O Salão do Automóvel de Paris, na França, abre as portas ao público nesta terça-feira (18), após um hiato de quatro anos. Ou seja, a edição anterior ocorreu em 2018. Porém, a feira retorna sem o prestígio das décadas passadas, o que pode ser constatado pela ausência de várias fabricantes tradicionais, como as alemãs BMW, Mercedes-Benz e Volkswagen. Assim, a edição de 2022 do evento francês tem como destaque marcas locais e chinesas, bem como modelos elétricos. Além disso, há muitos conceitos.
Nesta 89ª edição do Salão de Paris, a Renault é a protagonista. Há novidades de todas as marcas do grupo, o que incluí Alpine, Dacia e Mobilize, divisão de mobilidade e carros compartilhados. Portanto, a francesa dá sequência ao plano “Renaultution”, anunciado em 2021. E resgata um dos maiores ícones de sua história, o Renault 4. O modelo renasce como o conceito 4EVER e antecipa como será o futuro SUV elétrico compacto com produção em série prevista para 2025.
Scénic e Mégane
Além dele, a Renault mostra no salão os conceitos R5 Turbo e Scénic Vision. O primeiro é uma reinterpretação de outro clássico da marca, o Renault 5 turbo. Já o Scénic antecipa a nova geração do modelo que, tal como antecipado pelo Jornal do Carro, renascerá em 2024 como um crossover elétrico. Da mesma forma, a marca também mostra o novo Mégane E-Tech, que virou SUV elétrico e voltará ao Brasil em 2023.
Ainda do Grupo Renault, a Alpine apresenta um carro conceito elétrico a célula a hidrogênio. Batizado de Alpenglow, o hipercarro futurista lembra aqueles protótipos que disputam provas de longa duração, como a 24 Horas de Le Mans, na França. O modelo tem apenas um assento central em forma de gota que fica posicionado entre dois tanques de hidrogênio.
Stellantis ataca com Peugeot e Jeep
O Grupo Stellantis é outro dos principais expositores do Salão de Paris, com alguns lançamentos. O destaque é o Jeep Avenger, SUV inédito que estreia na feira francesa. Trata-se do primeiro modelo 100% elétrico da marca. Além disso, a Peugeot, que também faz parte da empresa, mostra sua gama renovada com foco nos híbridos e elétricos. A estrela é o novo 408, que ressurge com formas de crossover.
Sem a presença da Citroën, a Stellantis levou os novos modelos da divisão de luxo da marca, a DS. O destaque é o conceito E-Tense, um supercarro com dois motores elétricos que geram potência combinada de 600 kW (cerca de 815 cv). O torque enviado de forma instantânea às quatro rodas é de incríveis 815,5 mkgf. Como resultado, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 2 segundos, de acordo com informações da fabricante.
BYD e Great Wall
Sem a presença de marcas tradicionais, o Salão de Paris abre espaço às chinesas. Assim, BYD e Great Wall Motor aproveitam esta 89ª edição da feira para mostrar seus mais recentes lançamentos entre elétricos e híbridos. Da BYD, o destaque é o Seal, sedã elétrico que já está inclusive registrado no Brasil. Rival do Tesla Model 3, o carro tem autonomia para rodar 700 km entre as recargas, informa a fabricante.
Assim como a GWM, as também chinesas Wey, de SUVs híbridos, e Ora, de carros 100% elétricos, estreiam na feira de Paris. Por enquanto, não há previsão de lançamentos das duas no mercado brasileiro. Porém, com o início das operações da fábrica de Iracemápolis (SP), dá pra apostar que a GWM levará ao País os elétricos da Ora. Porém, isso só deve ocorrer por volta de 2025. Para os Europeus, o destaque é o Wey Coffee, SUV híbrido plug-in com 145 km de autonomia no modo 100% elétrico.
O Salão de Paris abre para o público geral nesta terça-feira, dia 18 de outubro, e vai até o próximo domingo (23) no Expo Porte de Versailles, na capital francesa.
*O jornalista viajou a convite da Renault do Brasil
Atualizada às 9h43