Hyundai/Divulgação

Outros detalhes

Ainda falando em equipamentos, ausência total de alavanca para o freio de estacionamento. Acionamento é por botão. O novo Creta tem, nesse sentido, central multimídia de 10,25″. Conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, no entanto, estão no pacote. Há, todavia, quadro de instrumentos digital (tela de 7″) e aletas para trocas de marcha atrás do volante.

A novidade da HMB promete, contudo, o pacote SmartSense. A princípio, consiste em itens de condução semiautônoma. Nesse sentido, ficam disponíveis, frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa e controle de cruzeiro adaptativo. Outro recurso que estará presente no novo Creta é o alerta de ponto cego, que avisa quando há perigo de colisão.


Hyundai
Hyundai/Divulgação

A plataforma de conectividade Bluelink, no entanto, está confirmada na segunda geração do Creta. Com ela, há possibilidade de controlar o veículo remotamente por meio do smartphone. Dessa forma, o proprietário pode ligar o motor, acionar o ar-condicionado, pisca-alerta, buzina, entre outras funções. O aplicativo também fornece informações sobre o status do veículo e do motor, como autonomia, por exeplo.

Motorização não foi confirmada pela Hyundai

A mecânica do SUV da marca sul-coreana, todavia, ainda não foi confirmada. Entretanto, podemos antecipar que há registros de versões 1.0 turbo (o TGDI flex de 120 cv do HB20) e 2.0 (o mesmo de 166 cv do Creta atual). Tal como é hoje, o câmbio será manual ou automático de seis marchas.


Para ter preço acessível, o SUV da marca sul-coreana vai oferecer as duas gerações. A atual terá apenas o pacote Active. Essa configuração, contudo, oferece motor 1.6 flex de até 130 cv e câmbio automático. Assim, deverá custar próximo de R$ 100 mil.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Hyundai Creta Action
Oferta exclusiva

Hyundai Creta Action

Deixe sua opinião